(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Réveillon e férias: cuidados com a alimentação e atividades físicas

  • Endocrinologista da Ápice Medicina Integrada, Dra. Karen Cristina Alegre explica a importância da alimentação e da prática de exercícios nessa época do ano

Momento de celebração e de início de um novo ciclo, a festa de Ano Novo e as férias de verão servem para unir a família e os amigos. É também o momento ideal para saborear comidinhas deliciosas. Contudo, esse momento de prazer pode representar um problema para algumas pessoas, especialmente grupos de risco, como hipertensos e diabéticos.

Especialista em endocrinologia da Ápice Medicina Integrada, Dra. Karen Cristina Alegre ressalta alguns que devem ser tomados a afim de que a alimentação e as comemorações não afetem a saúde. “Férias e festas não são datas para esquecermos da saúde. Pelo contrário, devemos duplicar nossa atenção”, reitera a médica.

De acordo com a endocrinologista, o ideal é seguir uma dieta regrada durante a semana para que seja possível libertar-se um pouco das restrições nos dias comemorações. “Diabéticos devem escolher apenas um carboidrato e comer mais proteína. Os hipertensos devem evitar alimentos muito salgados. Além disso, a hidratação é fundamental e deve ser evitado o consumo exagerado de bebidas alcoólicas”, pontua Dra. Karen.

Atividades físicas

Além dos cuidados com a alimentação, é igualmente importante a prática de exercícios físicos, conforme explica Dra. Karen. “Justamente por este ser um período em que fazemos refeições pesadas e, por vezes, excessivas, é de extrema importância para o bom funcionamento do corpo que pratiquemos atividades físicas. O exercício é um grande aliado no controle da hipertensão e dos níveis de açúcar no sangue”, destaca.

Corrida, musculação, natação, não importa a modalidade escolhida, pois, o essencial é manter o organismo em pleno funcionamento. “Exercitar-se vai muito além da questão estética, uma vez que o sedentarismo causa graves problemas à saúde e pode levar à morte. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos de atividade física por semana. Com certeza, o seu corpo irá agradecer”, finaliza.

 

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais