(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Tuberculose: doença exige diagnóstico precoce e disciplina durante tratamento

Tratamento completo dura, no mínimo, seis meses; interrupção antecipada dos medicamentos aumenta risco de bactérias tornarem-se resistentes

Tosse que persiste por mais de três semanas, falta de apetite, emagrecimento, febre e cansaço. Estes são os principais sintomas de um problema de saúde grave: a tuberculose, que possui na tosse com sangue o sinal mais característico.

Quem fala sobre a doença é Dra. Rosana Valladares, médica pneumologista da Ápice Medicina Integrada. “A tuberculose é uma das doenças infecciosas que mais mata no mundo, transmitida por gotículas contaminadas pelo bacilo causador, quando expelidas por pessoas doentes, por meio da tosse, espirro ou fala”, conta.

O diagnóstico de tuberculose é feito com base em exames e também conhecendo o histórico do paciente. “A tuberculose costuma ser mais comum em locais com pouca higiene e aglomeração de pessoas, como regiões pobres e penitenciárias. Trabalhadores ou moradores destes locais, detentos, profissionais de saúde, moradores de rua e pessoas com a imunidade comprometida, como os portadores de HIV também possuem mais chances de contrair a doença”, afirma a médica.

A radiografia de tórax e exames laboratoriais como o teste do escarro são utilizados para identificar a presença das bactérias causadoras da doença.

O tratamento da tuberculose é gratuito e disponibilizado pelo SUS. “O tratamento da tuberculose é feito com antibióticos e dura, no mínimo, seis meses. Um erro grave é parar de tomar os remédios antes do fim do tratamento, após o desaparecimento dos sintomas. Esta prática pode gerar bactérias resistentes aos medicamentos, dificultando a cura definitiva”, alerta a especialista.

A prevenção à Tuberculose se dá de diversas maneiras. “Um dos meios de prevenir a tuberculose é por meio da vacina BCG, que imuniza os jovens contra a forma grave da doença, no entanto, ela não é capaz de propiciar a imunização total. Ela faz parte do calendário vacinal das crianças. Evitar ambientes em que estejam pessoas contaminadas pela doença e manter a boa higiene em geral, além de cuidar bem da saúde como um todo também são fundamentais para manter o organismo saudável e mais resistente a esta e outras doenças”, conclui a pneumologista.

A Ápice Medicina Integrada, fica na Rua Eulália Silva, 214, no Jardim Faculdade, em Sorocaba (SP). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3229-0202, pelo site: apice.med.br ou pelo Facebook: facebook.com/apicemedicinasorocaba.

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais