(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Atividades lúdicas potencializam Ensino Bilíngue

Atividades lúdicas potencializam Ensino Bilíngue

Alunos da Escola Portal, de Sorocaba (SP), aprendem o novo idioma durante a prática de tarefas prazerosas, como cozinhar e cuidar de uma fazenda.

Dominar um novo idioma exige conhecimento e prática suficientes para poder enfrentar desafios e tarefas do dia a dia, com a mesma naturalidade e desenvoltura com que fazemos ao utilizar a nossa língua nativa.
Essa é a proposta da Escola Portal, em Sorocaba (SP), para seus alunos, desde o Berçário até o Ensino Fundamental II. Todas as atividades do programa de Ensino Bilíngue, além de superdivertidas, incentivam o aluno a trazer a sua vivência pessoal para dentro da escola.

Um dos momentos que faz um enorme sucesso e diferença no processo de aprendizagem dos alunos é a aula de culinária, ou cooking class. “O intuito é que o estudante ocupe todos os espaços da escola, como acontece naturalmente, mas sempre se comunicando em inglês. Buscamos trazer o cotidiano do aluno para dentro da sala de aula, para que ele comece a vivenciar e pensar em outro idioma, sempre adaptando todas as aulas, de acordo com a idade escolar. Isso auxilia no desenvolvimento das habilidades cognitivas e motoras de cada um”, exemplifica a coordenadora da Educação Bilíngue, Sheila Robles.

A estudante Mel Arten Ballarini, aluna do 7º ano, conta que adora participar das aulas práticas. “Eu estudo no Bilíngue há bastante tempo e aprendi muita coisa já. É muito divertido, porque as aulas são mais descontraídas. A gente conversa bastante, faz vários projetos, escreve e lê textos. É muito legal!”, conta.

E não é só a aula de culinária que faz sucesso entre os estudantes. A Escola Portal possui também uma fazenda, onde os alunos fazem visitas regulares, cuidam dos animais e aprendem novos vocabulários, sempre de forma lúdica e espontânea. “Nenhum aluno é igual ao outro. Por isso, nós investimos na personalização da educação, para dar atenção às necessidades individuais de cada um, assim como valorizar suas habilidades”, pontua Sheila.

Marcos e Fabiana Cardoso são pais da pequena Melissa, de cinco anos, e da Manuela, de 11, que cursam o Ensino Bilíngue da Escola Portal. O casal veio de São Paulo para Sorocaba e já percebeu, em pouco tempo, a evolução das filhas no segundo idioma. “Com a caçulinha, logo nos primeiros meses, sentimos a diferença e a facilidade de pronúncia dos termos em inglês e a Manu, que já tinha tido uma experiência bilíngue na escola anterior, manteve e aperfeiçoou, ainda mais, o idioma”, conta Fabiana. Ela afirma que, agora, com as aulas em formato híbrido, devido à pandemia, as filhas sempre ficam ansiosas para as aulas presenciais. “Elas pedem para ir para o Bilíngue, o que mostra a efetividade do formato aplicado pela escola”, conclui.

Mais informações podem ser encontradas no site: www.escolaportalsorocaba.com.br ou nas redes sociais: Instagram (@escola.portal) e Facebook (/EscolaPortal). A Escola Portal fica localizada na Rua Romeu do Nascimento, 777, no Jardim Portal da Colina, em Sorocaba (SP).

 

Projeto “Camiseta do Bem” da Escola Portal, Reserva INK e Gerando Falcões promove solidariedade e estímulo à igualdade social

Projeto “Camiseta do Bem” da Escola Portal, Reserva INK e Gerando Falcões promove solidariedade e estímulo à...

Leia Mais

Metodologia de ensino maker é um diferencial no processo de aprendizagem dos alunos

Escola Portal traz o “Projeto Maker” com espaço destinado a criações e desenvolvimento de projetos, além...

Leia Mais

Programa “Estude no Azul” do Objetivo Sorocaba traz desconto de mais de 50% no curso pré-vestibular

Diante dos reflexos trazidos pela pandemia da COVID-19, escola promove ação social para ajudar na conquista do sonho de muitos...

Leia Mais