(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Dores intensas nas articulações podem indicar bursite

Doença é caracterizada pela inflamação das bursas, estrutura presente entre as articulações; médico ortopedista explica sobre diagnóstico, prevenção e tratamento.

Dor aguda e rigidez na articulação, sensibilidade ao pressionar, calor e inchaço no ombro, cotovelo ou quadril. Esses sintomas são caraterísticos da bursite, que é a inflamação da bolsa sinovial, estrutura preenchida com líquido, localizada entre os tendões e ossos das articulações.

Dr. João Paulo Sobreiro, médico ortopedista especialista em cirurgia do ombro da clínica Ápice Medicina Integrada, de Sorocaba (SP), explica que a síndrome do impacto torna as pessoas fortes candidatas à sofrer com bursite. “Quando as pessoas têm o osso acrômio curvo (tipo II e III). Esses pacientes têm uma predisposição maior, que aliado a movimentos repetitivos, principalmente os acima da linha dos ombros”, fala.

Outras causas para o surgimento da inflamação nas bursas incluem traumas e infecções. “Em geral, todo quadro que afete diretamente as articulações, como as pancadas, lesões, gota, reumatismos e alguns tipos de infecções virais ou bacterianas, têm potencial para fazer surgir os quadros de dor e calor local. Pessoas em idade avançada também estão mais propensas”, completa o ortopedista.

O diagnóstico do problema se dá pela análise dos sintomas e do perfil do paciente, juntamente com a realização de exames de imagem. “Radiografia, ultrassonografia e ressonância magnética contribuem para a correta identificação da bursite”, detalha o especialista da Ápice Medicina Integrada.

O tratamento envolve uma série de medidas, começando pelas mais simples. “Repouso, aplicação de bolsas de gelo no local e uso de analgésicos ajudam a melhorar os sintomas. No entanto, em casos mais graves, é preciso adotar outras medidas, como fisioterapia, uso de antibióticos (quando se trata de infecção), injeções de corticoides e, até mesmo, a cirurgia”, elenca Dr. João Paulo.

Visto que as opções de tratamento são amplas, é importante o acompanhamento de um médico especialista, que irá orientar a melhor opção para cada caso. “Tratamento inadequado, ou negligenciar os sintomas e não tratar, pode provocar complicações, como a bursite crônica, de difícil melhora”, alerta o ortopedista.

A prevenção da bursite é efetiva em alguns casos, como naqueles causados por gota e movimentos repetitivos. “Evitar a má postura e a execução de movimentos repetitivos é uma boa maneira de prevenir a doença. Praticar atividades físicas, manter o peso ideal e seguir uma alimentação saudável também contribuem positivamente”, conclui Dr. João Paulo.

A Clínica Ápice Medicina Integrada está localizada na Rua Eulália da Silva, 214, no Jardim Faculdade, em Sorocaba/SP. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3229-0202 ou pelo site: www.apice.med.br.

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais