(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Câncer de próstata no alvo do Hospital Evangélico de Sorocaba

Em campanha do Novembro Azul, urologista do Hospital Evangélico de Sorocaba (HES), Dr. Valter Honji, aborda aspectos importantes a respeito da conscientização para o diagnóstico precoce e tratamento da doença; iniciativas do HES incluem palestras em empresas e a 1ª Maratona de Sorocaba – Hospital Evangélico.

Com o fim da campanha Outubro Rosa, em que a saúde feminina esteve em destaque, agora os holofotes estão voltados para eles, com o Novembro Azul. A iniciativa busca conscientizar a respeito do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que, atualmente, é a segunda maior causa de morte entre os homens, ficando atrás somente do câncer de pulmão e do câncer de pele não-melanoma.

Os números são assustadores: o mal atinge um em cada seis homens ao longo da vida, provoca a morte de um em cada 35 pacientes diagnosticados e, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), deve acometer mais de 61 mil brasileiros em 2017, dos quais 14 mil serão vítimas fatais.

De acordo com o urologista do Hospital Evangélico de Sorocaba, Dr. Valter Honji, em geral, o câncer de próstata é uma doença de desenvolvimento lento, que pode, ou não, manifestar sintomas. As chances de cura podem chegar a 95% dos casos, quando a doença é diagnosticada em sua fase inicial. Por isso, o acompanhamento médico é fundamental.

“A partir dos 50 anos, o homem deve consultar um urologista anualmente e fazer todos os exames preventivos à doença. A primeira consulta deve ser antecipada para os 45 anos e feita semestralmente, se o paciente apresentar alguns fatores de risco, como histórico familiar da doença ou no caso de homens negros, dentre os quais a incidência é maior”, explica Dr. Valter.

De acordo com o médico, os principais métodos de diagnóstico do câncer de próstata são o toque retal e o PSA (antígeno prostático específico), marcador tumoral detectado em um exame de sangue. Em casos de suspeitas e alterações nos exames, o especialista deverá realizar uma biópsia, que consiste na retirada de pequenos fragmentos da camada da próstata e enviar para análise.

Prevenção é sempre o melhor remédio

Por vezes, o câncer de próstata manifesta alguns sintomas, como jato urinário fino, desconforto e descontrole ao urinar. Todavia, o urologista do HES ressalta que não existe correlação da gravidade da doença com os sintomas. “Muitas vezes, o indivíduo sofre com dores ao urinar, o que o leva a crer que é portador da doença. Entretanto, após o diagnóstico médico, constata-se que o tumor é uma hiperplasia (aumento benigno do tamanho da próstata), o qual pode acarretar em outros sintomas, como desconforto ao urinar”, detalha.

O inverso acontece ainda com mais frequência, segundo o especialista. “Por não apresentarem nenhum tipo de desconforto, muitos indivíduos creem não ser necessário o exame preventivo. É exatamente aí que se enganam, pois, em grande parte dos casos, inexiste quaisquer anormalidades no corpo e, ainda assim, o indivíduo pode ser portador do câncer de próstata. Por conta disso, a única forma de prevenção é por meio dos exames periódicos”, finaliza o médico.

Nos casos em que o tumor se encontra em estágio de desenvolvimento avançado, a prevenção dá lugar aos tratamentos. De acordo com Dr. Valter Honji, os procedimentos variam de acordo com a idade e o estado geral do paciente e podem incluir técnicas, como radioterapia, que utiliza fontes de radiação para combater o tumor no local onde ele está, evitando o contato com tecidos sadios, associada à hormonoterapia, que busca reduzir o nível de testosterona do organismo, diretamente relacionado ao aumento da próstata. Em alguns casos ainda, é necessária a intervenção cirúrgica para retirada do órgão.

Iniciativas do HES

Assim como ocorreu na campanha do Outubro Rosa, o HES promove uma série de atividades alusivas ao Novembro Azul.  Uma das iniciativas abrange palestras em empresas da cidade, que serão ministradas por médicos do hospital. O intuito é claro:  conscientizar a população para o diagnóstco precoce e a cura do câncer de próstata, além do incentivo a adotar hábitos de vida saudáveis.

Contudo, o grande destaque para este mês será a 1ª Maratona de Sorocaba – Hospital Evangélico A disputa, que acontece nos dias 18 e 19/11, contará com a presença dos consagrados maratonistas Giovanna Martins e Adriano Bastos, campeões da Maratona da Disney. A dupla e o HES unem forças para que a competição se torne referência na promoção da saúde e qualidade de vida da população, com o lema “Um toque pela prevenção do Câncer de Próstata”.

Para os interessados em participar da 1ª Maratona de Sorocaba – Hospital Evangélico, as inscrições e outras informações podem ser encontradas no site: www.maratonasorocaba.com.br.

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais