(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Fumantes passivos também são propensos a doenças respiratórias e cardiovasculares

  • Médico pneumologista alerta sobre os riscos de inalar a fumaça de produtos derivados do tabaco em ambientes fechados.

Em 29 de agosto, é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, marcado para conscientizar a população sobre os malefícios do tabaco. Organizações antitabaco e especialistas aproveitam a data para alertar sobre os riscos a que também estão expostos os fumantes passivos, aqueles que acabam inalando a fumaça de cigarros, narguilés, charutos ou cachimbos em ambientes fechados.

Dr. José Rosalvo S. Maia, médico pneumologista do Hospital Evangélico de Sorocaba, explica que, quando frequentemente expostos aos componentes tóxicos da fumaça em espaços abertos, os não fumantes podem apresentar sintomas em curto prazo, como: dor de cabeça e crises de tosse e asma. Contudo, nos espaços fechados, onde não há circulação de ar, os problemas aumentam. “O local onde uma pessoa fumou recentemente é poluído com as substâncias nocivas e cancerígenas presentes nos produtos derivados do tabaco, que contribuem para o desenvolvimento de derrames, câncer no pulmão, vias aéreas, brônquios, fígado e bexiga”, adverte.

A inalação indireta desses componentes é perigosa e prejudicial à saúde. “Quem está em contato com as toxinas pode sofrer com os mesmos males que um tabagista”, esclarece Dr. Rosalvo.

Segundo o pneumologista do Hospital Evangélico de Sorocaba, as crianças que convivem com pais que fumam são vítimas indefesas. “A criança tem maior probabilidade de desenvolver reações alérgicas e infecções das vias aéreas”, ressalta. Na gravidez, as mulheres dependentes do tabaco enfrentam complicações, podendo induzir ao parto prematuro ou abortamento espontâneo. Já, na amamentação, os bebês estão mais propensos aos problemas respiratórios.

O especialista recomenda que não fumantes evitem frequentar locais onde há pessoas consumindo produtos derivados do tabaco. A Lei Antifumo proíbe fumar em lugares públicos e privados, total e parcialmente fechados, para garantir essa proteção à saúde. “A melhor prevenção é parar de fumar, pois o tabagista irá melhorar sua saúde e qualidade de vida, além de não prejudicar aqueles que estão ao seu redor. Se não for possível interromper o hábito, é recomendável que fume em lugares abertos e ventilados”, aconselha.

O Hospital Evangélico de Sorocaba conta com exames que auxiliam no diagnóstico de doenças relacionadas ao sistema respiratório e cardiovascular, como radiografia de tórax, tomografia computadorizada, teste ergométrico, broncoscopia, entre outros. Outras informações podem ser obtidas pelo site: hospitalevangelico.org.br ou pelo telefone: (15) 2101-6600.

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais