Médicos neurologistas, ortopedistas e especialistas no tratamento da dor crônica se reuniram na quarta-feira (22/08), na Maison Bertin, em Sorocaba (SP), para debater sobre os benefícios terapêuticos da toxina botulínica. O encontro foi conduzido pela médica fisiatra Prof.ª Dra. Matilde Sposito, que é especialista em bloqueios neuroquímicos, reconhecida como autoridade mundial nas aplicações terapêuticas da substância e coordenadora do Setor de Reabilitação do novo Hospital Regional de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene”.
Durante o bate-papo os especialistas puderam trocar experiências e se atualizar nas últimas tendências terapêuticas. Embora popularizada para o tratamento estético de rugas e marcas de expressão, a toxina botulínica foi desenvolvida pela indústria farmacêutica para a terapêutica de problemas clínicos. “A toxina botulínica, popularmente chamada de Botox, é uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium Botulinum. O uso terapêutico da substância trata a espasticidade (aumento do estado de contração latente dos músculos-tônus), causada por sequelas de AVC, lesões cerebrais, paralisia cerebral, além dos distúrbios dos movimentos como distonias, tão comuns nas doenças que afetam o sistema nervoso central. Além dessas aplicações, a substância também traz benefícios no combate à enxaqueca crônica, hiperidrose (suor em excesso), bexiga neurogênica e hiperativa, estrabismo, bruxismo, dentre outros problemas”, exemplificou Dra. Matilde.
Participaram do encontro os médicos Dr. Bernardo da Silveira, especialista em dor crônica; Prof. Dr. Luiz Angelo Vieira, ortopedista especialista em cirurgia da mão; Dr. Ivo Gagliardi, ortopedista pediátrico; Dr. Danilo de Assis Pereira, neuropediatra; Dr. Paulo Diniz da Gama, neurologista; Dra. Nadia Vieira, neurologista e Dra. Paula Maria Preto, neuropediatra.
Prof.ª Dra. Matilde Sposito considerou positiva a participação dos especialistas no encontro. “É importante ampliar os conhecimentos e promover a troca de experiência entre especialistas de diferentes áreas da medicina sobre as técnicas de tratamento com a toxina botulínica, pois, dessa forma, mais pessoas podem ser beneficiadas com o tratamento. Acredito que os participantes do nosso encontro ficaram muito satisfeitos com essa interação”, concluiu.
Sobre a palestrante
Prof.ª Dra. Matilde Sposito é graduada pela Faculdade Bandeirante de Medicina e especialista em Medicina de Reabilitação pela New York University (NYU), nos EUA. Possui residência médica na Associação de Assistência à Criança Defeituosa (AACD), de São Paulo e é pós-graduada em medicina com o título de Doutora (mestrado e doutorado Stricto Senso) pela Escola Paulista de Medicina. Possui curso em pesquisas clínicas (Clinical Trials) pela Universidade de Harvard, nos EUA e também atua na área de consultoria, sendo assessora médica em neurociências, para o Brasil e a América Latina, do Grupo Medical Affairs da Allergan Produtos Farmacêuticos. Além disso, faz parte do grupo Mentors do Allergan Medical Institute, para estudos da espasticidade. Atualmente, também é coordenadora do Setor de Reabilitação do novo Hospital Regional de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene”.
Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...
Leia MaisSegundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...
Leia MaisChamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...
Leia Mais