(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Hospital Evangélico de Sorocaba adquire avançado equipamento de imagem para centro cirúrgico

Arco cirúrgico de última geração garante agilidade, precisão e segurança em exames e cirurgias.

O Hospital Evangélico de Sorocaba (HES) acaba de adquirir um sofisticado arco cirúrgico, modelo OEC 9800 Plus da General Eletric, digital e de última geração, em um investimento próprio aproximado de R$ 500 mil.

O equipamento possibilita a elaboração de diagnósticos por imagem instantâneos, sendo a solução mais eficiente e o que existe de mais moderno atualmente nos centros cirúrgicos, apresentando qualidade superior das imagens e com baixa dose de radiação, reduzindo, ao máximo, as chances de risco à saúde de pacientes e profissionais. Seus diversos perfis de atuação permitem a captura precisa de imagens em diferentes áreas de especialidades médicas. Além disso, possui a função de fluoroscopia, subtração de imagem, roadmap e angiografia, o que possibilita a visualização da intervenção cirúrgica em tempo real e em movimento.

Segundo a coordenadora do centro cirúrgico do HES, enfermeira Mariana Tomé, o uso dessa função no intraoperatório é essencial para determinados procedimentos cirúrgicos nas áreas de ortopedia, urologia, neurocirurgia, cirurgia geral e vascular. “O novo arco cirúrgico possui várias aplicações específicas, além da qualidade excelente de imagem, trazendo ainda mais segurança ao cirurgião e paciente”, destaca.

Para o superintendente do HES, Marcello Burattini, a aquisição do equipamento é outro marco no processo de modernização e crescimento do hospital. “Nosso objetivo é seguir a tendência de modernização tecnológica, trazendo tecnologia de ponta a serviço dos nossos pacientes”, pontua.

O arco cirúrgico tem foco de alta resolução, graças ao seu intensificador digital de imagem, que proporciona detalhamento apurado dos exames, aumentando a qualidade do laudo e oferecendo ainda mais exatidão aos procedimentos.

O centro cirúrgico do HES possui quatro equipadas salas de cirurgias que funcionam 24 horas por dia. Em 2016, foram realizados mais de 4,5 mil procedimentos cirúrgicos no local, enquanto, apenas no primeiro semestre deste ano, a soma já ultrapassa os 2,4 mil.

Plano Diretor até 2023

A aquisição do arco cirúrgico faz parte da segunda fase de implantação do Plano Diretor do HES, iniciado em 2013 e com validade de dez anos, com a missão de tornar o hospital uma referência em atendimento na área da saúde em toda região e no estado de São Paulo, com foco em tratamentos e cirurgias de alta complexidade. O equipamento será utilizado no novo e moderno Centro Cirúrgico, que está em fase de modernização. Essa etapa conta, ainda, com a ampliação do atendimento em mais quatro andares do prédio assistencial do hospital (entrada pela Rua Imperatriz Leopoldina, n° 136), onde, além do novo Centro Cirúrgico, também funcionarão uma nova UTI, nova área de Oncologia e serviço de Day Clinic. A previsão de conclusão desse ciclo, que teve início neste ano, é em 2019.

A primeira etapa do Plano Diretor, de uma série de três, teve início em julho de 2015, quando inaugurou o Pronto Atendimento (PA) 24 horas, aprimorando o tempo de espera dos pacientes para 10 a 15 minutos e seu acolhimento por uma enfermeira, que avalia e classifica cada caso de acordo com o nível de risco e dá prioridade aos mais urgentes.

A terceira e última etapa desse processo de expansão e modernização do HES, com previsão de término até 2021, engloba a construção de um novo edifício para atendimentos gerais à população, oferecendo mais comodidade a todos, principalmente às pessoas que vêm de cidades mais distantes.

 

O plano todo demandará um aporte total de R$ 170 milhões no período.

Sobre o HES

Entidade privada, de caráter filantrópico, ligada à Associação Evangélica Beneficente (AEB) de São Paulo, o Hospital Evangélico de Sorocaba (HES) foi constituído em 1935, por uma turma de alunas, a “Classe Débora”, da Escola Dominical da Igreja Presbiteriana de Sorocaba. O grupo tinha como ideal fundar um hospital para suprir a demanda da população, que sofria com a falta de estrutura para atendimento médico-hospitalar na cidade.

Primeiramente, com o nome de Casa de Saúde de Sorocaba, funcionou em um pequeno espaço na Rua Manoel Lopes, nº 229. Mais tarde, em 1943, devido à necessidade de ampliação, foi adquirido pela AEB, que comprou o terreno, na Avenida General Carneiro, onde, até hoje, funcionam a parte administrativa do HES e o prédio assistencial, este com entrada pela Rua Imperatriz Leopoldina, nº 136.

Em 2012, uma nova etapa de reestruturação teve início, com o objetivo de adequar o hospital a um modelo moderno de gestão, vinculado à inovação tecnológica e administrativa, visando posicioná-lo como referência na área de saúde em toda a região e no estado de São Paulo. Tudo isso, sem deixar de lado o atendimento humanizado e acolhedor, característica marcante em suas mais de oito décadas de história.

 

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais