(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Universitário inventa detector de excesso de altura em teste em Sorocaba

  • Equipamento criado por aluno da ESAMC Sorocaba, que ajuda evitar colisões de caminhões em pontes e passarelas, já está sendo testado em uma das principais avenidas da cidade.

Com intuito de evitar que os veículos com altura excessiva fiquem presos e danifiquem, pontes, passarelas e viadutos, prejudicando o trânsito da cidade, o aluno do curso de Engenharia Mecânica da faculdade ESAMC Sorocaba e integrante do GENS ESAMC (Grupo de Estudos de Negócios Sustentáveis), Leandro Batista, inventou um detector de altura sustentável, que reduz os riscos de acidentes.

Criado em 2009, o dispositivo foi implantado em uma das principais vias de São Paulo, durante a Copa do Mundo de 2014, auxiliando os condutores no desvio de rota. Agora, foi instalado, há poucos dias, na avenida Dom Aguirre (próximo ao Habbi’s), em Sorocaba (SP), para novos testes, sendo que já nas primeiras horas de funcionamento, detectou três veículos com excesso de altura.

O equipamento é instalado próximo à última saída, junto das placas que sinalizam a altura máxima permitida em avenidas e marginais, antes de passar debaixo da ponte ou passarela. Caso o veículo seja mais alto, automaticamente, o detector eletrônico aciona um alarme sonoro e visual. Logo em seguida, é enviada uma mensagem para a central de monitoramento de trânsito, identificando que algum veículo excedeu o limite de altura e, assim, o motorista consegue se deslocar ou ser orientado para o retorno.

Leandro explica que o detector de altura pode ser programado e configurado de diferentes maneiras, não possui restrições quando ao número de placas e pode ser colocado nas diversas vias da cidade. “O investimento nesses dispositivos seria compatível com os valores que, geralmente, as prefeituras gastam com radares”, frisou.

O estudante ainda destaca que o equipamento se enquadra na missão do GENS, pois é ambientalmente correto. Suas placas de energia fotovoltaicas são abastecidas pelo sol e não demanda alteração na infraestrutura local para sua acomodação. 

De acordo com o professor e diretor do GENS ESAMC, Dr. Antonio Carlos da Silva, o grupo sempre apoiará projetos e invenções tecnológicas, como esta, que contribui para o desenvolvimento sustentável da cidade. “Frequentemente realizamos reuniões com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Roberto Machado de Freitas, que também é presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, com o objetivo de integrar Sorocaba nas soluções para cidades inteligentes, oferecendo serviços de inovação em negócios sustentáveis”, enaltece.

O dispositivo pode ser instalado em túneis, praças de pedágios, postos de fiscalização, bases de pesagem, pontes, viadutos, passarelas, passagens subterrâneas, aeroportos, hangares, ferrovias e portos (para passagem de embarcações).

Mais informações sobre o detector de altura podem ser obtidas pelo e-mail: afusao@gmail.com.

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais