(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

GENS ESAMC, Poiato Recicla e Unesp de Sorocaba firmam parceria em projetos de reciclagem de bitucas de cigarros

Estudos visam eliminar toxinas das bitucas e criar novas formas de tratamento, além de produtos não-tóxicos.

O GENS (Grupo de Estudos de Negócios Sustentáveis) da faculdade ESAMC Sorocaba é constituído por pesquisadores e alunos, que se dedicam a desenvolver estudos sobre produtos e serviços de inovação em negócios sustentáveis. A bituca de cigarro é alvo de pesquisa que preocupa o grupo, pois, em apenas um cigarro, existem mais de 4 mil substâncias tóxicas, sendo um dos maiores vilões da saúde e do meio ambiente.

Pensando em eliminar, ao máximo, as toxinas presentes nas bitucas e elaborar novas formas de tratamento, além da criação de produtos não-tóxicos, o GENS ESAMC, junto com a usina de reciclagem de resíduos de cigarro, a Poiato Recicla, acaba de firmar parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Sorocaba.

De acordo com o professor e diretor do GENS ESAMC, Dr. Antonio Carlos da Silva, a UNESP cederá sua moderna estrutura laboratorial para as análises de elementos químicos encontrados nas bitucas. " As pesquisas envolverão alunos e professores de engenharia química e ambiental, tanto da ESAMC, quanto da UNESP. Temos a certeza de que novos projetos surgirão com esta parceria em prol da sustentabilidade", destaca.

A Poiato Recicla é a primeira usina de reciclagem de resíduos de cigarro do país, com sede em Votorantim (SP) e disponibilizará os resíduos e experimentos, já realizados pela empresa, para as novas pesquisas. "A Poiato já recolheu mais de 12 milhões de bitucas de cigarro em Sorocaba e região. Estes resíduos tóxicos foram levados para a usina e processados nas máquinas. Logo em seguida, ganharam forma de papel utilizado em blocos, cadernos, entre outros materiais úteis", explica Marcos Poiato, diretor comercial.

O diretor do campus da Unesp em Sorocaba, André Henrique Rosa, enfatiza que a parceria estreitará os laços de cooperação entre as instituições. "Trata-se de um projeto interessante do ponto de vista tecnológico, que visa o aproveitamento de um resíduo, que cresce anualmente no mundo, para à obtenção de um novo produto, com alto valor agregado, que poderá ser utilizado em diferentes aplicações ambientalmente sustentáveis", frisa.

Além da realização de projetos e estudos em negócios sustentáveis, o GENS ESAMC oferece também consultoria às organizações públicas, privadas e ao terceiro setor, sobre política nacional de resíduos sólidos (reciclagem e logística reversa), estudos de viabilidade financeira, relatórios de sustentabilidade e riscos ambientais.

Para mais informações sobre o GENS ESAMC e parcerias, acesse no Facebook: GENS-ESAMC ou envie e-mail para: antonio.carlos.silva@esamc.br ou helio.pereira@esamc.br .

 

“Sorocaba At Home” reúne músicos cristãos em prol da arrecadação de alimentos para famílias vulneráveis

Live acontece neste sábado, 2/5, a partir das 20h, pelo canal no YouTube: Sorocaba At Home. Em meio às dificuldades nascem grandes...

Leia Mais

Advogada de Sorocaba orienta sobre regras de trabalho home office em meio à pandemia

Dra. Fernanda Pereira da Silva falou ao Correio do Interior sobre as regras de modo de trabalho home office A pandemia do novo...

Leia Mais

Bazar Solidário MMartan da APAE Sorocaba acontece nos dias 15 e 16 de junho

Produtos da loja MMartan estarão com descontos de até 50%, parte da renda obtidas com as vendas será destinada à...

Leia Mais