(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Inverno rigoroso aumenta incidência de doenças respiratórias

 

Fragilidade do organismo, causada pelo frio e maus hábitos no dia a dia formam combinação perigosa para a saúde.

O frio chegou já tem algum tempo, no entanto, o inverno acabou de começar. A previsão é de que, em 2016, tenhamos um inverno rigoroso, diferente do enfrentado nos últimos anos, que apresentou temperaturas mais altas. Com isto, é preciso reforçar, não só os casacos e cobertores, mas também o cuidado com as doenças respiratórias, que encontram, nesta época, a oportunidade perfeita para proliferação.

Segundo Dra. Isabele Favoretto Peccini, otorrinolaringologista do Centro Médico São José, de Cerquilho (SP), as doenças respiratórias aproveitam-se do frio, pois a temperatura deixa o corpo mais vulnerável. “O frio diminui a imunidade, facilitando a entrada de vírus e bactérias no organismo. Com isso surgem dores de ouvido, espirros, tosses e coriza (nariz escorrendo), sintomas de doenças infecciosas, comuns nesta época, como as otites, sinusites, amigdalites, gripes e resfriados”, explica.

A baixa na imunidade acontece, pois o corpo passa a dedicar mais energia na manutenção da temperatura, reduzindo a potência do sistema imunológico. “Para evitar essa situação, é valido lembrar aqueles conselhos antigos de mãe e avó: sair de casa bem agasalhado, não se expor ao vento, não andar descalço, não beber líquidos gelados, evitar ficar com o cabelo molhado, dentre outros”, lembra Dra. Isabele.

Outro fator que contribui para doenças respiratórias é o hábito de usar blusas e cobertores que estavam esquecidos no guarda-roupa desde o inverno passado, dando “brecha” para as alergias. “Roupas e cobertores guardados há muito tempo acumulam poeira e ácaros, que causam alergias, como a rinite”, alerta a especialista.

Ainda segundo a otorrinolaringologista, as doenças respiratórias afetam, principalmente, crianças e idosos. “Crianças de até cinco anos possuem maior vulnerabilidade, pois ainda não tiveram contato com muitos tipos de vírus e bactérias, ou seja, têm o sistema imunológico mais fraco, ainda em desenvolvimento. Os idosos, por sua vez, possuem a imunidade baixa, pois, com o avanço da idade, as defesas enfraquecem naturalmente, daí a importância da vacinação contra gripe, realizada nesta época”, ilustra.

Uma das formas de evitar doenças respiratórias é a lavagem nasal com soluções de cloreto de sódio, os populares soros fisiológicos, além de evitar a exposição a fatores que estimulem seu surgimento. “A lavagem nasal com soro pode parecer algo simples, mas é importante, pois mantém as vias aéreas limpas e úmidas, dificultando a entrada dos micro-organismos. Também é importante beber bastante água, pois uma eventual desidratação contribui para baixar a imunidade”, revela a médica.

Outro fator de risco é ignorar os sinais do corpo, não procurar auxílio médico ou tomar remédios por conta própria. “Muitas pessoas não dão a devida importância a sinusites, resfriados ou outras doenças respiratórias mais fracas, ignorando-as ou fazendo o tratamento incorreto, o que pode causar complicações mais graves, como a pneumonia por aspiração de muco contaminado”, conclui.

Para evitar as doenças respiratórias e aproveitar o inverno da melhor maneira possível, é fundamental adotar hábitos adequados e seguir alguns cuidados, como:

  1. Agasalhar-se, antes de sair de casa pela manhã ou à tarde, para evitar exposição a baixas temperaturas;
  2. Lavar bem cobertores e roupas guardadas, pois a poeira e os ácaros presentes podem causar irritações e alergias;
  3. Manter os ambientes bem ventilados e com incidência direta de luz solar;
  4. Evitar locais fechados com aglomeração de pessoas;
  5. Manter janelas de carros e ônibus abertas;
  6. Lavar as mãos frequentemente e fazer o uso de álcool gel;
  7. Tomar as vacinas recomendadas para cada época do ano e faixa etária ou grupo de risco;
  8. Procurar um médico, sempre que sentir sintomas de doenças respiratórias, como: febre, tosse, espirros ou dores no corpo;
  9. Possuir bons hábitos alimentares e praticar exercícios físicos, para manter o sistema imunológico fortalecido.

Fonte: Centro Médico São José, de Cerquilho (SP).

“Sorocaba At Home” reúne músicos cristãos em prol da arrecadação de alimentos para famílias vulneráveis

Live acontece neste sábado, 2/5, a partir das 20h, pelo canal no YouTube: Sorocaba At Home. Em meio às dificuldades nascem grandes...

Leia Mais

Advogada de Sorocaba orienta sobre regras de trabalho home office em meio à pandemia

Dra. Fernanda Pereira da Silva falou ao Correio do Interior sobre as regras de modo de trabalho home office A pandemia do novo...

Leia Mais

Bazar Solidário MMartan da APAE Sorocaba acontece nos dias 15 e 16 de junho

Produtos da loja MMartan estarão com descontos de até 50%, parte da renda obtidas com as vendas será destinada à...

Leia Mais