(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Tontura pode significar perda de audição

 

Dificuldades em escutar, mesmo que imperceptível, interferem no senso de equilíbrio, provocando vertigem

Quando se fala dos sintomas da perda auditiva, a maioria das pessoas imediatamente pensa na dificuldade em escutar e compreender os sons. Embora este seja o principal e mais comum sinal de que há algo errado com a audição, está longe de ser o único sintoma do problema.

Diversos estudos relacionam muitas outras manifestações do organismo à perda da audição, como conta Dra. Vanessa Gardini, fonoaudióloga da Pró-Ouvir Aparelhos Auditivos, de Sorocaba, (SP). “A tontura, caracterizada pela perda de equilíbrio e dos sentidos espaciais, ocorre quando há algum problema relacionado ao labirinto, parte do corpo responsável pela nossa estabilidade e que fica dentro dos ouvidos. Quando algo de anormal ocorre como nos casos de perda auditiva, frequentemente esta região também é afetada, fazendo surgir os sintomas”, explica.

Uma pesquisa, realizada por profissionais da Universidade Federal de Sergipe e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, analisou aproximadamente 300 idosos, com idade média superior a 70 anos e que sofriam com perda auditiva. O estudo constatou que em mais de 20% dos casos, a tontura estava presente juntamente com a perda auditiva. “Esta informação é importante, pois, em muitos casos, a pessoa não percebe que está ouvindo menos que o normal, mas sofre com tonturas frequentes”, afirma.

O profissional indicado para investigar os casos de tontura é o otorrinolaringologista, que, após descartar outras causas e suspeitar da perda auditiva, encaminha o caso ao fonoaudiólogo, que irá orientar o tratamento para a reabilitação auditiva.

“O primeiro passo é fazer os exames de audiometria e impedanciometria para saber em quais frequências ocorre a perda. Depois disso, são utilizados aparelhos auditivos, pequenos dispositivos eletrônicos, que, após regulados individualmente com base no resultado dos exames, é capaz de devolver a audição praticamente normal”, conta Dra. Vanessa.

Além disso, os aparelhos auditivos modernos possuem conectividade com smartphones e SmartTVs. “Com estes recursos, é possível atender a chamadas telefônicas, ouvir música ou assistir a programas de TV com o som sendo enviado diretamente aos ouvidos”, enfatiza. 

O preço do aparelho auditivo é determinado pelas necessidades do paciente e pelas funcionalidades agregadas. Atualmente existem linhas de crédito especiais para a aquisição deste tipo de acessório no Banco do Brasil. Também já é possível utilizar os recursos do FGTS para adquirir os aparelhos auditivos. 

Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.proouvir.com.br.

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais