(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Sinusite: inflamação dos seios da face tem incidência aumentada com frio e tempo seco

  • Otorrinolaringologista do Centro Médico São José explica sobre diagnóstico, tratamento e prevenção da doença, que pode ter complicações graves, se não tratada.

Nariz entupido, dores de cabeça, nos seios da face e na testa. Estes sintomas são comuns à sinusite, doença que tem a incidência aumentada no inverno, quando as temperaturas diminuem e o ar fica mais seco.Quem fala sobre o tema é Dra. Annie Caroline de Macedo Gomes, médica otorrinolaringologista do Centro Médico São José de Cerquilho. “A sinusite é um processo inflamatório que atinge toda a região da face. Normalmente, ocorre em razão de infecções, como as gripes e resfriados, comuns nesta época ou, então, por reação a quadros alérgicos, cheiros fortes, poeira, dentre outros”, afirma.

O diagnóstico é clínico, pois os sintomas costumam ser bem característicos. “Normalmente, os próprios acometidos suspeitam da sinusite, ao sentir o desconforto e procuram o médico. A confirmação clínica é feita após examinar os seios nasais, ouvidos, nariz e garganta, além de entrevistar o paciente, procurando saber em que situações os sintomas surgem, qual a frequência, intensidade, se há casos na família e há quanto tempo ocorrem. Médicos, como o clínico geral ou o pediatra, podem fazer o diagnóstico e encaminhar o paciente ao otorrinolaringologista, que orientará sobre o melhor tratamento. Exames de imagem, como a nasofibroscopia e a tomografia, podem ser requisitados, para detalhamento do problema”, ilustra a especialista.

O tratamento da sinusite pode incluir diversos tipos de medicamentos. “Cada caso é único, por isto, o medicamento indicado para uma pessoa pode não ser o ideal para tratar a sinusite de outra. Normalmente, é feito o uso de descongestionantes nasais, antibióticos, antialérgicos, corticoides, anti-inflamatórios, dentre outros. Nos casos mais graves, é necessária a intervenção cirúrgica para desobstruir o seio da face, melhorando os sintomas e a qualidade de vida do paciente”, explica a médica, que ainda faz um alerta. “Embora diversas substâncias possam aliviar os sintomas da sinusite, nunca pratique a automedicação, pois somente o médico especialista é capaz de identificar a origem dos sintomas e prescrever a medicação correta para solucionar o problema”.

Em casos severos e sem o devido tratamento, a inflamação dos seios nasais pode motivar infecções sérias, como a meningite. A melhor forma de prevenir a sinusite é seguindo alguns cuidados. “É preciso estar atento aos gatilhos que desencadeiam as crises inflamatórias. Se for motivada por alergias, deve-se evitar os fatores que causam a reação, como a poeira, mantendo a casa limpa e arejada. Também é preciso tratar a rinite e manter as vias áreas bem hidratadas, tomar a vacina contra a gripe, manter hábitos saudáveis de alimentação, beber bastante água e praticar exercícios físicos regularmente”, conclui Dra. Annie.

O Centro Médico São José de Cerquilho está localizado na Avenida Presidente Washington Luiz, 392, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3288-4848, pelo site: www.centromedicosaojose.com.br ou pelo Facebook: www.facebook.com/centromedicosaojose.

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais