(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Vai curtir o Carnaval? Confira dicas de saúde para evitar surpresas!

Está chegando o Carnaval! Tempo de festa e folia, que leva muita gente para as ruas. O ritmo de alegria convida, até mesmo, os mais sedentários a viver uma verdadeira maratona de cinco dias de duração, que começa na sexta-feira e termina somente na quarta-feira de cinzas.

No entanto, para garantir a diversão e não enfrentar imprevistos, é fundamental manter a disciplina e os cuidados com a saúde, afinal, aguentar todos os dias de agito não é tarefa fácil para ninguém. Por isto, um time de especialistas da Ápice Medicina Integrada, de Sorocaba, dá dicas de como passar bem o carnaval e só ter lembranças boas para contar.

Alimentação

É uma das questões que mais merece atenção, afinal, toda a energia gasta tem que ser reposta de alguma forma.

A nutricionista esportiva da Ápice, Erica Rondello Abrahão, explica que, durante a folia, o ideal é se alimentar de três em três horas, com refeições leves e balanceadas, a exemplo de frutas e verduras in natura. “Estes alimentos repõem os nutrientes perdidos com o suor e o desgaste físico”, destaca.

Erica afirma que é melhor evitar refeições pesadas, contendo queijos gordurosos e frituras, por exemplo. “Eles dão a sensação de peso no estômago e podem estragar a festa. Então, para ficar o mais longe possível de complicações digestivas, o ideal é não consumi-los”, aconselha a nutricionista esportiva.

Hidratação

Este é outro ponto importante para garantir o bem-estar, pois, com a atividade física, a transpiração aumenta muito.  Somados a isto, o calor e o consumo de bebidas alcóolicas aceleram a perda de líquidos e o processo de desidratação do corpo. “O ideal é beber muita água, além de moderar o consumo de bebidas alcóolicas, que são diuréticas e aceleram a desidratação. Outra aliada é a água de coco, pois a fruta não repõe apenas os líquidos, mas, também, os sais minerais perdidos com o suor, o que a torna excelente opção para hidratar”, explica Erica.

Calçados

O salto alto é um acessório comum nesta época, mas que, embora combine com samba, torna-se uma escolha arriscada a se fazer. “Devido à posição elevada, os sapatos de salto alto sobrecarregam os pés, os joelhos e a coluna, o que pode causar problemas sérios”, destaca Dra. Marina Monteiro, médica ortopedista especialista em pés, da Ápice Medicina Integrada.

“O ideal é utilizar tênis esportivos confortáveis e, se possível, com amortecimento e que contribuam para um caminhar suave e natural. Desta forma, será mais fácil aguentar por mais tempo”, indica Dra. Marina.

Para quem, mesmo assim, não abre mão dos saltos altos, a ortopedista dá um conselho importante. “Prefira modelos mais baixos, de até 4 cm. Sapatos mais altos que isto podem causar sobrecarga nos pés e na coluna lombar, provocando dor e lesões”, conclui.

Preparo físico

Ricardo Rondello Abrahão, educador físico da Academia Ápice, explica que o alongamento é uma ótima maneira de deixar os músculos e as articulações preparados para cair no samba. “O alongamento, antes das atividades, é extremamente importante, pois pode prevenir lesões, já que o Carnaval exige um preparo físico elevado para aguentar tantas horas em pé e pulando”.

Outra dica para quem não quer perder um minuto sequer da folia é preparar-se desde já. “O ideal é praticar exercícios aeróbicos e que fortaleçam os membros inferiores e aumentem a resistência física, sempre com orientação de um preparador físico. Desta forma, o condicionamento não vai ser só para curtir o Carnaval, mas, também, para não sentir tanto o cansaço e acelerar a recuperação e o retorno às atividades normais”.

Prevenção a lesões

Mesmo seguindo todas essas dicas, pode acontecer um imprevisto, como uma entorse de tornozelo, ao pisar em um buraco ou pular de mau jeito.  Caso isto aconteça, é preciso procurar atendimento médico especializado, o mais rapidamente possível, como conta a fisioterapeuta da Ápice, Maura Marangon. “Muitas das lesões de tornozelo, comuns no Carnaval, ocorrem, pois a pessoa já possui um histórico de lesões anteriores, que não foram tratadas adequadamente. Por isto, a importância do apoio médico especializado e da fisioterapia, que fortalece as articulações e previne novas lesões. Mesmo que a dor passe, o ideal é procurar um ortopedista que irá solicitar exames e diagnosticar se há algo mais grave”, afirma.

A fisioterapeuta ainda faz um alerta. “Às vezes, as entorses podem provocar lesões mais sérias, que necessitam de cirurgia e imobilização. Uma das fases mais importantes da recuperação é a fisioterapia, que ajuda a devolver a mobilidade e a força muscular. Pular essa fase do tratamento pode deixar sequelas, afinal, precisamos sempre estar bem para curtir muitos outros Carnavais”, conclui a fisioterapeuta.

A Ápice Medicina Integrada fica na Rua Eulália Silva, 214, Jardim Faculdade, Sorocaba (SP). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3229-0202, pelo site: apice.med.br ou pelo Facebook: facebook.com/apicemedicinasorocaba.

“Sorocaba At Home” reúne músicos cristãos em prol da arrecadação de alimentos para famílias vulneráveis

Live acontece neste sábado, 2/5, a partir das 20h, pelo canal no YouTube: Sorocaba At Home. Em meio às dificuldades nascem grandes...

Leia Mais

Advogada de Sorocaba orienta sobre regras de trabalho home office em meio à pandemia

Dra. Fernanda Pereira da Silva falou ao Correio do Interior sobre as regras de modo de trabalho home office A pandemia do novo...

Leia Mais

Bazar Solidário MMartan da APAE Sorocaba acontece nos dias 15 e 16 de junho

Produtos da loja MMartan estarão com descontos de até 50%, parte da renda obtidas com as vendas será destinada à...

Leia Mais