Ler um livro pelo celular, tablet ou computador é cada vez mais comum, principalmente, entre a nova geração. O acesso e a participação em jogos virtuais também fazem parte da rotina de muitas crianças e adolescentes.
Com a modernidade, foi preciso uma mudança nos modelos de compreensão de mundo. Foi assim que surgiu o conceito de Letramento Digital. A expressão está relacionada ao bom uso da internet e de tecnologias associadas, não somente para o lazer e entretenimento, mas para o aprendizado ativo. É a capacidade de ler, escrever e confrontar criticamente as informações adquiridas no meio virtual.
De olho nessa evolução, o Objetivo Sorocaba Centro inseriu a disciplina de Letramento Digital na grade curricular dos alunos do ensino Fundamental I, a partir do início deste ano. Segundo o professor de Computação e Tecnologia, responsável pela disciplina, Alexsandro Sunaga, as crianças aprendem desde noções básicas para uso da internet até a utilização de ferramentas mais elaboradas para a produção no mundo digital. "O aprendizado de novas ferramentas amplia a criatividade da criança", frisa o educador.
Durante as aulas, também são abordados temas comportamentais importantes, como ética digital, incluindo os cuidados no uso da rede, segurança e como tratar os amigos com quem interage de forma on-line. "A presença na internet é como uma versão nossa no mundo digital. Assim como temos que ter educação, saber conversar com outras pessoas no nosso dia a dia 'real', no virtual também", elucida o professor.
Sunaga explica que, para estimular cada vez mais a participação dos alunos, são desenvolvidos vários projetos. As turmas do Fundamental I já produziram livros digitais, trabalhos de programação e criaram jogos. Por sua vez, os alunos do Fundamental II foram desafiados a construir uma cidade inteligente no jogo “Minecraft”. Durante a pandemia, o professor se utilizou de um servidor para dar andamento ao projeto. Cada estudante possui um login e senha de acesso e dá sua contribuição na construção dessa cidade. Para isso, eles têm que pesquisar sobre geração de energia limpa, como evitar a poluição, cuidados com a saúde e tudo mais que envolve a preservação do meio ambiente.
Qual a diferença entre letramento digital e alfabetização digital?
De forma simples, o alfabetizado digital é aquele que sabe como acessar a internet e fazer uma pesquisa no Google, por exemplo. Ele usa as redes sociais, visita os sites que mais gosta, assiste a vídeos, mas sempre de forma básica e limitada.
O letrado digital possui um conhecimento mais amplo. A pessoa consegue interagir com os ambientes digitais, domina as práticas de escrita e leitura nesse universo, sabe como fazer pesquisas da melhor forma, seleciona as informações que encontra e sabe quais são as melhores fontes para buscar determinados dados.
Por meio do letramento digital, a criança ou adolescente não aprende apenas a usar a tecnologia. Aprende a utilizar suas funções da melhor forma, em seu proveito e com respeito pelos demais. “Por isso, é importante para as crianças. Afinal, apesar de estarem inseridas no contexto do uso das tecnologias, precisam concentrar o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o futuro”, pontua o professor do Objetivo Sorocaba.
Benefícios do letramento digital
O letramento digital influencia no desenvolvimento da criança e no seu aprendizado. Esses benefícios se estendem para a adolescência e contribuem para a carreira.
Veja algumas das vantagens:
Estimula o raciocínio crítico e lógico.
Estimula a adaptação à sociedade atual e à futura. Consequentemente, as oportunidades surgem mais facilmente.
O letramento digital incentiva a colaboração entre as pessoas, em função do foco em projetos e atividades que necessitam de trabalho em equipe. Assim, ajuda a desenvolver as relações interpessoais, fundamentais para a vida em sociedade.
Uma das características do ser social e profissional do futuro é o domínio de múltiplas habilidades em diferentes áreas, que se complementam para formar um indivíduo mais completo.
As atividades estimulam a concentração e o engajamento, por meio de estratégias inspiradas nos games e pelos aspectos típicos da modernidade. A criança vence a barreira do desinteresse e foca nas aulas.
No meio digital, encontramos informações verdadeiras e aquelas com conteúdo duvidoso. Por isso, é fundamental que, desde cedo, as crianças recebam a alfabetização tecnológica e aprendam a desenvolver o pensamento crítico. Saibam conflitar dados e informações, procurar fontes confiáveis, não se deixar influenciar facilmente e refletir a respeito daquilo que estão lendo.
Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.objetivosorocaba.com.br ou pelo telefone: (15) 3332-9900. O Objetivo Sorocaba Centro fica localizado na Rua Arthur Gomes, 51, Centro.
Projeto “Camiseta do Bem” da Escola Portal, Reserva INK e Gerando Falcões promove solidariedade e estímulo à...
Leia MaisAtividades lúdicas potencializam Ensino Bilíngue Alunos da Escola Portal, de Sorocaba (SP), aprendem o novo idioma durante a...
Leia MaisEscola Portal traz o “Projeto Maker” com espaço destinado a criações e desenvolvimento de projetos, além...
Leia Mais