(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Cada pessoa com perda auditiva não tratada pode custar mais de R$ 40 mil à sociedade

Custos incluem despesas com saúde e previdência; correção da perda com o uso de aparelhos auditivos reduz drasticamente os valores, além de proporcionar melhor qualidade de vida.

A perda auditiva é um problema muito grave de saúde e que pode provocar diversos prejuízos sociais. Um estudo recente da Brunel University, de Londres, na Inglaterra, revelou que cada pessoa não tratada da perda auditiva pode custar, aproximadamente, R$ 40 mil anuais aos cofres públicos.

Dra. Vanessa Gardini, fonoaudióloga da Pró-Ouvir Aparelhos Auditivos, de Sorocaba (SP), explica o que leva essa estimativa a valores tão elevados. “Embora o estudo considere a população europeia, podemos tomá-lo como base para compreender que, igualmente no Brasil, a perda auditiva é um problema amplo, que não se resume apenas à diminuição da capacidade de escutar”, comenta.

Além disso, a deficiência ainda pode desencadear problemas secundários, como Mal de Alzheimer, depressão, tonturas, aumento do risco de quedas e fraturas, isolamento social, dentre outros. “Todos esses problemas podem comprometer seriamente a qualidade de vida e fazer com que a pessoa venha a precisar de muitos cuidados médicos, como: internações, cirurgias, medicamentos, dentre outros recursos que despendem altos custos aos sistemas público e particular de saúde”, complementa a especialista da Pró-Ouvir.

Além desses problemas, outro ponto explorado pelo estudo diz respeito às pessoas com problemas auditivos não tratados que podem ficar incapacitadas para o trabalho, o que também acarreta em despesas previdenciárias para o poder público. “Pessoas que não conseguem trabalhar, muitas vezes, acabam se aposentando ou recebendo auxílios-doença, que são formas de garantir uma renda e sustento, mas que, novamente, transformam-se em custos elevados para a sociedade e diminuição na qualidade de vida, visto que, muitas vezes, as verbas recebidas estão aquém das necessidades pessoais”, analisa a fonoaudióloga.

Como observado na pesquisa, o simples ato de ignorar a perda auditiva e não tratar o problema tem enorme potencial para provocar danos à saúde física, mental e acarretar sérios prejuízos sociais, coletivos e individuais. “O poder público e a sociedade precisam, urgentemente, se conscientizar de que a perda auditiva não é algo a ser minimizado e que é possível, sim, corrigir o problema, a fim de evitar todos esses males decorrentes que já foram comprovados”, fala Dra. Vanessa.

A perda auditiva definitiva só pode ser corrigida com o uso de aparelhos auditivos, que são dispositivos eletrônicos pequenos, discretos e muito potentes. Após adaptados aos ouvidos, captam os sons ambientes e os amplificam, a fim de compensar as dificuldades auditivas do usuário. “Quem está sentindo dificuldades em escutar, compreender sons ou sofre com zumbido e tonturas constantes, precisa procurar um fonoaudiólogo, que irá realizar exames a fim de entender o que está acontecendo de errado com a audição”, detalha a especialista.

Com o diagnóstico de perda auditiva em mãos, é iniciada a adaptação dos aparelhos auditivos. “Com base nos exames de audiometria e impedanciometria, podemos avaliar qual a melhor opção de aparelho auditivo para a pessoa. Com isso, as chances de acontecerem desconfortos e problemas secundários diminui significativamente. O correto uso dos dispositivos, além de corrigir a audição, melhora muito a qualidade de vida do paciente”, finaliza a fonoaudióloga.

Atualmente, os aparelhos auditivos modernos possuem conectividade com smartphones e smartTVs.  Com esses recursos, é possível atender ao telefone, ouvir música ou assistir a programas de TV, com o som sendo enviado diretamente aos ouvidos. O preço do aparelho auditivo é determinado pelas necessidades do paciente e pelas funcionalidades agregadas. Existem linhas de crédito especiais para a aquisição desses aparelhos no Banco do Brasil e já é possível utilizar os recursos do FGTS para tanto. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3231-6776, pelo site: proouvir.com.br ou pelo Facebook: facebook.com/proouviraparelhosauditivos. A Pró-Ouvir Aparelhos Auditivos está localizada na Rua Dr. Arthur Gomes, 552, Centro, Sorocaba (SP).

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais