(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

AVC e infarto: atendimento médico de urgência é vital

Gerente Médico do Hospital Evangélico de Sorocaba explica que é preciso ficar atento aos primeiros sinais desses problemas e procurar o pronto atendimento o mais rápido possível.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma condição aguda, que ocorre quando há problemas na circulação sanguínea do cérebro. A falta de sangue provoca a morte das células nervosas e isso faz com que partes do cérebro deixem de funcionar adequadamente.

Também conhecido por “Derrame Cerebral”, o AVC é classificado em dois tipos: Isquêmico e Hemorrágico. O AVC Isquêmico (AVCI) acontece quando uma artéria fica obstruída e fluxo de sangue é interrompido em uma determinada área do cérebro. Já, o Hemorrágico (AVCH) é provocado por um sangramento decorrente do rompimento de um vaso sanguíneo.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o AVC é a segunda principal causa de morte no Brasil, ficando atrás apenas do infarto. O Gerente Médico do Hospital Evangélico de Sorocaba (HES), Dr. Luis Gustavo Bassi Moretti, relata que aproximadamente 80% dos casos de AVC são do tipo Isquêmico e alerta que a agilidade no atendimento médico é vital para que não haja sequelas graves ou, até mesmo, a morte. “Sempre digo aos pacientes que nunca esperem para procurar auxílio médico. Ao perceber que você está com sintomas relacionados ao AVC, procure imediatamente um Pronto Atendimento (PA), pois quanto mais rapidamente iniciar o tratamento, maiores serão as chances de recuperação”, pontua Dr. Luis Gustavo (leia mais sobre como identificar os sinais do AVC, abaixo).

O médico ainda fala que o tempo ideal para infundir a medicação, de modo a tentar desfazer o coágulo no cérebro do paciente que está sofrendo um AVC, é de até 90 minutos, prazo denominado pela área como atendimento “porta-agulha”. “É de extrema importância a agilidade na busca por atendimento médico, assim que sentir, por exemplo, uma paralisação em um dos lados do corpo”. Essa rapidez faz com que o paciente tenha o mínimo de sequelas ou na melhor situação não apresente sequelas. Hoje, o grande rival da doença é o tempo. Temos uma “janela’ de tratamento de 4h30min, prazo ideal para tratar a doença, sem que haja muitos déficits ao paciente. Se demorar mais do que isso, bem maiores serão as chances de complicações”, relata o Gerente Médico e Clínico Geral do HES.

Pessoas com qualquer tipo de doença crônica, além de idosos, precisam se dirigir com a máxima urgência ao hospital, ao apresentar algum sintoma, diz Dr. Luis. “As pessoas tendem a esperar, às vezes, alguns dias para procurar um hospital, achando que as coisas vão melhorar, mas este tempo é preciso e por vezes chegam ao hospital quando a situação clínica já está bastante complicada. Oriento sempre que, na dúvida, vá até o PA! Essa atitude traz maior segurança e pode trazer sobrevida, pois quanto antes o tratamento for instituído, melhor será o prognóstico”, completa.

Outra patologia de alta complexidade muito tratada no HES é o infarto. Estimasse que o tempo indicado para a resolutividade do problema, sem que haja complicações, é de até 60 minutos, isso considerando que o paciente já esteja dentro do hospital. De acordo com Dr. Luís Gustavo, esse é mais um caso em que o tempo na busca por ajuda médica é crucial. “Uma pessoa que sentiu uma dor forte no peito, por mais de 20 minutos e de forma súbita, não deve hesitar em procurar um PA, pois, se esperar poucas horas, já deverá estar perdendo músculo e as células do coração, morrendo. Isso pode ser evitado, se o quadro for diagnosticado e encaminhado para atendimento precocemente”, orienta.

O HES possui infraestrutura completa para atendimento e cirurgias de alta complexidade, com ênfase nas áreas de Neurologia e Cardiologia, além de equipe especializada de cirurgiões nesses campos, 24 horas por dia.

Conheça, abaixo, o teste “SAMU”, que ajuda a identificar se a pessoa está sofrendo um AVC:

S = Sorriso: peça para a pessoa sorrir e repare se a boca fica torta

A = Abraço: peça um abraço e verifique se a pessoa consegue levantar os dois braços

M = Música: solicite que a pessoa cante uma música e atente se a voz parece “embolada” ou arrastada

U = Urgência: se você identificar um ou mais desses sinais, ligue para o hospital de referência e solicite atendimento médico de urgência

Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.hospitalevangelico.org.br ou pelo telefone: (15) 2101-6600.

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais