(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Fevereiro Roxo conscientiza para o combate ao Lúpus, Mal de Alzheimer e à Fibromialgia

Campanha destaca três doenças incuráveis, para incentivar o diagnóstico precoce, melhorar a qualidade de vida e aumentar a sobrevida dos pacientes.

Lúpus, Mal de Alzheimer e Fibromialgia. Essas três doenças incuráveis acometem milhares de pessoas no Brasil, causando dores agudas e sofrimento aos doentes e suas famílias. Para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce para o combate desses males foi criada a campanha nacional Fevereiro Roxo.

 

Neste ano, a iniciativa destaca o tema “Se não houver cura que, no mínimo, haja conforto”, para reforçar a necessidade de tratar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos doentes. Independentemente da doença, saber reconhecer os sinais e procurar ajuda médica precocemente é fundamental para alcançar bons resultados com o tratamento e, por isto, as especialistas do Centro Médico São José (CMSJ), de Cerquilho (SP), reuniram orientações e indicações acerca do assunto.

 

A reumatologista do CMSJ, Dra. Karine Kefler, explica que o lúpus é uma doença autoimune, sem causa conhecida, porém com fatores desencadeantes já estudados, como: estresse emocional ou físico, exposição solar, infecções por vírus ou bactérias, dentre outros. No lúpus o próprio sistema imunológico inicia uma agressão às células do organismo, podendo afetar articulações, pele, rins e sistema nervoso central, por exemplo. Podem ocorrer lesões tão graves, que se não forem tratadas adequadamente, podem levar à falência do órgão afetado ou até a morte em alguns casos.

 

A médica esclarece que os sintomas mais comuns desse mal incluem: dor articular, fadiga, febre e lesões de pele, que podem se confundir com outros diagnósticos dermatológicos. O tratamento depende muito do órgão ou sistema afetado e inclui sobretudo o uso de corticoides e imunossupressores. Ainda não há cura estabelecida para a doença, mas sim, controle dos sintomas e da atividade dela no organismo.

Com alguns sintomas semelhantes ao lúpus, a fibromialgia também causa dores fortes, que podem perdurar por meses. Dra. Karine frisa que também é comum sentir fadiga, dor muscular difusa e mal definida, dificuldades cognitivas, dor de cabeça e formigamentos pelo corpo, dentre outros indícios. “Esses sintomas são característicos de várias doenças, por isso, é importante procurar um médico especialista, para que a causa seja descoberta e tratada adequadamente”, pontua.

 

A doença é mais comum em mulheres (cerca de 70% dos casos). Portadores de artrite reumatoide e lúpus também podem vir a sofrer com fibromialgia. “O tratamento da fibromialgia é multidisciplinar. Medicamentos contra a dor podem ajudar, mas também é preciso fazer uso de antidepressivos, buscar atendimento psicológico e praticar exercícios físicos, especialmente os aeróbicos, acompanhados por um profissional competente” complementa a reumatologista do Centro Médico São José.

 

Igualmente semelhante, o Mal de Alzheimer é uma doença que não tem cura, mas que pode ser prevenida e tratada, de acordo com Dra. Ana Paula Ribeiro Zozolotto, médica especialista em Psiquiatria do CMSJ. “É preciso ficar atento aos primeiros sinais, que costumam surgir após os 60 anos e que podem incluir perda de memória, dificuldades em lembrar os dias da semana, perder-se em locais familiares, mudanças de humor, dentre outros”, esclarece.

 

Ao observar esses fatores, é preciso procurar ajuda médica especializada, para que a causa seja diagnosticada com precisão e a progressão da doença retardada o máximo possível. “Uma equipe médica multidisciplinar, com psiquiatra, neurologista e demais profissionais são fundamentais para que o tratamento tenha resultados positivos em amenizar os sintomas e desacelerar o avanço da doença, a fim de proporcionar melhor qualidade de vida à pessoa, mesmo na fase mais grave do quadro”, afirma.

 

Embora não exista uma receita exata para a prevenção, os especialistas acreditam que manter a memória ativa, ter uma vida social prazerosa, fazer exercícios físicos regularmente e não fumar são formas de combater o surgimento do mal.

 

Independentemente da doença que acometa a pessoa, o tratamento digno e que amenize os sintomas é um direito de todos. Além de incentivar a conscientização para o diagnóstico precoce desses males, a campanha nacional Fevereiro Roxo também faz um alerta nesse sentido.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3288-4848, pelo site: www.centromedicosaojose.com.br ou pelo Facebook: www.facebook.com/centromedicosaojose.

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais