(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

ADV realiza oficina de música em prol da reabilitação dos atendidos

  • Atividade é destinada para pessoas com deficiência intelectual ou física, residentes em Votorantim e região.

Mais do que uma expressão artística, a música também pode auxiliar no processo de reabilitação das pessoas com deficiência intelectual ou física.

É o que está promovendo, há três meses, a ADV (Associação de Deficientes de Votorantim), quando deu início às oficinas de música em prol da reabilitação dos atendidos. As aulas são conduzidas pelo professor e músico José Renato Calegare Vaz, conhecido como Zé Renato.

De acordo com o profissional, durante a atividade, os participantes descobrem novas potencialidades e habilidades, que auxiliam no desenvolvimento cognitivo, auditivo e motor, além de contribuir com a autoestima. “Estudar um instrumento musical deixa de ser o objetivo principal. A finalidade é trabalhar o sistema sensorial de cada pessoa e também tornar o momento prazeroso e único”, comenta Zé Renato.

O músico destaca, ainda, que as aulas são adaptadas de acordo com as especificidades dos grupos que participam da oficina. “Atualmente, 15 atendidos frequentam a atividade. Com as crianças, procuro aplicar uma aula mais lúdica, envolvendo associações de notas musicais, pinturas e sons. Já, com os adultos, trabalho os ritmos, instrumentos musicais, percussão e o canto em geral”, explica.

Jefferson Martinez, presidente da ADV, frisa a importância do apoio e da participação dos familiares nas ações realizadas pela entidade. “Para obtermos resultados ainda mais eficazes, solicitamos a presença ativa dos cuidadores na ADV, a fim de auxiliar na evolução clínica do atendido. Somos referência na região, quando o assunto é habilitação e reabilitação para pessoas com deficiência”, enaltece.

Rosangela Florindo Leite, mãe de Joana, 26 anos, atendida pela ADV, destaca a evolução no desenvolvimento da filha, após participar das oficinas. “Percebi que Joana está mais confiante. Ela gosta muito de frequentar a atividade. Sempre somos muito bem recebidas na ADV, os profissionais são atenciosos e carinhosos, o que ajuda, ainda mais, no desenvolvimento da minha filha”, afirma.

Mais informações sobre a ADV podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3343-1233 ou pelo site: www.vivalegal.com.br. Acompanhe também o Facebook: ADV Viva Legal.

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais