(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

GENS ESAMC, Poiato Recicla e Unesp de Sorocaba firmam parceria em projetos de reciclagem de bitucas de cigarros

Estudos visam eliminar toxinas das bitucas e criar novas formas de tratamento, além de produtos não-tóxicos.

O GENS (Grupo de Estudos de Negócios Sustentáveis) da faculdade ESAMC Sorocaba é constituído por pesquisadores e alunos, que se dedicam a desenvolver estudos sobre produtos e serviços de inovação em negócios sustentáveis. A bituca de cigarro é alvo de pesquisa que preocupa o grupo, pois, em apenas um cigarro, existem mais de 4 mil substâncias tóxicas, sendo um dos maiores vilões da saúde e do meio ambiente.

Pensando em eliminar, ao máximo, as toxinas presentes nas bitucas e elaborar novas formas de tratamento, além da criação de produtos não-tóxicos, o GENS ESAMC, junto com a usina de reciclagem de resíduos de cigarro, a Poiato Recicla, acaba de firmar parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Sorocaba.

De acordo com o professor e diretor do GENS ESAMC, Dr. Antonio Carlos da Silva, a UNESP cederá sua moderna estrutura laboratorial para as análises de elementos químicos encontrados nas bitucas. " As pesquisas envolverão alunos e professores de engenharia química e ambiental, tanto da ESAMC, quanto da UNESP. Temos a certeza de que novos projetos surgirão com esta parceria em prol da sustentabilidade", destaca.

A Poiato Recicla é a primeira usina de reciclagem de resíduos de cigarro do país, com sede em Votorantim (SP) e disponibilizará os resíduos e experimentos, já realizados pela empresa, para as novas pesquisas. "A Poiato já recolheu mais de 12 milhões de bitucas de cigarro em Sorocaba e região. Estes resíduos tóxicos foram levados para a usina e processados nas máquinas. Logo em seguida, ganharam forma de papel utilizado em blocos, cadernos, entre outros materiais úteis", explica Marcos Poiato, diretor comercial.

O diretor do campus da Unesp em Sorocaba, André Henrique Rosa, enfatiza que a parceria estreitará os laços de cooperação entre as instituições. "Trata-se de um projeto interessante do ponto de vista tecnológico, que visa o aproveitamento de um resíduo, que cresce anualmente no mundo, para à obtenção de um novo produto, com alto valor agregado, que poderá ser utilizado em diferentes aplicações ambientalmente sustentáveis", frisa.

Além da realização de projetos e estudos em negócios sustentáveis, o GENS ESAMC oferece também consultoria às organizações públicas, privadas e ao terceiro setor, sobre política nacional de resíduos sólidos (reciclagem e logística reversa), estudos de viabilidade financeira, relatórios de sustentabilidade e riscos ambientais.

Para mais informações sobre o GENS ESAMC e parcerias, acesse no Facebook: GENS-ESAMC ou envie e-mail para: antonio.carlos.silva@esamc.br ou helio.pereira@esamc.br .

 

Bazar Solidário MMartan da APAE Sorocaba acontece nos dias 15 e 16 de junho

Produtos da loja MMartan estarão com descontos de até 50%, parte da renda obtidas com as vendas será destinada à...

Leia Mais

Tradicional “Arraiá Junino” da APAE Sorocaba acontece nos dias 7 e 8 de junho

Chegou o momento de usar o traje caipira para participar do tradicional “Arraiá Junino”, da APAE Sorocaba que será...

Leia Mais

ADV busca voluntários para ajudar na última semana da 104ª Festa Junina de Votorantim

Público encontra deliciosas receitas preparadas com milho na barraca da instituição. A 104ª Festa Junina de...

Leia Mais