(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Você sabia? Hábitos alimentares influenciam na saúde auditiva

  • Alimentos podem preservar a audição ou acelerar surgimento da perda auditiva; fonoaudióloga elenca os vilões e mocinhos presentes nas refeições.

Os cuidados com a saúde auditiva vão além de evitar exposição a ruídos altos e consultar periodicamente o fonoaudiólogo, para realizar exames preventivos. Diversas outras atitudes contribuem para a preservação da audição, como os cuidados com a alimentação. Você sabia que os nutrientes ingeridos possuem grande influência na saúde dos ouvidos?

Quem comenta sobre o assunto é Dra. Vanessa Gardini, fonoaudióloga da Pró-Ouvir Aparelhos Auditivos, de Sorocaba (SP). “Diversos estudos, publicados por universidades e centros de referência em audição do mundo todo, detalham a relação entre os hábitos alimentares e a saúde auditiva. Compilando essas pesquisas, é possível compreender que alguns alimentos possuem nutrientes benéficos à audição. Em contrapartida, outras substâncias ocasionam o inverso, devendo ser evitadas”, afirma.

Para ilustrar esses grupos de alimentos, a fonoaudióloga preparou uma tabela com os “amigos” e “inimigos” da audição, com base nos resultados dessas pesquisas. Confira:

AMIGOS DA AUDIÇÃO

INIMIGOS DA AUDIÇÃO

Castanhas

As castanhas, amêndoas e demais oleaginosas são ricas em magnésio, que é um elemento muito importante para a saúde. A falta de magnésio é apontada por alguns estudos como fator que pode facilitar o surgimento da perda auditiva.

Café

A cafeína, substância presente no café, chocolates e refrigerantes à base de cola, tem propriedades que estimulam o zumbido no ouvido e deve ser evitada por pessoas que sofrem com o problema.

 

 

Frutas

Diversas vitaminas e minerais presentes, principalmente, nas frutas, como: abacate, banana, laranja, maça, dentre outras, ajudam a manter  o corpo saudável, prevenindo doenças e também retardando o envelhecimento, contribuindo para evitar o surgimento de doenças degenerativas, como a que causa prejuízos à audição.

Álcool

O álcool é uma substância química ototóxica, ou seja, que pode intoxicar os ouvidos. Este é um dos motivos pelo qual ocorre a perda de equilíbrio durante a embriaguez, visto que o labirinto, responsável pela orientação espacial, fica no ouvido interno. Além disso,  ataca o sistema nervoso central, do qual faz parte o nervo auditivo, que leva os impulsos ao cérebro.

 

 

Peixes

Análises indicam que os ácidos graxos e o ômega 3, presentes em peixes, a exemplo do salmão, do atum e da sardinha, podem preservar a audição, sobretudo, das mulheres. Além disso, as gorduras dos peixes combatem o colesterol ruim, que também prejudicam a saúde.

Açúcar em excesso

O consumo excessivo de doces, pães, macarrão e demais alimentos que utilizam açúcar e farinha branca podem facilitar o surgimento do diabetes. A doença aumenta as chances de perder a audição, pois prejudica os microvasos sanguíneos responsáveis por nutrir o sistema auditivo, que fica enfraquecido.

Fonte: Pró-Ouvir Aparelhos Auditivos.

Adotando hábitos saudáveis de alimentação, não só os ouvidos, como a saúde em geral é preservada, melhorando a qualidade de vida e reduzindo as chances de surgimento de diversos tipos de doenças. “Além de cuidar da saúde, é recomendado, principalmente após os 50 anos de idade, não deixar de lado os exames preventivos, como a audiometria, que consegue identificar possíveis alterações na audição, ainda mais se a pessoa trabalha em ambientes ruidosos, possui doenças crônicas, como o diabetes e a hipertensão, ou possui casos de demências e perda auditiva precoce na família”, aconselha Dra. Vanessa.

Caso seja diagnosticada a perda auditiva, é iniciada a reabilitação, que pode incluir a adaptação de aparelhos auditivos. “São pequenos dispositivos eletrônicos, que, após regulados individualmente, com base no resultado dos exames, são capazes de devolver a audição praticamente normal”, conta a fonoaudióloga.

Além disso, os aparelhos auditivos modernos possuem conectividade com smartphones e SmartTVs. “Com esses recursos, é possível atender a chamadas telefônicas, ouvir música ou assistir a programas de TV, com o som sendo enviado diretamente aos ouvidos”, enfatiza a especialista. 

O preço do aparelho auditivo é determinado pelas necessidades do paciente e pelas funcionalidades agregadas. Atualmente, existem linhas de crédito especiais para a aquisição desse tipo de acessório no Banco do Brasil. Também já é possível utilizar os recursos do FGTS para adquirir os aparelhos auditivos. 

Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.proouvir.com.br.

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais