(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Aparelho auditivo pode reduzir mortalidade em pessoas surdas, segundo estudo

Pesquisa mostra que adultos com perda auditiva que usam os aparelhos prolongam a vida em 25% a mais do que aqueles que nunca os usam.

Nossos ouvidos desempenham um papel fundamental em nossas vidas, permitindo-nos coletar memórias sonoras que enriquecem nossa jornada. A perda auditiva, impactante em diversos aspectos, agora revela um elo crucial com a longevidade, de acordo com uma recente pesquisa.

Conduzido pela revista The Lancet Healthy Longevity, o estudo analisou adultos americanos que enfrentam perda auditiva e fazem uso regular de aparelhos auditivos. Os resultados indicam uma redução significativa no risco de mortalidade em comparação com aqueles que nunca utilizam tais dispositivos.

A Dra. Vanessa Gardini, fonoaudióloga e diretora da Pró-Ouvir Sorocaba, destaca a importância desse achado, salientando a associação anterior entre o uso de aparelhos auditivos e a diminuição dos riscos de demência e depressão. Embora o mecanismo responsável pelo aumento da longevidade ainda não seja totalmente compreendido, os benefícios anteriores sugerem uma possível relação.

A pesquisa, que envolveu cerca de 10 mil participantes com uma média de idade de 48 anos, vinculou dados coletados aos registros do National Death Index até dezembro de 2019. Os resultados revelaram uma redução de 25% no risco de mortalidade para adultos com perda auditiva que utilizam regularmente aparelhos auditivos, em comparação com aqueles que nunca os utilizam.

Os resultados podem sugerir que os aparelhos auditivos desempenham um papel protetor na saúde e podem ser um elemento crucial para uma vida mais longa e saudável. A perda auditiva não tratada pode trazer isolamento social, depressão, comprometimento cognitivo, entre outros efeitos negativos. 

Aumento da perda auditiva pelo mundo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que cerca de 2,5 bilhões de pessoas – ou seja, uma em cada quatro pessoas – terão algum grau de perda auditiva até 2050.Segundo os dados da Associação Nacional de Profissionais de Saúde Auditiva de Espanha (ANA), embora muitos sofram com perda de audição, apenas cerca de 39% utilizam aparelhos para melhorar o problema. 

A Dra. Vanessa ressalta a necessidade de iniciar a reabilitação auditiva ao descobrir qualquer grau de perda auditiva, enfatizando a prevenção de complicações como agravamento da perda, declínio cognitivo e o surgimento de demências e Alzheimer. Escolher um fonoaudiólogo especializado e o aparelho auditivo mais adequado é fundamental nesse processo, explica a fonoaudióloga.

A importância de ter o aparelho auditivo adequado

Utilizar o aparelho adequado é crucial para ter um impacto significativo na qualidade de vida das pessoas com perda auditiva. O equipamento melhora significativamente a capacidade de comunicação. Isso é vital para interações sociais, tanto pessoais quanto profissionais.

A Pró-Ouvir Aparelhos Auditivos é especialista em reabilitação sonora e destaca a relevância dessas descobertas. "Acreditamos que o acesso a aparelhos auditivos de qualidade não apenas melhora a conexão auditiva com o mundo exterior, mas também contribui para uma melhor qualidade de vida. Quanto mais pessoas souberem que tratar a perda auditiva é muito mais do que restabelecer uma boa comunicação, melhor", comenta Dra.Vanessa.

 Saiba mais sobre a Pró-Ouvir

A Pró-Ouvir Aparelhos Auditivos é uma empresa de reabilitação auditiva de excelência. Nosso atendimento é altamente capacitado, personalizado, diferenciado e humanizado para levar a melhor solução auditiva e proporcionar mais qualidade de vida.    

Para mais informações sobre a Pró-Ouvir Aparelhos Auditivos, acesse proouvir.com.br, acompanhe nas redes sociais @proouvir ou entre em contato pelo WhatsApp (15) 3231-6776. Agende seu teste gratuito na rua Dr. Arthur Gomes, 552 - Sorocaba/SP, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h.

 

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais