(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Mamografia pode salvar 30% das mulheres diagnosticadas com câncer de mama

A detecção precoce do câncer de mama é um dos principais fatores para aumentar as chances de cura da doença, a mais comum entre as mulheres, acometendo quase 60 mil brasileiras, por ano, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Com a realização periódica do exame de mamografia, revela o mastologista do Hospital Evangélico de Sorocaba, Dr. Alexandre Vicente de Andrade, é possível prevenir em 30% os casos de óbito por este tipo de doença.

A mamografia, conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), tem a capacidade de encontrar os nódulos criados pelas células cancerígenas ainda nos estágios iniciais. O mamógrafo, equipamento utilizado para a realização do exame, comprime a mama para que a imagem gerada tenha maior sensibilidade e o médico tenha condições mais apuradas para analisar o exame. “Quando falamos em prevenção do câncer de mama, sabemos que pouco pode ser feito. Mas, muito pode ser feito para impedir os casos de morte pela doença. Embora o autoexame seja aconselhável, não há qualquer evidência científica de que sua prática seja efetiva em diminuir a mortalidade”, analisa o especialista.

O tratamento do câncer de mama, explica Dr. Vicente, é realizado em dois estágios, basicamente: o primeiro combate à doença, na região infectada pelos tumores e pode ser feito com radioterapia ou cirurgia. No segundo, os médicos previnem o processo de metástase, ou seja, a disseminação da doença em outros locais do organismo. O histórico familiar é um fator considerável para o aumento do risco do desenvolvimento da doença, informa o médico. “A presença de mulheres com câncer na família, principalmente em idade mais jovens, é um alerta. Outros fatores de risco estão relacionados ao histórico obstétrico, ginecológico e, principalmente, à obesidade”, elucida.

O mastologista explica, ainda, que, apesar de o câncer de mama poder ser fatal, a taxa de mortalidade pela doença não é das mais altas, assim como o câncer de pulmão, por exemplo, já que a maioria das mulheres é curada com o tratamento adequado. No entanto, a incidência da doença aumenta com o avanço da idade. “Com o passar dos anos, cresce a chance de acúmulo de mutações no genoma, que, em longo prazo, podem alterar a função celular, condição para o surgimento dos tumores malignos”, detalha.

 

O quadro sintomático do câncer de mama se manifesta, fundamentalmente, na aparição de nódulos, conta Dr. Vicente. Outras características podem ser: a retração da pele ou do mamilo; saída de líquido espontaneamente pelo mamilo ou nódulos na região da axila. “Quando não palpável, a doença pode se manifestar em exames radiológicos, como a mamografia. Por isto, a importância de realizar o exame constantemente”, adverte.

Humanização

A mamografia é um exame que causa certo desconforto. O tratamento do câncer, contudo, pode ser bastante invasivo, já que é comum as mulheres precisarem retirar a mama, devido ao desenvolvimento da doença. Por isto, o atendimento humanizado das pacientes tem ganhado cada vez mais relevância, já que todo o processo de cura tende a afetar também o psicológico.

O diretor-superintendente do Hospital Evangélico de Sorocaba, Marcello Burattini, relata que o hospital investe na capacitação das equipes envolvidas nesses procedimentos, para que consigam orientar a paciente e deixá-la confortável em relação ao exame, mantendo a filosofia de ser do hospital, que tem como alicerce o atendimento humanizado e a excelência na prestação dos serviços. “É um momento delicado, mas que, se conduzido do modo correto, ocasiona o bem-estar da paciente e, consequentemente, um exame mais adequado e assertivo”, finaliza o gestor.

“Sorocaba At Home” reúne músicos cristãos em prol da arrecadação de alimentos para famílias vulneráveis

Live acontece neste sábado, 2/5, a partir das 20h, pelo canal no YouTube: Sorocaba At Home. Em meio às dificuldades nascem grandes...

Leia Mais

Advogada de Sorocaba orienta sobre regras de trabalho home office em meio à pandemia

Dra. Fernanda Pereira da Silva falou ao Correio do Interior sobre as regras de modo de trabalho home office A pandemia do novo...

Leia Mais

Bazar Solidário MMartan da APAE Sorocaba acontece nos dias 15 e 16 de junho

Produtos da loja MMartan estarão com descontos de até 50%, parte da renda obtidas com as vendas será destinada à...

Leia Mais