(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Alimentação saudável ajuda a controlar níveis de colesterol e previne doenças cardiovasculares

  • Nutricionista explica que, além de reduzir o colesterol ruim, alguns alimentos também aumentam o bom.

Em 31 de agosto, é comemorado o Dia do Nutricionista, marcado para homenagear o profissional da área da saúde responsável pela elaboração de Programas de Nutrição. Dentre os inúmeros benefícios de uma alimentação saudável, o controle do colesterol é um dos mais importantes, pois previne o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, conta Dra. Bruna Paccola, Nutricionista, Responsável Técnica e Coordenadora do Setor de Nutrição e Dietética do Hospital Evangélico de Sorocaba.

De acordo com Dra. Bruna, “uma alimentação balanceada, com baixas concentrações de gorduras saturadas, açúcares e sódio, aliada à prática regular de exercícios físicos, melhora a circulação sanguínea e diminui o acúmulo de gordura no sangue”.

O excesso do colesterol “ruim” (LDL) nas paredes das artérias prejudica a circulação sanguínea dos órgãos, aumentando o risco de problemas no coração, tais como: infarto agudo do miocárdio, angina, aneurisma da aorta abdominal, arritmia, aterosclerose e insuficiência cardíaca.  A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial de Saúde (OMS) alertam que mais pessoas morrem anualmente por essas enfermidades do que por qualquer outra causa. Por isso, é recomendável manter o colesterol total equilibrado, com valores inferiores a 190 mg/dL, adverte a especialista.

Segundo a Coordenadora do Setor de Nutrição e Dietética do Hospital Evangélico de Sorocaba, existem alimentos compostos por nutrientes e substâncias que, além de reduzir o LDL, também contribuem para o aumento do colesterol “bom” (HDL), que são considerados como “amigos do peito”. “Os ‘amigos do peito’ são ricos em antioxidantes, que protegem o coração e podem evitar doenças”. Para ilustrar os benefícios, a profissional exemplifica quais são esses alimentos. Confira:

Azeite de Oliva Extravirgem: Rico em gordura monoinsaturada, altamente benéfica para sistema cardiovascular e controle da pressão arterial, o azeite de Oliva Extravirgem é um ótimo aliado para as pessoas que estão com excesso de colesterol ruim. “Esse tipo de óleo ajuda a reduzir o nível do LDL e aumentar o HDL”, esclarece Dra. Bruna. É aconselhável consumir o azeite in natura, em preparações como saladas, massas, carnes e peixes.

Aveia: As fibras do farelo de aveia ajudam no aumento do colesterol bom, ao mesmo tempo em que abaixam a taxa do ruim e, ainda, melhoram o funcionamento do intestino. Dra. Bruna sugere o consumo de 1 ou 2 colheres de sopa de aveia, ao dia.

Oleaginosas: As amêndoas, Castanha-do-Pará, Castanha-de-Caju e sementes de girassol contêm gorduras mono e poli-insaturadas, que elevam o HDL. A especialista orienta montar saquinhos com um mix dessas nuts, para facilitar o consumo durante o dia.

Uva Vermelha: Essa variedade de uva possui uma grande quantidade de quercetina, um antioxidante que ajuda a elevar o HDL. “Para aproveitar ainda mais todos os nutrientes que esse alimento oferece, consuma-o com a casca”.

Abacate: Assim como o azeite de oliva extravirgem, o abacate é abundante em gorduras monoinsaturadas, evitando a deposição do colesterol nas paredes das artérias. Não só em vitaminas, o alimento também pode ser consumido em torradas, saladas e molhos para saladas.

Peixes de Água Fria: O salmão, atum e a sardinha são peixes ricos em ômega 3, um tipo de ácido graxo, que podem elevar os níveis de HDL e mantém a saúde do coração. 

O Conselho Federal de Nutricionistas declara que o nutricionista é o único profissional habilitado a prescrever dietas, bem como realizar assistência e educação nutricional aos indivíduos e à coletividade. A especialista salienta a importância do acompanhamento de um nutricionista para uma alimentação organizada, equilibrada e com as necessidades individualizadas do organismo.

Dra. Bruna orienta que, para as pessoas acima do peso, emagrecer pode melhorar os níveis do colesterol bom. “Isso vale, principalmente, para quem tem um grande acúmulo de gordura abdominal, que está diretamente associada ao surgimento de problemas relacionados ao coração e vasos sanguíneos”, conta.

O Hospital Evangélico de Sorocaba conta com exames que auxiliam no diagnóstico de doenças cardiovasculares, como teste ergométrico, ecocardiograma, Monitoração Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA), eletrocardiograma e angiografias. Outras informações podem ser obtidas pelo site: hospitalevangelico.org.br ou pelo telefone: (15) 2101-6600.

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais