(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

BOS-Hospital Oftalmológico de Sorocaba zera fila de pacientes para avaliação de transplante de córneas

BOS-Hospital Oftalmológico de Sorocaba zera fila de pacientes para avaliação de transplante de córneas

 

Atualmente, mais de mil vagas são oferecidas, por mês, para avaliações; pacientes que precisam de transplante podem fazer cadastro pelo aplicativo ou site do BOS.

 

Após 20 anos avaliando pacientes de todo o Brasil para a realização de transplante de córneas, pela primeira vez, o BOS-Hospital Oftalmológico de Sorocaba zera a fila de pacientes para essa avaliação. Atualmente, são mais de mil vagas oferecidas mensalmente pela instituição para essa finalidade.

 

Antes do início da pandemia, havia mais de três mil pedidos de avaliação em espera, o que só foi aumentando depois da Covid-19. Contudo, a fila chegou ao fim, depois que o BOS implantou o sistema de telemedicina para agilizar o atendimento e encaminhamento desses casos.

 

O BOS realizou 251 transplantes de córneas no Hospital Oftalmológico, em junho deste ano, batendo o recorde dessas cirurgias e 222 em julho, mantendo o número de doações e procedimentos acima da média dos anos anteriores. De acordo com Edil Vidal, superintendente do grupo BOS, esse resultado foi possível graças ao grande empenho realizado pelas equipes. “Com a adoção de novas estratégias e protocolos de segurança, o BOS-HOS fez um esforço muito grande para retomar as captações e transplantes paralisados durante setes meses, em função da Covid-19, superando o desafio inicial que havia com relação à diminuição das doações de córneas”, destaca.

 

Apesar do resultado positivo obtido pelo BOS- Hospital Oftalmológico de Sorocaba, a realidade desse setor no restante do país é outra. Muitos serviços ainda não conseguiram retomar suas atividades, principalmente os que atendem ao SUS. Com isso, a fila de espera não para de aumentar, um sinal evidente de que os pacientes estão tendo dificuldades por recursos próprios, ou do governo, para acesso a esse atendimento, consequência da atual situação econômica no país.

 

Dessa forma, o superintendente do grupo BOS esclarece que pode haver sobras de córneas no hospital de Sorocaba. Por isso, é tão importante que pacientes de todas as localidades façam o agendamento e passem pela avaliação prévia para receber o transplante. “As chances de sobrarem córneas no BOS-HOS são muito grandes nos próximos meses, mesmo que as doações sejam distribuídas para outros estados do país, uma vez que o acesso da população que depende do SUS não é tão fácil em outros locais”, explica Vidal.

 

Cadastro para avaliação

 

O BOS oferece uma estrutura diferenciada de atendimento para o transplante de córneas, com Pronto Socorro 24 horas, tecnologia de última geração e equipe especializada, com mais de 50 médicos especialistas disponíveis, além de um serviço exclusivo de teleatendimento para auxiliar os pacientes que residem mais distante.

 

O cadastro para avaliação do transplante de córneas pode ser feito pelo celular, por meio do aplicativo disponível nas lojas Google Play e Apple Store, procurando por “Banco de Olhos de Sorocaba”. Caso não seja possível baixar o App do BOS, basta acessar o site: https://app.bos.org.br – Pacientes e fazer o cadastro, porém, algumas funcionalidades de interação no atendimento só existem no App.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3212-7000. O Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) e o Hospital Oftalmológico de Sorocaba (HOS) ficam localizados na Rua Nabek Shiroma, 210, no Jardim Emília.

 

 

 

 

 

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais