(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Transformação digital pode gerar até 300% de valorização das empresas

  • Reestruturação de processos, a partir da tecnologia da informação, reduz custos, melhora níveis de serviço e satisfação dos clientes e eleva resultados; confira as 11 melhores práticas para a implantação.

O mundo segue em constante evolução. Com isto, algumas profissões desaparecem, como o ascensorista de elevador e o operador de telefonia e outras surgem, como o gestor de mídias sociais, o desenvolvedor de aplicativos e o gerontologista, este último especialista no envelhecimento do ser humano. A máquina de datilografar também ficou no passado, dando espaço aos cada vez mais leves notebooks, tablets e smartphones.  Para sobreviver e crescer diante de um mercado tão competitivo, um ritmo tecnológico extremamente avançado e, consequentemente, um público cada vez mais exigente, as empresas precisam reinventar o modo como enxergam e operam suas atividades e se transformar.

Redução de custos, geração de valor, ganho de produtividade e maximização dos lucros. É isso o que propõe a chamada transformação digital, um método de reestruturação e redefinição do modelo de negócio, que cria novas formas de relacionamento com o cliente, venda de produtos e prestação de serviços, melhorando a experiência do cliente e auxiliando na tomada de decisões estratégicas.

De acordo com Fábio Dordetto, especialista na área e diretor técnico da Vertic Tecnologia, com sede em Sorocaba (SP), cerca de 22% das empresas no mundo já iniciaram projetos de transformação digital e até 2020, 50% das maiores companhias já terão começado essa jornada. “A indústria de jornais, revistas, livros, música, vídeo, varejo e viagens já foram impactadas com essa transformação e outras já iniciaram o processo, como os serviços financeiros, bancos, telecomunicações, governo, transportes, agricultura, serviços de saúde e logística. Em breve, veremos os setores de fabricação, seguros, educação e energia também aderindo à mudança”, relata.

Dordetto afirma que muitas empresas se utilizam da tecnologia da informação apenas como apoio aos negócios, esquecendo seu poder transformador estratégico. “Muitas empresas enxergam o departamento de TI apenas um como centro de custo. Na verdade, as melhorias que o setor de TI pode oferecer, quando atrelado a um processo de transformação digital, vão desde responder mais rapidamente e com maior qualidade, passando por atingir novos clientes e mercados até diminuir gastos em diversas áreas do negócio”.

Inovar para sobreviver e crescer

Inovação é o que mantém as empresas vivas e com potencial de crescimento. O caso mais comum dos últimos anos é a franquia de filmes Blockbuster, que foi esmagada pelos serviços de streaming por demanda, como Netflix e Net Now. “As pessoas deixaram de alugar DVDs e a empresa que era a maior no segmento morreu em poucos anos”, aponta Fábio.

Pesquisa realizada pela IT Broker mostrou que a prioridade dos investimentos em TI das 751 empresas brasileiras que responderam ao questionário é: continuidade dos negócios, segurança da informação e automatização de projetos, sendo que nenhuma fez menção ou informação sobre o conceito de transformação digital. “Os executivos planejam investir, em sua maioria, na continuidade do negócio e separam pouco dos investimentos para inovação e expansão. O realinhamento ou novos investimentos em tecnologia são capazes de alavancar benefícios tangíveis para clientes e funcionários, permitindo à empresa competir efetivamente em uma economia digital que muda cada vez mais rapidamente. Isto é a verdadeira definição de transformação digital”, comenta.

Benefícios

As vantagens trazidas pela transformação digital vão desde a captura de valor, geração de lucros e ganho em produtividade e participação de mercado até o máximo engajamento de clientes nos canais digitais, mais satisfação dos funcionários, maior volume de tráfego no site e nas redes sociais e aumento da receita. “Estimativas de falhas na transformação digital variam de 66% a 84%, porém podem gerar valorizações de mercado da ordem de 300%”, diz Dordetto, ressaltando a importância de uma assessoria especializada para a implantação. Internamente, os benefícios também promovem fluidez e simplificação na rotina da empresa, levando a uma maior eficiência e consequente redução de custos.

Para o especialista, a transformação digital não é um destino, mas sim uma jornada. Cada empresa, dependendo do tamanho, cultura e momento, necessita encontrar sua própria solução, ainda que existam fundamentos e premissas que não podem ser ignorados. “Quem sair na frente vai ter uma grande vantagem competitiva, principalmente entre as pequenas e médias empresas. O Brasil encontra-se defasado em relação às economias modernas”, alerta.

Veja as 11 melhores práticas para implantação da transformação digital:

  1. Estude e mapeie a experiência digital do cliente;
  1. Faça o mesmo com a jornada do cliente mobile;
  2. Invista continuamente na pesquisa de clientes digitais e mobile para entender melhor seus comportamentos;
  3. Desenvolva um roteiro para a transformação digital;
  4. Atualize/inove as tecnologias digitais que “tocam” diretamente o cliente;
  1. Desenvolva estratégias que melhorem a experiência dos clientes, de forma fácil e confortável (meios digitais, móveis, presenciais, entre outros);
  1. Melhore os processos/operações que acelerem as mudanças;
  2. Crie uma infraestrutura de TI ágil, integrada e escalável;
  3. Gerência aponta líder para abrir caminho para iniciativas digitais (orçamento, recursos e cultura), bem como gerenciar expectativas entre líderes departamentais, acionistas, conselho e outras partes interessadas;
  1. Forme uma equipe de trabalho para impulsionar iniciativas, coordenar atividades/recursos e tomar responsabilidades;
  2.  Estabeleça novas métricas que avaliem o progresso e acompanhem os novos resultados.

Para obter o conteúdo completo sobre transformação digital, acesse: http://bit.ly/2tAq34A. Mais informações em: www.vertic.com.br.              

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais