(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

​Varizes: por que ocorrem e como tratar?

Médico angiologista do Centro Médico São José, de Cerquilho, fala sobre o assunto

Com o passar dos anos, aquelas pequenas manchinhas azuladas nas pernas ficam maiores, salientes e começam a doer. São as varizes. Problema circulatório que causa a dilatação e deformação das veias, principalmente na região das pernas.

Quem fala sobre o assunto é Dr. Felipe Linardi, médico angiologista do Centro Médico São José, de Cerquilho. “As varizes, para a maioria das pessoas, significa apenas um inconveniente estético, no entanto, outras podem sofrem com a forma mais grave do problema, que traz riscos à saúde”, comenta.

A principal causa das varizes é a hereditariedade, explica o especialista. “Pessoas com casos de varizes na família costumam herdar esta condição. Outros fatores de risco como: idade avançada, excesso de peso, passar muito tempo em pé e histórico de trombose venosa profunda, por exemplo também aumentam as chances de desenvolver varizes” detalha Dr. Felipe.

Os primeiros sinais de varizes são o aparecimento de pequenos riscos azulados na superfície da pele, como veias aparentes. “Se não houver tratamento, com o passar do tempo o problema se agrava, causando inchaços, dores e dormência na região afetada. Há casos extremos em que as varizes se rompem, causando intensa hemorragia, o que necessita de atendimento médico urgente, pois a perda excessiva de sangue pode, inclusive, levar à morte”, alerta.

O diagnóstico das varizes se dá de forma clínica. “O médico analisa a aparência das veias e constata o problema. A partir deste momento é possível orientar o tratamento, que pode ser feito com mudanças de hábitos, como a adoção da prática de exercícios físicos, perda de peso, evitar ficar muito tempo em pé e elevar as pernas. Em casos avançados é possível fazer cirurgias para eliminar as veias doentes e utilizar meias de compressão”, complementa. “Também são utilizados medicamentos no tratamento das varizes, como os que buscam melhorar a circulação sanguínea, acrescenta o médico”.

A prevenção às varizes é feita com a adoção dos mesmos hábitos utilizados no tratamento “Caso haja histórico familiar, é importante redobrar a atenção e consultar um médico regularmente”, conclui o especialista.

O Centro Médico São José fica na Avenida Presidente Washington Luiz, 392, Centro, em Cerquilho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3288-4848, pelo site: www.centromedicosaojose.com.br  ou pelo Facebook: www.facebook.com/centromedicosaojose.

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais