(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Temperaturas baixas aumentam dores no corpo

  • Para amenizar os sintomas, além de se aquecer com roupas e acessórios, especialista orienta manter-se ativo e praticar exercícios físicos.

Com a chegada do inverno, a relação dor e frio aumenta. Mas por que isso acontece, afinal? De acordo com Dr. Bernardo Silveira, médico anestesiologista especialista no tratamento de dor crônica da Ápice Medicina Integrada, de Sorocaba (SP), no inverno, o organismo precisa trabalhar mais manter a temperatura do corpo em equilíbrio. “Na tentativa de produzir calor, o corpo utiliza a musculatura e, por meio da contração, gera o calor. Esta função pode piorar certos tipos de dores, principalmente, as chamadas miofasciais, como a fibromialgia, as enxaquecas tensionais e as dores articulares, inclusive na coluna”, explica.

Tentando manter a temperatura corpórea adequada, outro artifício fisiológico é a alteração dos vasos sanguíneos. “No frio, a circunferência desses vasos diminui, para que ocorra menos perda de temperatura. Este estado, chamado vasoconstrição, também causa uma diminuição do fluxo sanguíneo para outras áreas do corpo, como as articulações, piorando um provável quadro inflamatório ou doloroso nestas áreas. Nesses casos, o importante é se movimentar”, relata o especialista.

Ainda segundo Dr. Bernardo, os idosos são os que mais sofrem com as dores no frio, devido à estrutura física que apresentam. “A musculatura já não é tão intensa e presente e, portanto, a pouca musculatura é muito exigida, causando mais dores. Seus vasos sanguíneos, que já não irrigam tão bem as articulações, devido à esclerose, têm uma piora devido ao frio”, detalha.

Para amenizar as dores, além de se aquecer com roupas e acessórios, o mais importante, de acordo com o médico, é manter-se ativo e exercitar-se o ano todo. “Um corpo bem preparado fisiologicamente, certamente, sofrerá menos no frio, assim como no calor. A consulta a um especialista também é necessária para uma reavaliação dos remédios do qual o paciente está em uso”, alerta.

A Ápice Medicina Integrada fica na Rua Eulália Silva, 214, no Jardim Faculdade, em Sorocaba (SP). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3229-0202, pelo site: apice.med.br ou pelo Facebook: facebook.com/apicemedicinasorocaba.

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais