(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

MACS promove palestra sobre “O Belo e o Sublime” nesta sexta (28/4)

A sofrimento dos cidadãos do município basco de Guernica, em 1937, após um bombardeio alemão na Segunda Guerra Mundial, representado pelos traços cubistas de Pablo Picasso, é uma amostra de como a arte representa a realidade. Entender essa relação e aprofundar questionamentos que possam contribuir para o estudo e compreensão de uma obra de arte é uma das missões da palestra “O Belo e o Sublime”, promovida nesta sexta-feira (28/4), a partir das  18h, pelo Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), em seu Galpão.

Os palestrantes Juliana Vannucchi e Gabriel Casagrande, editora-chefe e integrante do site Acervo Filosófico, além da Rosângela Vig, artista plástica e professora de História da Arte, explicam que, independentemente do período, os artistas promovem questionamentos e suscitam opiniões por meio de suas obras, seja em esculturas, pinturas ou na arquitetura. “A obra de Picasso foi escolhida pelo fato de o quadro ser significativo para a História da Arte e sugerir, a partir de sua agressividade e poética, uma série de interpretações e reflexões, que também podem ser aplicadas nos dias de hoje”, contam.

O evento ainda busca despertar no público presente a necessidade de um aprendizado mais embasado das artes em geral, não somente pelas formas e cores, mas também pelo pensamento filosófico, códigos e mensagens deixados pelo artista. “Os principais pontos a serem discutidos são os conceitos de belo e sublime, embasados em Oscar Wilde, Immanuel Kant e Friedrich Schiller, com uma abordagem filosófica e histórica sobre as obras e o período”, comentam. 

A entrada para a palestra “O Belo e o Sublime” é gratuita, sem a necessidade de inscrição prévia. O Galpão do MACS está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 280, Centro, em Sorocaba (SP), ao lado da antiga Estação Ferroviária. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3233-1692.

“Sorocaba At Home” reúne músicos cristãos em prol da arrecadação de alimentos para famílias vulneráveis

Live acontece neste sábado, 2/5, a partir das 20h, pelo canal no YouTube: Sorocaba At Home. Em meio às dificuldades nascem grandes...

Leia Mais

Advogada de Sorocaba orienta sobre regras de trabalho home office em meio à pandemia

Dra. Fernanda Pereira da Silva falou ao Correio do Interior sobre as regras de modo de trabalho home office A pandemia do novo...

Leia Mais

Bazar Solidário MMartan da APAE Sorocaba acontece nos dias 15 e 16 de junho

Produtos da loja MMartan estarão com descontos de até 50%, parte da renda obtidas com as vendas será destinada à...

Leia Mais