(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Campeões participam da 1ª Maratona de Sorocaba – Hospital Evangélico

Maratonistas consagrados, Adriano Bastos e Giovanna Martins são os embaixadores da competição, que acontece nos dias 18 e 19 de novembro; evento integra o calendário de atividades do Hospital Evangélico de Sorocaba (HES) para o Novembro Azul e busca incentivar hábitos saudáveis de vida.

No mês destinado às iniciativas de conscientização para a prevenção do câncer de próstata, o Novembro Azul, Sorocaba recebe um evento inédito: a 1ª Maratona de Sorocaba – Hospital Evangélico, que acontece nos próximos dias 18 e 19 de novembro.

A competição é organizada pela Proeesp (Profissionais de Eventos Esportivos), com patrocínio do Hospital Evangélico de Sorocaba (HES) e da Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI).  Também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Sorocaba, URBES, Sorocaba Park Hotel, Porto Seguro, Henrimar Piscinas, Twenty, Waltão Seguros, Ajinomoto, Decathlon, Nutry e Itambé. O apoio de mídia é da TV Record Paulista e TV Sorocaba – SBT.

Além de incentivar a prática de atividades físicas, a iniciativa busca também conscientizar a respeito da importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que, ainda hoje, é considerado um tabu por muitos homens. “A prevenção e o diagnóstico precoce são as principais medidas para o combate ao câncer de próstata”, aponta o diretor-superintendente do HES, Marcello Burattini.

A maratona contará com a presença dos campeões Adriano Bastos e Giovanna Martins, que são os embaixadores da disputa. Ele venceu oito vezes a mundialmente conhecida Maratona da Disney e ela é bicampeã da competição, tendo sido a grande vencedora deste ano.

Superação por meio do esporte

Caso uma única palavra pudesse definir a maratonista Giovanna Martins, o termo apropriado seria superação! A paulistana conta que começou a correr em 1987, aos 5 anos. Na época, sofria de graves problemas ortopédicos, razão pela qual recebeu recomendação médica para que começasse a praticar corrida. Outro grande incentivo veio dos pais, que também praticam corrida. Em pouco tempo, as botas ortopédicas foram substituídas por tênis esportivos.

Giovanna conta que o ano de 2011 foi um divisor de águas em sua vida. “Li uma matéria que abordava o sucesso do maratonista Adriano Bastos na Maratona da Disney, um dos eventos mais tradicionais do atletismo estadunidense. Aquilo me inspirou profundamente”, relata. Especialista em corridas de 10 km, Giovanna desejava ir além e ultrapassar seus próprios limites, correndo os 42 km de uma maratona.

Após anos de preparações intensas e participações em provas de menor expressividade, o momento tão aguardado pela atleta, enfim, chegou: no ano passado, foi campeã da Maratona da Disney.  Em 2017, repetiu o feito, igualando-se à maratonista Ilda Santos, como as brasileiras que mais triunfaram naquela competição.

Hoje, já são mais de 500 conquistas entre corridas e maratonas. Apesar de expressivos, esses números não definem sua personalidade. “Acordo diariamente às 4 horas da manhã para correr. Depois disso, vou trabalhar”, explica Giovanna, que é formada em Educação Física. Ela ainda encontra tempo para trabalhar em projeto sociais, que buscam levar o esporte e a cultura da prática de exercícios a crianças e deficientes físicos. “Ajudar entidades e pessoas que enfrentam incontáveis adversidades é extremamente prazeroso e recompensador”, conclui.

Giovanna participará da 1ª Maratona de Sorocaba – Hospital Evangélico. No dia 18, participará da prova de 10 km e, no dia 19, fará a meia maratona, de 21 km.

A importância do incentivo

Adriano Bastos começou no atletismo aos 12 anos, por incentivo dos irmãos. Após eles se inscreverem para uma corrida, descobriram que, paralelamente, havia uma competição infantil de 3 km. Apesar de nunca ter competido anteriormente, Adriano inscreveu-se para a corrida. O resultado foi surpreendente: ficou em 3° lugar. Para ele, a alegria foi equivalente a ter vencido a prova. “Minha empolgação foi tamanha que, no dia seguinte à corrida, já estava treinando intensamente”, conta.

Em 1999, recebeu convite para integrar a equipe de atletismo do grupo Pão de Açúcar. Com apenas um mês de treinamento, foi o brasileiro com a melhor classificação na Maratona de Paris, de 2000. 

A partir daí, foram sucessivos resultados positivos na vida do maratonista, sendo que, sua melhor marca em maratonas foi com o tempo de 2h15min39seg, conquistada em 2009, na Maratona de Berlim. É um dos maiores campeões da Maratona da Disney, com oito vitórias na competição.

Sobre a participação na 1ª Maratona de Sorocaba – Hospital Evangélico, Adriano ressalta o caráter importante de incentivo aos novos atletas e conscientização à saúde. “A iniciativa da Maratona de Sorocaba é incrível, pois, além de promover a prática do esporte, aborda um assunto importantíssimo, que é a conscientização da prevenção do câncer de próstata”, finaliza.

1ª  Maratona de Sorocaba – Hospital Evangélico

A disputa começa no dia 18/11, com largada às 7h, para as corridas de 5 km e 10 km e caminhada de 3 km. No dia 19/11, a largada acontece às 6h para as corridas de 10 km, 21 km e 42 km e caminhada também de 3 km. A concentração está marcada com uma hora de antecedência, no Parque das Águas, no Jardim Abaeté.

As inscrições seguem abertas, com preços promocionais até 10/11. Interessados devem acessar o portal: www.maratonasorocaba.com.br . Os valores variam de acordo com o percurso.  Pessoas acima de 60 anos recebem desconto especial. Não há idade mínima para participação na caminhada, assim como não há limite máximo de idade para nenhuma das provas.

 

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais