(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

SOS Sorocaba mantém projeto de ecologia urbana e proteção ao meio ambiente

SOS ECO completa oito anos de atividades em 2018; mudas de espécies nativas podem ser adquiridas na sede da instituição.

Criado em 2010, o Projeto SOS ECO, do SOS (Serviços de Obras Sociais) Sorocaba, tem como objetivo incentivar o reflorestamento urbano, além de conscientizar a população para a conservação do meio ambiente.

A iniciativa consiste no cultivo de diferentes mudas de árvores nativas por pessoas em situação de rua assistidas pelo SOS Sorocaba. As espécies são plantadas e comercializadas na sede da entidade e custam a partir de R$ 2, cada. Todo o recurso angariado é destinado para reinvestimento no próprio projeto.

Vanderlei da Silva, gerente da instituição, destaca que, além de promover a conscientização ambiental e a proteção da biodiversidade na região, o contato com a natureza oferecido pelo projeto contribui no processo de reintegração dos atendidos. “O trabalho socioambiental e o convívio em comunidade auxiliam no processo de reinserção social dos assistidos”, declara.

O SOS ECO já foi contemplado pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), reconhecido pelo FIES (Fundo Itaú de Excelência Social) do banco Itaú e apresentado no congresso Social Innovations and Global Ethics Forum por duas vezes em Genebra (Suíça), em 2014 e 2015 e uma vez em Marrakesh (Marrocos), em 2016. Além disso, o projeto também foi destaque no Premios LatinoAmérica Verde 2016, no Equador.

“Trabalhar a questão da ecologia é de extrema importância para toda a sociedade, pois precisamos proteger e aumentar nossas áreas verdes”, comenta Vanderlei. “Com a receita da venda das mudas, podemos comprar mais sementes de espécies nativas e também reinvestir em nossa instituição”, finaliza.

O SOS Sorocaba fica localizado na Rua Francelino Romão, 100, na Vila Rica.

Sobre o SOS Sorocaba

Com 50 anos de atuação, o SOS Sorocaba atende pessoas em situação de rua, promovendo o acolhimento e a reinserção social. Dentre os serviços prestados, estão: abrigo noturno, com capacidade para 80 pessoas, por noite, jantar, banho, dormitório com roupas de cama limpas e esterilizadas, café da manhã e acompanhamento por profissionais da área da assistência social, além da promoção de projetos de reinserção social e educação ambiental.

O SOS surgiu da iniciativa de membros do Rotary e da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), em 1968, possuindo parcerias com a Prefeitura Municipal de Sorocaba, por meio da SIAS – Secretaria de Igualdade e Assistência Social, e com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3229-0777 e pelo site: www.sossorocaba.org.br.

Bazar Solidário MMartan da APAE Sorocaba acontece nos dias 15 e 16 de junho

Produtos da loja MMartan estarão com descontos de até 50%, parte da renda obtidas com as vendas será destinada à...

Leia Mais

Tradicional “Arraiá Junino” da APAE Sorocaba acontece nos dias 7 e 8 de junho

Chegou o momento de usar o traje caipira para participar do tradicional “Arraiá Junino”, da APAE Sorocaba que será...

Leia Mais

ADV busca voluntários para ajudar na última semana da 104ª Festa Junina de Votorantim

Público encontra deliciosas receitas preparadas com milho na barraca da instituição. A 104ª Festa Junina de...

Leia Mais