(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Instituto BOS e Departamento Cleber Godinho oferecem serviço de lentes de contato referência no país

Após um período de tratativas, desde fevereiro de 2020, o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) – Hospital Oftalmológico de Sorocaba (HOS) e o Departamento Cleber Godinho, de Belo Horizonte (MG), assinaram uma parceria de êxito em serviços à população.

O Departamento Cleber Godinho integra o Instituto BOS e é uma das principais referências em lentes de contato do Brasil. “O Dr. Cleber Godinho era meu tio e, há 25 anos, criou um curso que leva seu nome e formou muitos especialistas nessa área “, revela Dr. Eduardo Godinho.

O Dr. Cleber faleceu há quase três anos, mas os filhos, Dr. Rodrigo Godinho e Dra. Izabela Godinho, ao lado do primo Dr. Eduardo, mantêm o legado de conhecimento e excelência em serviços na área de lentes de contato. Isso segue no Instituto de Olhos de Belo Horizonte, mas, agora, está ao alcance também dos pacientes de Sorocaba e região.

Anteriormente, pacientes transplantados no BOS-HOS, com frequência, precisavam realizar o tratamento de reabilitação com lentes de contato em suas cidades de origem, que nem sempre tinham como acolher essas pessoas. “O carro-chefe aqui, no hospital, é o transplante de córneas. Nós viemos oferecer nosso conhecimento e nosso arsenal, pois temos disponíveis praticamente todos os tipos de lentes de contato do mercado. Agora, com essa parceria, o BOS está caminhando para se tornar o maior Departamento de Lentes de Contato do Brasil e de reabilitação pós-transplante, em escala não só nacional, como fora também do país. E, hoje, tem a filosofia de não precisar sair daqui para nada. O paciente chega, é avaliado, se houver indicação para transplante ele faz e, se não houver, a gente pode fazer a reabilitação também com a lente de contato”, pondera Dr. Eduardo.

A indicação de uso das lentes pode ocorrer, tanto no início, como no fim do tratamento. E a parceria veio para suprir a necessidade do BOS de cuidar igualmente da reabilitação dos pacientes. O diferencial do Departamento Cleber Godinho, além de trabalhar com todos os fabricantes do mercado, é ter a expertise de realizar alguns ajustes de forma manual, acelerando o processo de adaptação do paciente.

“Especialmente no chamado transplante penetrante, no qual são trocadas todas as camadas da córnea, com certeza, o paciente ficará com algum grau residual. Isso pode ser corrigido cirurgicamente ou clinicamente, usando óculos ou lentes. A lente tem a vantagem de corrigir o astigmatismo irregular da córnea e proporciona uma visão muito melhor que a dos óculos.

Dr. Rodrigo Godinho aponta, ainda, outro aspecto relevante do trabalho levado pelo Departamento Cléber Godinho até o público do BOS. O método adotado por eles tem foco no acolhimento e na fidelização do paciente. Além disso, pensando no aspecto do ensino, ele destaca a transmissão dessa mesma filosofia de trabalho humanizada aos médicos que estão sendo formados. “Nosso objetivo é somar esforços parra entregar um resultado o mais satisfatório possível. Também é preciso observar que a adaptação é uma coisa complexa e, muitas vezes, o paciente vem de uma trajetória bastante sofrida. Nós olhamos, além da técnica, o lado mais humano, que promove o acolhimento; nesse sentido, o que a gente faz vem complementar algo que o BOS também já faz, uma vez que o hospital mantém uma filosofia que tem muito a ver com a gente, de atender o paciente de forma individualizada e atenciosa. Aqui, eu me sinto em casa. E ampliar esse serviço e modelo de atendimento para fora de Belo Horizonte é satisfazer um desejo que meu pai tinha, de tornar mais acessível esse cuidado a todos”, completa Dr. Rodrigo.

O atendimento do Departamento Cleber Godinho está disponível para todos os pacientes que buscam os serviços do BOS-HOS, sejam eles de convênios médicos, SUS (Sistema Único de Saúde) ou particular. “Temos um serviço de altíssima qualidade, que é referência em todo o país, à disposição de todos os nossos pacientes, venham eles de onde for. Todos serão tratados com a mesma qualidade, eficiência e confiabilidade”, afirma Edil Vidal de Souza, superintendente do grupo BOS.

Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.bos.org.br ou telefone: (15) 3212-7000. O Banco de Olhos de Sorocaba e o Hospital Oftalmológico de Sorocaba estão localizados na Praça Nabek Shiroma, 205, no Jardim Emília, em Sorocaba (SP).

 

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais