(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Falta de cuidado com lentes de contato coloca em risco a saúde dos olhos

Médicos alertam que os problemas podem variar de uma simples irritação até a perda da visão.

A combinação de sol, calor e umidade acende o sinal de alerta para quem utiliza lentes de contato, seja por estética ou para enxergar melhor, pois o risco de contaminação é grande.

O que acontece, segundo a Dra. Adriana Forseto, médica oftalmologista do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), é que as altas temperaturas, somadas à umidade, criam um ambiente propício à proliferação de bactérias e fungos que podem causar, desde uma simples irritação até problemas mais graves. “Em dias quentes, o risco de ceratites infecciosas (úlceras de córnea causadas por fungos, bactérias e protozoários) é maior e com risco agravado em usuários de lentes de contato. Na grande maioria das vezes, esse problema é causado por bactérias e, dentre elas, uma em particular, a Pseudomonas aeruginosa apresenta potencial para acometer profundamente a córnea, podendo levar à perfuração e necessidade de realização de transplante de urgência”, esclarece a médica.

E, quando se fala em contaminação, vale lembrar que as mãos são o principal veículo transmissor e devem ser lavadas antes do manuseio das lentes. Já, os estojos são um perigo à parte. A orientação é que estejam limpos, devendo ser lavados semanalmente, de preferência com a mesma solução das lentes de contato, trocados a cada 3 meses e, por último, que permaneçam longe de ambientes úmidos, como os banheiros. “ Geralmente, por praticidade, as pessoas escolhem os banheiros como local para os cuidados (limpeza) e armazenamento de suas lentes. Porém, ali é onde temos o ambiente mais favorável para a proliferação de microrganismos, pela própria umidade local”, explica a médica.

Para as mulheres, os pincéis de maquiagem também podem levar para os olhos algo a mais que o colorido dos cosméticos. Se sujos e úmidos, esses acessórios também escondem microrganismos, por isto, devem ficar distantes do banheiro. A oftalmologista destaca que, onde existe água, há risco para os usuários de lentes. “Um fator pouco divulgado é o hábito de banhar-se, ou nadar, com as lentes. Na água, encontramos um protozoário, a Acanthamoeba, que costuma aderir às lentes de contato, levando a um quadro de ceratite infecciosa de difícil tratamento, que geralmente deixa o paciente com sequelas”, alerta.

Respeitar a data de validade das lentes também é aconselhável e, com exceção das descartáveis, todas precisam ser higienizadas com a solução específica para cada tipo e, ainda, desinfetadas. Também não é aconselhável dormir com elas, pois, segundo a médica, durante o sono, há o risco de redução na quantidade de oxigênio entre a lente e a córnea, o que favorece a proliferação de bactérias e fungos.

As lentes são um ótimo recurso para pessoas com problemas de visão, pois permitem que se tenha mais qualidade de vida, com liberdade e conforto, porém, podem ser um risco desnecessário, caso o paciente ignore os cuidados, alerta a oftalmologista.

Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.bos.org.br ou pelo telefone: (15) 3212-7000.

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais