(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Hipertensão mata um brasileiro a cada dois minutos

A hipertensão é um mal que, se não tratado adequadamente, pode levar à morte. A Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) contabiliza que, a cada dois minutos, um brasileiro vai a óbito por conta de complicações decorrentes da doença. Em um ano, o número chega a 300 mil mortes, somente no país.

Segundo ainda a SBH, 30% dos brasileiros sofrem com pressão alta, índice que pode chegar a 50% entre os idosos. Este número, projetado para Sorocaba, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica mais de 195 mil pessoas com a doença na cidade.

A hipertensão arterial, acontece quando o sangue bombeado pelo coração percorre com maior pressão nos vasos do corpo humano. Isto danifica as camadas internas das veias, que são finas e delicadas. Com isso, os vasos tornam-se endurecidos e estreitos, podendo, com o passar dos anos, entupir ou romper. Esse quadro clínico, de acordo com a SBH, é responsável por 40% dos infartos no Brasil, assim como 80% dos acidentes vasculares cerebrais e 25% dos casos de insuficiência renal. Além disso, a hipertensão também pode causar insuficiência cardíaca, lesões que afetam o cérebro e cegueira.

Dr. Luiz Antonio Della Rosa Castanho, médico cardiologista do Hospital Evangélico de Sorocaba, acredita que o alto índice de mortalidade decorrente da pressão alta ainda seja por falta de conscientização sobre as medidas preventivas. “A hipertensão é uma doença ‘silenciosa’. Quando grave, prolongada e não tratada, apresenta sintomas, como: dor de cabeça, falta de ar, dispneia, náuseas, agitação, visão borrada. Assim, a pessoa só tomará consciência da gravidade quando o problema estiver em estado do alerta”, expõe o especialista.

Ele destaca que a hipertensão pode ser herdada geneticamente, mas um dos grandes fatores de risco - e que faz aumentar o número de diagnósticos - é o sedentarismo. “A falta de exercício físico traz uma série de fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença, como: má alimentação e estresse, que tem como consequência o sobrepeso. O consumo de álcool, cigarro e sal em excesso também podem ocasionar o surgimento e o agravamento da doença”, explica. 

Apesar de não ter cura, a hipertensão pode ser tratada de diversas formas, conforme explica o cardiologista do Hospital Evangélico de Sorocaba. “Uma das principais recomendações é a mudança no estilo de vida, com a prática regular de exercício físico, controle de peso, alimentação saudável, além da diminuição do consumo de bebidas alcoólicas e do cigarro. Conforme a situação, não indicamos o tratamento por meio de medicamentos, apenas para quem já está com a saúde debilitada e apresente pressão arterial acima de 180/110. Mas, é importante ressaltar que a prevenção é essencial para o controle, o que poderá reduzir as intervenções médicas e, ainda, evitar custos com medicamentos”, conclui.

“Sorocaba At Home” reúne músicos cristãos em prol da arrecadação de alimentos para famílias vulneráveis

Live acontece neste sábado, 2/5, a partir das 20h, pelo canal no YouTube: Sorocaba At Home. Em meio às dificuldades nascem grandes...

Leia Mais

Advogada de Sorocaba orienta sobre regras de trabalho home office em meio à pandemia

Dra. Fernanda Pereira da Silva falou ao Correio do Interior sobre as regras de modo de trabalho home office A pandemia do novo...

Leia Mais

Bazar Solidário MMartan da APAE Sorocaba acontece nos dias 15 e 16 de junho

Produtos da loja MMartan estarão com descontos de até 50%, parte da renda obtidas com as vendas será destinada à...

Leia Mais