(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Simpósio Internacional do Banco de Olhos de Sorocaba reúne autoridades em Oftalmologia

 

  • SINBOS 2018 sobre Retina, Úvea e Tumores Oculares acontece de 8 a 10 de novembro, no Centro de Estudos Pascoal Martinez Munhoz, no prédio do Instituto BOS;

inscrições para cursos e palestras estão abertas.

Entre os próximos dias 8 e 10 de novembro, Sorocaba recebe um dos mais importantes encontros mundiais na área de Oftalmologia, o SINBOS - Simpósio Internacional do Banco de Olhos de Sorocaba 2018, acerca do universo de conhecimento que abrange as áreas de Retina, Úvea e Tumores Oculares.

O evento será realizado no Centro de Estudos Pascoal Martinez Munhoz, no prédio do Instituto BOS, que fica na Rua Nabek Shiroma, nº 205, Jardim Emília. A expectativa é receber médicos oftalmologistas de todo o Brasil e de diversas partes do mundo. Durante os três dias de evento, é esperado público superior a 200 pessoas. Ainda há vagas para cursos práticos e palestras do simpósio. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail: sinbos@bos.org.br ou telefone: (15) 3212-7077. 

O SINBOS 2018 – Retina, Úvea e Tumores Oculares é uma realização do BOS, com patrocínio das empresas Alcon - Novartis Division, Novartis, Bayer, Allergan e Adapt. A comissão organizadora é liderada pelo presidente do evento, Dr. Arnaldo Furman Bordon, chefe do departamento de Retina e Vítreo do Hospital Oftalmológico de Sorocaba e pela vice-presidente, Dra. Anna Carolina Carvalho Araujo.

Já estão confirmados para o encontro os palestrantes internacionais: Francisco J. Rodriguez, MD, da Colômbia, Diretor Científico da Fundación Oftalmológica Nacional e Presidente do Departamento de Oftalmologia da Escuela de Medicina y Ciencias de la Salud de la Universidad del Rosario, sendo especialista em doenças da mácula; Marcelo Zaz, MD, da Argentina, formado pela Universidad de Buenos Aires, atua como chefe da Seção de Retina do Departamento de Oftalmologia do Hospital de Clínicas de Buenos Aires, além de ser professor de Oftalmologia da Escola de Medicina na mesma cidade e Elias Reichel, MD, dos Estados Unidos, especialista em transtornos médicos e cirúrgicos da retina, formado no Albert Einstein College of Medicine, tendo cumprido residência na Massachusetts Eye and Ear Infirmary. Atua como Diretor da Medical Retina Fellowship e do Vitreoretinal Diseases and Surgery Service, também nos EUA. Todas as palestras internacionais contarão com o recurso de tradução simultânea.

“O Simpósio Internacional do BOS tem se consolidado como um importante evento de Oftalmologia no Brasil. Reuniremos três especialistas internacionais para debater sobre diagnóstico e tratamento das doenças da retina, úvea e tumores oculares, em especial o diabetes, que é ainda uma das principais causas de cegueira no Brasil e no mundo. Realizar um evento, como esse, é gratificante, pois é o reconhecimento da seriedade e competência do trabalho desenvolvido pela nossa instituição”, destacou Dr. Arnaldo.

Igualmente participa do SINBOS 2018, como palestrante e presidente de honra, o Prof. Dr. Oswaldo Moura Brasil Filho, que é diretor-técnico do Instituto Brasileiro de Oftalmologia (Ibol), membro da Academia Nacional de Medicina e especialista em cirurgia da retina e do vítreo, além de professor dos cursos de pós-graduação da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, idealizador da ONG Instituto Catarata Infantil e integrante de diversas instituições nacionais e internacionais.

Programação

Antecedendo ao evento principal, na quarta-feira, dia 7 de novembro, às 8h30, tem início o pré-simpósio, oferecendo wet labs para atividades teóricas e práticas nas áreas de Angiofluoresceínografia, OCT e OCT A e Ultrassom Ocular e na inovadora técnica de cirurgia 3D.

