(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Crise econômica fomenta segmento de consultoria empresarial

A queda no consumo e na rentabilidade das empresas brasileiras, decorrentes da crise econômica, fizeram expandir o mercado de consultoria empresarial. As organizações buscam, nesse tipo de serviço, uma maneira mais eficiente de gerir seus negócios, enxugando custos e planejando cada passo, para ultrapassar o mau momento da economia do país.

A Basseifer, que atua na comercialização de aço e ferro, com sede em Sorocaba (SP), sentiu fortemente o impacto da baixa nas vendas no segmento da construção civil. Como as construtoras, atualmente, mantêm um grande estoque de imóveis, tiveram que brecar a construção de novos edifícios. Desta maneira, a retração do setor também trouxe um grande desafio para a diretoria da empresa. O controle acirrado das finanças não foi o suficiente para fazer com que parasse de derrapar em meio à turbulência econômica pela qual o Brasil ainda passa.

Por conta disso, decidiu-se pela contratação de uma consultoria externa, com o objetivo de traçar um novo planejamento econômico-financeiro, que colocasse a empresa novamente nos trilhos. “A consultoria trouxe uma nova perspectiva para o negócio, ampliando nossa visão para itens a que pouco nos atentávamos”, afirma o sócio-diretor da Basseifer, José Rocha de Oliveira.

Uma das principais ações que ajudou no desafogamento da organização foi a minimização do desperdício na linha de produção e na utilização dos insumos. Além disso, apostou-se em um realinhamento da gestão e no planejamento detalhado das ações para 2017, em busca de resultados positivos. “Com uma melhor margem para o trabalho, agora, estamos elaborando um plano para aumentar a demanda pelo nosso serviço”, conta Oliveira.

Nos dias de hoje, a experiência com gestão de crise é exigida dos profissionais que oferecem consultoria empresarial, conta Walber Almeida Xavier de Sousa, diretor da AXS Consultoria Empresarial. “Para ganhar competitividade, as empresas precisam racionalizar os gastos e planejar o foco de atuação. No entanto, cerca de 80% das organizações não sabem sequer se apresentam lucro ou prejuízo. Sem estes indicativos, fica impossível alcançar um resultado eficaz”, alerta o especialista, que contabiliza crescimento de 45% na procura por seus serviços desde o início da crise no país, em 2014.

Planejar para crescer

Para Walber, o planejamento econômico-financeiro das empresas ainda é um gargalo a ser solucionado. Buscando um controle interno mais apurado, a Roma Clicheria, do setor de impressão de embalagens, com sede em Valinhos (SP), contratou um serviço de consultoria, para que colocasse em prática um planejamento que deverá fazer com que a empresa cresça nos próximos dois anos.

A proposta de trabalho é organizar as informações, para que seja possível visualizar índices mais apurados das operações financeiras da empresa, fornecendo dados precisos à gerência para a tomada assertiva de decisões. “Já estamos trabalhando há oito meses nesse processo e ajustando as planilhas, para saber a real situação do negócio e onde podemos ajustar os gastos e, com isto, dar um importante passo rumo ao crescimento”, explica o sócio-diretor Naldo José Dago Júnior.

O especialista Walber destaca que a principal missão da consultoria empresarial é entender qual a real necessidade da empresa e suas deficiências nos procedimentos internos e na administração financeira. “Ao identificarmos os pontos fortes e fracos da gestão, buscamos soluções que, uma vez implantadas, passarão a ser rotina às equipes, trazendo precisão e resultados ainda melhores”, finaliza. 

“Sorocaba At Home” reúne músicos cristãos em prol da arrecadação de alimentos para famílias vulneráveis

Live acontece neste sábado, 2/5, a partir das 20h, pelo canal no YouTube: Sorocaba At Home. Em meio às dificuldades nascem grandes...

Leia Mais

Advogada de Sorocaba orienta sobre regras de trabalho home office em meio à pandemia

Dra. Fernanda Pereira da Silva falou ao Correio do Interior sobre as regras de modo de trabalho home office A pandemia do novo...

Leia Mais

Bazar Solidário MMartan da APAE Sorocaba acontece nos dias 15 e 16 de junho

Produtos da loja MMartan estarão com descontos de até 50%, parte da renda obtidas com as vendas será destinada à...

Leia Mais