(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

MACS participa da Semana Nacional de Museus 2019 com evento na ESAMC Sorocaba

O evento em parceria com a Esamc vai acontecer entre os dias 13 e 19 de maio

Entre os dias 13 e 19 de maio, é comemorada a Semana Nacional de Museus do IBRAM, período que sugere discussões sobre a importância e presença dessas instituições no espaço contemporâneo.

O tema que norteia as atividades para prestigiar a data é sempre uma sugestão do ICOM (International Council of Museums) e, neste ano, o assunto escolhido foi “Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições”. A intenção é discutir o papel dos museus como centros emanadores e igualmente receptores de práticas, costumes e pensamentos da cultura brasileira.

Com base nessa proposta, o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), em parceria com a ESAMC Sorocaba, realizará um evento no auditório da faculdade, para discutir o tema: “Espaço Físico e Espaço Virtual”. A ideia é organizar uma mesa de discussões com três profissionais convidados: Prof. Dr. Fellipe de Andrade Abreu e Lima, Prof.ª Mestra Laura Mattos e a museóloga Prof.ª Claudia Porto. O encontro acontecerá no próximo dia 17/05, das 19h às 21h. Para participar, basta se inscrever pelo e-mail: macs@macs.org.br.

E paralelamente acontece um outro evento, desta vez só na internet: o #museumweek 2019, que reúne instituições culturais de todo mundo para comemorar o dia Internacional de Museus. O evento acontecerá na plataforma do Twitter, com base na proposta de “7 dias, 7 temas,7 hashtags”, ou seja, durante uma semana serão apresentados diversos temas como fotografia, exploração e brincadeiras, cada dia com uma hashtag diferente.  

Durante este período, temas serão discutidos e apresentados no Twitter do Mac Sorocaba, com a intenção de provocar o internauta a pensar e discutir sobre os assuntos propostos.

 Já segunda-feira, será o ponto alto desta edição, com a hashtag #womeninculture, onde museus do mundo inteiro irão se concentrar em mulheres que fizeram fama no mundo das artes, cultura, ciência e história.

 Na terça-feira, é a vez de #secretismw, onde a ideia é deixar os internautas observarem os bastidores do museu, a preparação, limpeza. A intenção é criar uma relação mais próxima com o público.

 A quarta-feira será dedicada ao jogo, com a #playmw onde será lançado um desafio ou uma caça ao tesouro, e, assim, o museu começará uma conversa com seu público online.

 

Na quinta-feira a intenção será celebrar a paz e a consciência LGBT com a #rainbowmw.

Sexta-feira será dia de explorar um novo território seja intelectual, artístico ou espacial com a #exploremw.

No fim de semana, sábado, a #photomw dará destaque para a beleza e o design e no último dia, domingo, a #friendsmw, vai fechar o evento celebrando a amizade e o amor universal.    

E assim, no mundo real e virtual, a Semana dos Museus, pretende despertar no público um novo olhar, de reflexão sobre a arte, as tradições e os espaços culturais.         

 

Sobre os convidados para o evento do MACS

Cláudia Porto é museóloga da Câmara dos Deputados, membro do Comitê para o Desenvolvimento de Coleções (Committe for Collecting – Comcol) do ICOM (International Council of Museuns), membro da diretoria do Comitê Brasileiro do ICOM, professora no curso de MBA em Gestão de Museus da Universidade Cândido Mendes, além de consultora de museus, desenvolvendo projetos digitais, planos museológicos e pesquisas. O outro convidado, Prof. Dr.Fellipe Abreu e Lima, é Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Esamc de Sorocaba, e Líder do Grupo de Pesquisa do Centro de Estudos da Trabalhística da Arquitetura e do Urbanismo. Por fim, representando o Macs, a Profa. Mestra Laura Mattos, coordenadora do Educativo do Museu. A professora é especialista em artes visuais e pós- graduada em Ciências pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Laura também é associada fundadora do MACS.

 

O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba está localizado na Avenida Dr. Afonso Vergueiro, 280, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.macs.org.br.    

APAE Sorocaba promove ‘Festa Julina’ beneficente com sistema drive-thr

Com o isolamento social, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Sorocaba encontro ma alternativa criativa para...

Leia Mais

Páscoa do Shopping Cidade Sorocaba tem oficinas e teatro on-line para toda família

Pensando em levar um pouco da doçura e ternura da Páscoa às famílias, o Shopping Cidade Sorocaba preparou uma...

Leia Mais

‘Revirada criativa’ tem palestras virtuais sobre temas diversos

Acontece até o próximo dia 7 a 1ª edição do evento “Revirada criativa”, com palestras virtuais. A...

Leia Mais