(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Tendinite patelar: cerca de 20% dos esportistas que saltam apresentam problema que causa dor nos joelhos

Médico ortopedista especialista em cirurgia do joelho fala sobre formas de prevenir e tratar esse tipo de lesão, que pode levar à cirurgia em casos graves.

Cerca de 20% das pessoas que praticam esportes em que é preciso saltar (como o vôlei, basquete ou atletismo, dentre outros) costumam sofrer com um problema de joelho que causa muita dor: a tendinite patelar ou joelho de saltador, como é popularmente conhecida.

De ocorrência maior em pessoas jovens, Dr. Mauricio Mod, médico ortopedista especialista em cirurgia do joelho da Clínica Ápice Medicina Integrada, de Sorocaba (SP), explica que o problema é caracterizado pelos quadros de dor logo após a pratica esportiva, causados por um processo inflamatório do tendão da patela, devido ao esforço excessivo realizado durante os saltos. “É comum recebermos pacientes que não sentem o sintoma durante a maior parte do dia, no entanto, apresentam dor após praticar a atividade que exige os saltos”, comenta.

Os sintomas da tendinite patelar costumam ser bem característicos, o que facilita o diagnóstico. “A dor costuma ocorrer na parte de baixo da patela (rótula do joelho). Com o avanço do problema, a dor passa a se manifestar não só após, mas durante a prática esportiva e em momentos de repouso, quando o joelho é mantido flexionado por um período prolongado”, afirma. “Complementam o histórico clínico do paciente, exames de radiografia ou ressonância magnética, que revelam a extensão da lesão patelar”, completa o especialista.

O tratamento da tendinite patelar depende da gravidade do caso. “Casos leves demandam repouso, uso de medicamentos anti-inflamatórios e diminuição na intensidade da atividade física que está ocasionando o problema. A fisioterapia também pode ajudar muito nesses casos”, conta o ortopedista.

Os casos mais severos, no entanto, exigem intervenções mais pontuais. “Até mesmo a cirurgia pode ser indicada, caso a dor seja intensa e se apresente, até mesmo, sem a prática de atividades físicas. O procedimento não costumar ser muito complexo e apresenta resultados muito satisfatórios”, acrescenta.

Independentemente de apresentar os sintomas ou não, o médico afirma que a prevenção é importantíssima para evitar o surgimento dos sintomas. “Ao praticar esportes, nunca se esqueça do aquecimento e alongamento pré e pós atividade, além disso, utilize calçados com bom amortecimento, adequados à prática, fortaleça a musculatura de região e fique sempre de olho no peso! Essas medidas são eficazes não só com relação à tendinite patelar, mas também contra uma série de problemas ósseos e articulares que possam vir a surgir”, conclui Dr. Mauricio Mod.

fonte: Q Notícia (texto: Alexandre Machado)

 

 

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais