(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

APAE Sorocaba realiza atividades em prol da Luta Antimanicomial

Sarau, lançamento de livro e bate-papo sobre combate à exploração sexual de crianças e adolescentes fazem parte da programação.

O dia 18 de maio é marcado pela Luta Antimanicomial, e como forma de apoiar a causa que visa a redução de longa internação em hospitais psiquiátricos, a APAE Sorocaba promove durante o mês de maio, na sede da instituição, diversas atividades gratuitas e abertas ao público.

A programação que teve início no dia 09/05, em uma ação integrada na UNISO (Universidade de Sorocaba), trará na próxima sexta-feira (24/5), às 18h30, um Sarau Cultural, onde contará com a presença de artistas da cidade e dos atendidos que farão apresentações de danças e declamações de poemas. Na ocasião, haverá também o lançamento do livro de receitas “Misturando as Gostosuras do Comilão”, produzidos pelos assistidos que participam da oficina prática “Cozinha Experimental”, conduzida pela técnica em nutrição da APAE Sorocaba, Gabriela Maria da Cruz Silva. A oficina é realizada em parceria com a empresa especializada em produtos alimentícios, AB Brasil.

O exemplar traz quatro receitas de deliciosos doces que podem ser feitos por quem tem pouca ou muita experiência na cozinha, pois a linguagem é dinâmica e, ainda, direcionada para pessoas com deficiência. “A nossa oficina está funcionando há dois anos e com todo o repertório que os atendidos adquiriram no desenvolvimento das atividades culinárias, decidiram publicar um livro totalmente acessível, visual e com uma comunicação alternativa”, explica a coordenadora técnica da APAE Sorocaba, Cátia Rocha.

Cátia frisa que, todas as receitas são autorais e foram testadas durante as aulas práticas. “Estamos em busca de parceiros que queiram custear as impressões dos livros e nos ajudar na divulgação”, destaca.

Já, no dia (28/5) terça-feira, às 13h, a terapeuta ocupacional, Suzana Pêgo e a assistente social, Camila Jurado, ambas profissionais da APAE Sorocaba, realizarão um bate-papo sobre a Reforma Psiquiátrica que inclui a importância do Movimento Antimanicomial, e, o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. “Queremos que as pessoas com deficiência tenham a garantia do direito de frequentar os espaços públicos sem sofrer qualquer tipo de preconceito. Esse diálogo com a sociedade é muito importante! Traz a possibilidade de transformar o olhar da população em torno das potencialidades da pessoa com deficiência” afirma, Cátia.

Mais informações sobre a programação podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3219-2499. Acompanhe também as redes sociais da entidade: Facebook (ApaeSorocaba) e Instagram: (apaesorocaba) e fique por dentro de todos os eventos promovidos. A APAE Sorocaba fica na Rua Ubirajara, 528, na Vila Gabriel.

 

Sobre a APAE Sorocaba

Há 51 anos, a APAE Sorocaba atende pessoas com deficiência intelectual e múltipla, de 0 a 58 anos de idade, orientando as famílias e articulando-se com a sociedade na defesa e garantia dos direitos deste público.

Os atendidos participam de atividades específicas e pertinentes a cada área, de forma integrada e que garanta apoio permanente. Todo o acompanhamento dos atendidos é realizado por uma gama de profissionais especializados nas áreas da Assistência Social, Saúde e Educação.

Conheça, você também e APAExone-se pela causa!

“Sorocaba At Home” reúne músicos cristãos em prol da arrecadação de alimentos para famílias vulneráveis

Live acontece neste sábado, 2/5, a partir das 20h, pelo canal no YouTube: Sorocaba At Home. Em meio às dificuldades nascem grandes...

Leia Mais

Advogada de Sorocaba orienta sobre regras de trabalho home office em meio à pandemia

Dra. Fernanda Pereira da Silva falou ao Correio do Interior sobre as regras de modo de trabalho home office A pandemia do novo...

Leia Mais

Bazar Solidário MMartan da APAE Sorocaba acontece nos dias 15 e 16 de junho

Produtos da loja MMartan estarão com descontos de até 50%, parte da renda obtidas com as vendas será destinada à...

Leia Mais