Na quinta, dia 8, às 8h30, começa o simpósio, com uma série de palestras, incluindo as participações dos conferencistas internacionais, que apresentarão as mais avançadas técnicas, equipamentos e casos nas áreas de Retina, Úvea e Tumores Oculares. Às 11h30, acontece a cerimônia de abertura oficial, que será conduzida pela diretoria do BOS. Ao longo do simpósio, nos intervalos entre as palestras, ainda será realizada uma feira expositora com as empresa, laboratórios e fabricantes: Alcon, Allergan, Adapt, Bayer, Genom, HR Instrumentos Cirúrgicos, Johnson & Johnson Vision, Latinofarma, Novartis, Medivision, Oculus, Ophthalmos e Zeiss.

Na sexta, dia 9, a partir das 8h, haverá exibição e discussão de casos clínicos e uma aula especial com o Prof. Dr. Oswaldo Moura Brasil. Por fim, na manhã de sábado, dia 10, durante a etapa final do encontro, ocorrem discussões de casos e o encerramento das atividades, às 13h, com a “feijoretina”, almoço de confraternização entre os participantes. A programação completa pode ser acessada em: www.bos.org.br/sinbos/inscricao.

Para comodidade do público interessado, vindo de outros estados e de fora do Brasil, o BOS firmou parceria com a agência de turismo Mello Faro, que oferece pacotes especiais de viagem para o evento. O contato pode ser feito pelo telefone: (11) 3155-4040 ou e-mail: araci@mellofaro.com.br.

Mais informações sobre o SINBOS 2018 podem ser obtidas no Centro de Estudos Pascoal Martinez Munhoz do BOS, pelos telefones: (15) 3212-7077 e (15) 3212-7838; pelo site: www.bos.org.br/sinbos; Facebook: www.facebook.com/simposioBOS ou e-mail: sinbos@bos.org.br.

Serviço

Simpósio Internacional do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) 2018 - Retina, Úvea e Tumores Oculares

Data:

7 de novembro (pré-simpósio)

8 a 10 de novembro (simpósio)

Local: Centro de Estudos Pascoal Martinez Munhoz, no prédio do Instituto BOS, que fica na Rua Nabek Shiroma, nº 205, Jardim Emília, em Sorocaba (SP).

Demais palestrantes confirmados:

Alexandre Urtiga Vargas, Ana Carolina; Analisa Raskin; André Vieira Gomes; Anna Carolina Carvalho Araújo, Arley Gelmini Junior, Arnaldo Furman Bordon, Caio Vinicius Saito Regatieri, Cristina Muccioli, Danilo Soriano, Davi Chen Wu, Eduardo Cunha de Souza, Eduardo Dib, Gabriel Zatti Ramos; Gabriela Assunpçao Brito Pereira Pellegrini; Jorge Rocha; Jose Augusto Cardillo; Laurentino Biccas; Lícia Cristina Vago Matieli Maidana; Luciana Peixoto Finamor; Luiz Roisman; Magno Antonio Ferreira; Maria Auxiliadora Frazão; Mauro Goldbaum; Nelson Sabrosa; Nilva Semeren Bueno de Moraes; Octaviano Magalhães Junior; Osias Francisco de Souza; Paulo Augusto de Arruda Mello Filho; Paulo Henrique de Avila Morales; Pedro Carricondo; Pedro Serracarbassa; Priscila Luppi Ballalai; Raul Nunes Galvarro Vianna; Renato Magalhaes Passos; Ricardo Miguel Japiassu; Roberta Pereira de Almeida Manzano; Rodrigo A. Brant; Rodrigo Jorge; Rodrigo Luz Meirelles; Ronaldo Yuiti Sano; Sergio Luis Gianotti Pimentel; Silvana Maria Pereira Vianello; Somaia Mitne; Vera Castanheira e Vivian Cristina Afonso.

APAE Sorocaba promove ‘Festa Julina’ beneficente com sistema drive-thr

Com o isolamento social, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Sorocaba encontro ma alternativa criativa para...

Leia Mais

Páscoa do Shopping Cidade Sorocaba tem oficinas e teatro on-line para toda família

Pensando em levar um pouco da doçura e ternura da Páscoa às famílias, o Shopping Cidade Sorocaba preparou uma...

Leia Mais

‘Revirada criativa’ tem palestras virtuais sobre temas diversos

Acontece até o próximo dia 7 a 1ª edição do evento “Revirada criativa”, com palestras virtuais. A...

Leia Mais