(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Tratamento de varizes sem acompanhamento médico especializado pode trazer complicações graves à saúde

  • Médico cirurgião vascular alerta sobre os riscos da realização de procedimentos, como a escleroterapia, com profissional não habilitado.

O mês de agosto é voltado para a prevenção das doenças vasculares. Dentre elas, uma das mais comuns são as varizes e teleangiectasias, aquelas veias ou vasinhos que provocam manchas azuladas ou avermelhadas na região das pernas e dos pés e que costumam causar grande incômodo.

Com isso, é natural que as pessoas recorram aos tratamentos, como é o caso da escleroterapia, porém, nem sempre com o devido acompanhamento médico especializado, adverte Dr. Eduardo Faccini Rocha, médico cirurgião vascular do Hospital Evangélico de Sorocaba.

A técnica de escleroterapia envolve a aplicação de uma substância esclerosante nas veias e vasinhos que estão anormalmente dilatados. Com a injeção, os vasos sanguíneos afetados são fechados, eliminando ou diminuindo gradualmente as marcas indesejáveis na pele. “Apesar de não ser considerada uma cirurgia, a escleroterapia é um procedimento invasivo e, se não for realizada por profissional habilitado, o paciente pode ter complicações, como necrose de pele, úlceras, alergias, inflamações, embolia pulmonar e, até mesmo, trombose venosa superficial ou profunda”, pontua Dr. Eduardo.

De acordo com o especialista, o problema é tratado, na maioria dos casos, por razões estéticas e, ocasionalmente, por motivo de saúde. “As pessoas devem procurar um angiologista ou cirurgião vascular, especialistas em doenças vasculares, que são os médicos capacitados para diagnosticar e indicar o tratamento adequado para cada situação específica”, destaca.

O cirurgião vascular do Hospital Evangélico de Sorocaba alerta que, mesmo após a realização da escleroterapia, as manchas azuladas ou avermelhadas podem retornar. “É recomendável que o paciente mantenha uma alimentação saudável, pratique exercícios físicos regularmente e, sob orientação médica, utilize meias de compressão elástica”.   

Em relação às varizes, os sintomas mais observados são: inchaço, sensação de peso e formigamento nas pernas, coceiras, feridas e sangramentos. A principal causa é a hereditariedade, sendo que as mulheres são mais propensas a desenvolver a doença, assim como quem passa muitas horas em pé ou sentado, multíparas (mães de gêmeos ou trigêmeos), obesos, fumantes e idosos também estão entre os grupos de risco.

O Hospital Evangélico de Sorocaba conta com exames que auxiliam no diagnóstico, como ultrassom vascular com Doppler, angiotomografia arterial ou venosa e angiografias. Além disso, são realizadas cirurgias arteriais e venosas com técnicas tradicionais, cirurgia endovascular e cirurgia com radiofrequência e laser para tratamento das varizes.

Outras informações podem ser obtidas pelo site: hospitalevangelico.org.br ou pelo telefone: (15) 2101-6600

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais