Dor nos joelhos, principalmente ao subir ou descer escadas, ajoelhar ou sentar com as pernas cruzadas. Estes sintomas são comuns a uma doença caracterizada pelo desgaste da patela, um dos ossos que compõe a articulação dos joelhos: a disfunção femoro patelar, mais conhecida por condromalácia patelar, comum em atletas (a exemplo dos corredores, que exigem mais das articulações), mas que pode acometer qualquer pessoa.
A patela é um pequeno osso localizado na região frontal do joelho, facilmente visualizado devido à saliência anatômica, conhecida popularmente como a “rótula do joelho”, como explica Dr. Mauricio Mod, médico ortopedista especialista em cirurgia do joelho da clínica Ápice Medicina Integrada, de Sorocaba (SP). “A patela tem uma superfície coberta por cartilagem, que fica em contato com a cartilagem da tróclea do fêmur. Quando ocorre a deterioração, os tecidos ósseos ficam em atrito, o que provoca quadros de dor”, comenta o médico.
As causas da condromalácia patelar ainda não são totalmente esclarecidas, no entanto, alguns fatores podem colaborar para o surgimento. “Traumas locais, excesso de peso, estresse da articulação por movimentos repetitivos, uso constante de sapatos de salto e musculatura fraca são condições que predispõe ao aparecimento do quadro”, elenca o ortopedista.
O diagnóstico pode ser obtido a partir da análise clínica dos sintomas e de exames de imagem. “Conhecer o histórico do paciente e observar alterações na radiografia e ressonância magnética são os caminhos para o diagnóstico preciso da condromalácia, que deve ser feito, preferencialmente, por um ortopedista especialista em joelhos”, afirma Dr. Mauricio.
Existem diversos níveis de comprometimento patelar, o que exige diferentes formas de abordar uma solução. “O tratamento do desgaste da patela depende do nível de desgaste da região e pode incluir, desde mudanças de hábitos, uso de anti-inflamatórios, infiltração de medicamentos e fisioterapia, necessitando, até mesmo, de cirurgia, nos casos mais severos”, detalha o médico, que completa. “Não existe cura definitiva para o mal, no entanto, pode-se amenizar a dor, diminuir os sintomas e proporcionar qualidade de vida aos que sofrem com o problema”, conclui o especialista em cirurgia de joelho.
A prevenção da condromalácia se dá com a manutenção do peso adequado, fortalecimento muscular, evitar a prática de atividades físicas de alta intensidade sem acompanhamento especializado e diminuir a frequência dos movimentos repetitivos, além de consultar um médico ortopedista regularmente.
A Ápice Medicina Integrada fica localizada na Rua Eulália Silva, 214, no Jardim Faculdade, em Sorocaba (SP). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3229-0202, pelo site: apice.med.br ou pelo Facebook: facebook.com/apicemedicinasorocaba.
Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...
Leia MaisSegundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...
Leia MaisChamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...
Leia Mais