(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Instituto BOS e Departamento Cleber Godinho oferecem serviço de lentes de contato referência no país

Após um período de tratativas, desde fevereiro de 2020, o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) – Hospital Oftalmológico de Sorocaba (HOS) e o Departamento Cleber Godinho, de Belo Horizonte (MG), assinaram uma parceria de êxito em serviços à população.

O Departamento Cleber Godinho integra o Instituto BOS e é uma das principais referências em lentes de contato do Brasil. “O Dr. Cleber Godinho era meu tio e, há 25 anos, criou um curso que leva seu nome e formou muitos especialistas nessa área “, revela Dr. Eduardo Godinho.

O Dr. Cleber faleceu há quase três anos, mas os filhos, Dr. Rodrigo Godinho e Dra. Izabela Godinho, ao lado do primo Dr. Eduardo, mantêm o legado de conhecimento e excelência em serviços na área de lentes de contato. Isso segue no Instituto de Olhos de Belo Horizonte, mas, agora, está ao alcance também dos pacientes de Sorocaba e região.

Anteriormente, pacientes transplantados no BOS-HOS, com frequência, precisavam realizar o tratamento de reabilitação com lentes de contato em suas cidades de origem, que nem sempre tinham como acolher essas pessoas. “O carro-chefe aqui, no hospital, é o transplante de córneas. Nós viemos oferecer nosso conhecimento e nosso arsenal, pois temos disponíveis praticamente todos os tipos de lentes de contato do mercado. Agora, com essa parceria, o BOS está caminhando para se tornar o maior Departamento de Lentes de Contato do Brasil e de reabilitação pós-transplante, em escala não só nacional, como fora também do país. E, hoje, tem a filosofia de não precisar sair daqui para nada. O paciente chega, é avaliado, se houver indicação para transplante ele faz e, se não houver, a gente pode fazer a reabilitação também com a lente de contato”, pondera Dr. Eduardo.

A indicação de uso das lentes pode ocorrer, tanto no início, como no fim do tratamento. E a parceria veio para suprir a necessidade do BOS de cuidar igualmente da reabilitação dos pacientes. O diferencial do Departamento Cleber Godinho, além de trabalhar com todos os fabricantes do mercado, é ter a expertise de realizar alguns ajustes de forma manual, acelerando o processo de adaptação do paciente.

“Especialmente no chamado transplante penetrante, no qual são trocadas todas as camadas da córnea, com certeza, o paciente ficará com algum grau residual. Isso pode ser corrigido cirurgicamente ou clinicamente, usando óculos ou lentes. A lente tem a vantagem de corrigir o astigmatismo irregular da córnea e proporciona uma visão muito melhor que a dos óculos.

Dr. Rodrigo Godinho aponta, ainda, outro aspecto relevante do trabalho levado pelo Departamento Cléber Godinho até o público do BOS. O método adotado por eles tem foco no acolhimento e na fidelização do paciente. Além disso, pensando no aspecto do ensino, ele destaca a transmissão dessa mesma filosofia de trabalho humanizada aos médicos que estão sendo formados. “Nosso objetivo é somar esforços parra entregar um resultado o mais satisfatório possível. Também é preciso observar que a adaptação é uma coisa complexa e, muitas vezes, o paciente vem de uma trajetória bastante sofrida. Nós olhamos, além da técnica, o lado mais humano, que promove o acolhimento; nesse sentido, o que a gente faz vem complementar algo que o BOS também já faz, uma vez que o hospital mantém uma filosofia que tem muito a ver com a gente, de atender o paciente de forma individualizada e atenciosa. Aqui, eu me sinto em casa. E ampliar esse serviço e modelo de atendimento para fora de Belo Horizonte é satisfazer um desejo que meu pai tinha, de tornar mais acessível esse cuidado a todos”, completa Dr. Rodrigo.

O atendimento do Departamento Cleber Godinho está disponível para todos os pacientes que buscam os serviços do BOS-HOS, sejam eles de convênios médicos, SUS (Sistema Único de Saúde) ou particular. “Temos um serviço de altíssima qualidade, que é referência em todo o país, à disposição de todos os nossos pacientes, venham eles de onde for. Todos serão tratados com a mesma qualidade, eficiência e confiabilidade”, afirma Edil Vidal de Souza, superintendente do grupo BOS.

Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.bos.org.br ou telefone: (15) 3212-7000. O Banco de Olhos de Sorocaba e o Hospital Oftalmológico de Sorocaba estão localizados na Praça Nabek Shiroma, 205, no Jardim Emília, em Sorocaba (SP).

 

Campanha “Março Azul Marinho” conscientiza para prevenção do câncer colorretal

Ações realizadas neste mês de março buscam divulgar informações sobre o terceiro câncer que mais...

Leia Mais

Dia Mundial da Obesidade: a importância de uma vida saudável

Data conscientiza sobre o diagnóstico, tratamento e prevenção da obesidade. O “Dia Mundial da Obesidade”...

Leia Mais

BOS retoma a captação de córneas e retorna a patamares do pré-pandemia

    O desenvolvimento de um protocolo eficiente, além do respeito às medidas sanitárias, são fatores...

Leia Mais