(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Cardiopatas também devem fazer exercícios físicos, diz especialista

Atividades necessitam ser indicadas e monitoradas, contribuindo para o tratamento das doenças cardiovasculares; Dia Mundial do Coração é lembrado em 29/9.

Quando há o diagnóstico de alguma doença cardiovascular muitas pessoas logo pensam: “não poderei mais praticar esportes, pois vou morrer do coração! ” Embora a preocupação seja válida, a maioria não sabe que é recomendado fazer justamente o contrário.

Quem explica é Dr. Fernando Sampaio, cardiologista da CardioPro, clínica de cardiologia da Ápice Medicina Integrada, de Sorocaba. “Os exercícios físicos são fundamentais para a saúde de todo o organismo, principalmente do coração. Alguns pensam que devem interromper qualquer atividade física, se estiverem com alguma cardiopatia, mas, quando o exercício for recomendado pelo cardiologista e acompanhado por um profissional, fortalecerá o coração, promovendo benefícios à saúde”, indica.

Apesar de ter uma vida dinâmica e repleta de atividades físicas, o cirurgião-dentista Carlos Roberto de Lima, de 60 anos, foi surpreendido com um diagnóstico de artérias comprometidas. “Eu fiz atividade física durante toda a minha vida e, por conta de histórico de infarto na família, sempre me cuidei”, explica Lima. Após um cateterismo e uma angioplastia, ambos realizados em 2015, o dentista retornou à sua rotina de exercícios, seguindo orientação médica. “Caso tivesse uma vida sedentária, talvez eu não estaria aqui hoje. O que me salvou foi o cuidado anterior”, afirma. Hoje, o dentista joga futebol duas vezes por semana, além de praticar musculação e diz se sentir tão bem quanto antes dos procedimentos cirúrgicos.

De acordo com o cardiologista da CardioPro na Ápice Medicina Integrada, a melhora ocorre pois o coração é um músculo e assim como todos os outros é fortalecido com os exercícios. “Você costuma sentir o bíceps fortificado e maior após algumas semanas de musculação. Com o coração acontece a mesma coisa. O exercício aeróbico fortalece o órgão, melhorando seu desempenho, fazendo surgir novas ramificações de vasos sanguíneos, além de aumentar a resistência cardiovascular, dentre outros benefícios”, destaca.

Dr. Fernando explica que o coração de quem pratica exercício físico regular trabalha realizando menos esforço do que o de uma pessoa sedentária. “O coração de um atleta consegue bombear um volume muito maior de sangue a cada batimento. Um órgão fortalecido bombeia mais sangue com menos batimentos e consegue realizar atividades que exigem mais esforço, sem sentir cansaço precoce”, exemplifica.

Em quase todos os casos de doenças cardiovasculares é recomendada a prática de exercícios físicos, mas há exceções. Pessoas que possuem cardiomiopatia hipertrófica, que é uma doença que causa o crescimento do músculo cardíaco para dentro da cavidade, não devem praticar atividade física, pois o risco é grande. Certos tipos de arritmia, doença coronariana de difícil controle e outras doenças cardíacas mais raras igualmente contraindicam a atividade física.

“O risco aumenta se não tiver a devida orientação médica. O ideal é sempre consultar um especialista. O cardiologista dará o diagnóstico do problema e orientará o tratamento adequado, o tipo e a intensidade de exercício físico que seja mais seguro, com risco reduzido e controlado, trazendo benefício à saúde”, conclui.

A Ápice Medicina Integrada fica na Rua Eulália Silva, 214, no Jardim Faculdade, em Sorocaba (SP). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3229-0202, pelo site: apice.med.br ou pelo Facebook: facebook.com/apicemedicinasorocaba.

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais