(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Shakes e suplementos: consumo inadequado pode ser perigoso!

 

Produtos que prometem saúde e perda de peso também podem oferecer riscos.

 

Todo ano é a mesma coisa: passado pouco mais da metade do inverno, começa o tempo em que as academias ficam mais movimentadas, sendo procuradas por quem quer perder peso e ganhar alguns músculos, a tempo de exibi-los no próximo verão.

 

Na luta contra a balança, muitas pessoas partem para o “vale-tudo”, lançando mão de todos os recursos disponíveis na obtenção de resultados, como o consumo de suplementos alimentares e shakes emagrecedores.

 

No entanto, esse tipo de produto, vendido com a promessa de propiciar saúde e resultados rápidos e milagrosos, pode acabar fazendo justamente o contrário, como explica Gláucia Nogueira, nutricionista do Hospital Santo Antonio de Votorantim (SP). “Estes shakes, embora vendidos como produtos saudáveis, possuem uma série de substâncias artificiais, como a maioria dos produtos industrializados. Estes componentes, como os corantes e conservantes, não fazem bem à saúde, o que torna os shakes uma opção pouco saudável de alimentação para quem busca perda de peso”, explica.

 

Além disso, outro problema é que, por serem pouco calóricos, os shakes propiciam rápida perda de peso, que não acompanha um processo de reeducação alimentar. “A pessoa que passa a consumir shakes por conta própria acaba por perder peso rapidamente, mas não realiza um processo de reeducação alimentar, tão importante quanto o emagrecimento em si, onde ela aprenderia a comer adequadamente, com quantidades corretas e alimentos balanceados. Com isto, assim que atingir o objetivo definido, irá voltar a comer de forma errada, com o pensamento de ‘agora eu posso’, recuperando o peso perdido, em pouco tempo, superando, inclusive, mais peso do que tinha antes de começar a dieta do shake”, alerta a nutricionista.

 

Outra desvantagem dos shakes é o preço, que inviabiliza, para a maioria das pessoas, o prosseguimento na dieta. “Por serem mais caros, muitas pessoas não conseguem manter o investimento por muito tempo, fazendo com que, após poucos meses, interrompam a dieta, o que acaba prejudicando a perda de peso”, detalha a especialista, que ainda aconselha: “nesses casos, é sempre bom consultar um nutricionista, que irá orientar a dieta mais adequada, com alimentos naturais, como: frutas, legumes, cereais, carnes, enfim, alimentos mais saudáveis e que, se consumidos de forma adequada, podem, igualmente, contribuir para a perda de peso, mas de maneira bem mais saudável”, exemplifica.

 

No outro lado da academia, há aqueles que têm a necessidade de ganhar massa muscular e utilizam suplementos ricos em proteínas, muito comuns entre os frequentadores de academias e praticantes de atividades físicas de alto desempenho, como conta Ana Carolina Bueno, médica ortopedista, especialista em medicina desportiva e diretora de uma academia em Sorocaba. “Geralmente, são suplementos desenvolvidos para atletas, ou seja, que suprimem a falta de nutrientes para quem não consegue consumir a quantidade diária necessária, apenas com a alimentação. Desta forma, é possível obter melhores resultados em desempenho e ganho muscular, desde que a pessoa siga as indicações de um profissional de confiança, que irá balancear a quantidade necessária com a alimentação e rotina de exercícios, a fim de obter os melhores resultados possíveis, sem colocar em risco a saúde”, explica a ortopedista.

 

Caso o suplemento alimentar seja consumido sem controle, os resultados podem ser inversos, colocando, inclusive, a saúde em risco. “O suplemento pode causar ganho de peso, pois o organismo transforma o excesso de proteína em gordura, para poder armazenar esta energia. Outro problema que pode surgir é a sobrecarga dos rins, que elimina o excedente de proteína, além do aumento do ácido úrico e surgimento de pedras nos rins”, adverte.

 

Para evitar problemas com o consumo inadequado de suplementos alimentares vale a mesma dica sobre os shakes. “Nunca utilize esse tipo de produto sem indicação e acompanhamento profissional, pois, somente assim, os riscos diminuem e dificilmente haverá alguma complicação, além de que, com a orientação adequada, os resultados podem ser potencializados”, conclui a médica.

 

Fonte: Hospital Santo Antonio de Votorantim. Site: www.hospitalsantoantonio.com.br. Telefone: (15) 2101-0001.

 

“Sorocaba At Home” reúne músicos cristãos em prol da arrecadação de alimentos para famílias vulneráveis

Live acontece neste sábado, 2/5, a partir das 20h, pelo canal no YouTube: Sorocaba At Home. Em meio às dificuldades nascem grandes...

Leia Mais

Advogada de Sorocaba orienta sobre regras de trabalho home office em meio à pandemia

Dra. Fernanda Pereira da Silva falou ao Correio do Interior sobre as regras de modo de trabalho home office A pandemia do novo...

Leia Mais

Bazar Solidário MMartan da APAE Sorocaba acontece nos dias 15 e 16 de junho

Produtos da loja MMartan estarão com descontos de até 50%, parte da renda obtidas com as vendas será destinada à...

Leia Mais