(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

ADV constrói nova sede com recursos da Nota Fiscal Paulista

Novo espaço em Votorantim (SP) presta serviços gratuitos de habilitação e reabilitação para pessoas com deficiência intelectual e física.

Após três anos e meio de obras, a ADV (Associação de Deficientes de Votorantim) inaugurou, neste ano, sua segunda unidade, que oferece atendimentos gratuitos nas áreas da Saúde e da Assistência Social, às pessoas com deficiência intelectual e física residentes em Votorantim e região.

O novo e moderno espaço, de 1.200 mil m² de área construída, localizado na Rua Monte Alegre, 470, Centro, em Votorantim (SP), reúne dezesseis salas adequadas para exercícios de reabilitação física e atendimento em grupos, elevador próprio para cadeirante, piscina coberta e aquecida, rampa de acesso, banheiros e vestuários adaptados, além de auditório, sala de espera e recepção. O mascote da instituição, o cãozinho Byto, também foi acolhido na nova sede, verdadeiro sucesso entre os assistidos.

De acordo com o presidente da ADV, Jefferson Martinez, o investimento total na obra foi de R$ 2,5 milhões. “Há 10 anos, estávamos planejamento construir uma nova sede, com intuito de ampliar os trabalhos realizados pela entidade. Quando surgiu o programa governamental da Nota Fiscal Paulista em 2007, que permitiu à população repassar os créditos de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) a organizações sem fins lucrativos, começamos a elaborar estratégias para conquistar esses recursos”, explica.

Jefferson ressalta que, para a realização desse sonho, contou com a doação de cupons fiscais dos moradores de várias cidades: Votorantim, Sorocaba, Itu, São Roque, Araçoiaba e Capela do Alto. “Em nome da ADV, agradeço todos que repassaram a nós os créditos da Nota Fiscal Paulista durante todos esses anos, pois tivemos a oportunidade de nos tornar referência na região, quando o assunto é habilitação e reabilitação para pessoas com deficiência”, frisa.

A instituição de caráter público iniciou suas atividades em 23 de setembro de 1995, por um grupo de mães que tinham filhos com deficiência e buscavam tratamentos adequados para o desenvolvimento integral dessas crianças e, também, a inclusão delas na sociedade. Então, uniram-se e criaram a ADV que, atualmente, realiza 16 mil atendimentos por ano, aproximadamente.

Com a missão de conduzir os mais de 100 assistidos de todas as idades, para que se tornem autores de sua própria história, a equipe especializada da instituição proporciona atendimentos individuais e em grupos, realizando as seguintes atividades: fisioterapia (trabalha a independência funcional do assistido); psicologia (enfatiza o apoio emocional e motivação para o desenvolvimento); fonoaudiologia (aperfeiçoa a comunicação); terapia ocupacional (aprimora a autonomia e a independência no dia a dia); hidroterapia (atividade terapêutica na água); tecnologia assistiva (utiliza o videogame na reabilitação); integração sensorial (organiza as sensações do corpo em relação ao ambiente) e serviço social (fortalece o vínculo familiar e defende os direitos da pessoa com deficiência).

São promovidas, ainda, oficinas culturais, tais como: dança sênior, uma atividade de expressão corporal que integra e sociabiliza a pessoa com deficiência e o idoso e a musicalização, que estimula a coordenação motora com o uso de instrumentos musicais.

Paralelamente a todos esses trabalhos, por meio de convênio com a prefeitura de Votorantim, a ADV também presta atendimento na área de fisioterapia e oferece exame de audiometria para pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).  Os serviços de fisioterapia são realizados na antiga unidade da instituição, que fica situada na Avenida José Miguel Skif, 109, no bairro Barra Funda.

Você também pode contribuir!

A ADV sempre busca melhorar e ampliar os atendimentos disponibilizados, mas, para isso, é necessário que pessoas e empresas também abracem a causa das pessoas com deficiência. Todos podem contribuir, destinando parte do Imposto de Renda (IR) para os projetos da entidade. Os limites de doação são: 6% do IR, para pessoas físicas e 1%, para empresas. O processo é simples: a pessoa física tem a opção de indicar a instituição que receberá a verba, o que pode ser feito via boleto ou depósito em conta bancária.

Para saber o valor permitido para doação, basta verificar quanto foi o total de imposto devido na declaração do ano passado e calcular 6% desse montante. A partir desse cálculo, é possível definir o valor aproximado que poderá ser destinado e abater do IR na próxima declaração.

Já, as empresas com tributação pelo sistema de Lucro Real podem destinar 1% do IR devido. Ao realizar a doação, o contribuinte deve apresentar o comprovante de depósito, transferência ou boleto pago ao CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescentes de Votorantim), para que o valor seja direcionado aos projetos da ADV. E, assim, emitir o recibo e enviar os dados à Receita Federal.

Além disto, a ADV disponibiliza várias caixinhas em pontos comerciais de Votorantim e região, em que o consumidor pode depositar o seu cupom fiscal. Semanalmente, os colaboradores da entidade recolhem esses cupons e realizam o procedimento necessário para o repasse dos créditos.

Existem, ainda, outras formas de ajudar a ADV. É possível doar produtos de higiene, limpeza, material pedagógico, alimentação para o cãozinho Byto, entre outros. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3343-1233, site: www.vivalegal.com.br ou  Facebook: ADV Viva Legal.

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais