(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Metodologia de ensino maker é um diferencial no processo de aprendizagem dos alunos

  • Escola Portal traz o “Projeto Maker” com espaço destinado a criações e desenvolvimento de projetos, além de cursos e oficinas

Atrelada ao conceito de “faça você mesmo”, a aprendizagem maker parte de uma metodologia ativa que une tecnologia e educação, fazendo com que os professores estimulem os alunos a buscarem soluções reais, valorizando a prática e a experimentação no processo de ensino-aprendizagem.

Escola Portal, entendendo as vantagens e o diferencial que esse tipo de ensino traz para a formação dos alunos, implementou o projeto Maker. “A ideia é que os professores motivem nossos alunos a realizarem atividades, das mais variadas, para que eles possam aprender e colocar em prática aquilo que está sendo trabalhado na disciplina, independentemente de qual for. Eles vão estar vendo a teoria na sala de aula e colocando a mão na massa, no nosso laboratório”, fala o professor Alexsandro Sunaga, responsável pelo projeto Maker na Escola Portal.

O laboratório leva o nome de “Portal Maker” e dispõe de diversas máquinas de fabricação digital, como impressora 3D, cortadora a laser, dispositivos de eletrônica básica, além de ferramentas de marcenaria que facilitam a criação e execução das invenções criativas dos alunos.

O espaço contribui para o desenvolvimento do caráter protagonista, incentiva a proatividade dos alunos e a relação em grupo, trabalhando não só o domínio do conteúdo acadêmico, mas também a habilidade de resolução de problemas. “Ao darmos autonomia para os alunos, que apresentam um poder de criatividade muito grande, podem escolher e criar, fazemos com que eles sejam mais proativos e essa proatividade será um diferencial enorme na vida adulta. Então, desde cedo, o jovem busca a melhora nos processos realizados, identificando e solucionando problemas”, explica Sunaga.

Somado a isso, o projeto Maker estabelece uma interdisciplinaridade entre diversas matérias, por meio das atividades propostas. “Apesar de termos ciências diferentes ensinadas para os alunos, o conhecimento no cotidiano não é segmentado e, para realizar determinadas tarefas, é necessário acumular certas habilidades. Então, é importante que as disciplinas dialoguem entre si, pois assim é possível expandir e aprofundar, cada vez mais, as discussões acerca do conhecimento”, aponta Ailton Luiz Camargo, professor de História da Escola Portal

De uma maneira lúdica e autônoma, todos os projetos desenvolvidos dentro do “Portal Maker” têm como propósito a aprendizagem, respeitando sempre as exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Um exemplo de projeto já realizado, que agregou muito para a ampliação e fixação do conhecimento, foi sobre as Grandes Navegações, no qual, em parceira com o professor de matemática da época, foi desenvolvido um mapa interativo que acendia luzes por onde os navegadores passaram e, na aula de matemática, eles desenvolveram as caravelas. Ou seja, de uma maneira diferente, colocando a mão na massa, eles puderam aprender sobre um assunto de extrema importância para os vestibulares”, exemplifica o professor de História.

Cursos e oficinas

O espaço tem a possibilidade de uso por todos os professores, mediante agendamento, e alunos dos diversos níveis de ensino da Escola Portal podem fazer uso. “Temos alunos desde o Infantil até o 9º ano do Fundamental II usando o espaço durante as aulas e outra vantagem do ambiente é a segurança, uma vez que todo processo sempre será supervisionado e auxiliado, se necessário, por um professor ou funcionário da escola”, aponta o responsável do projeto.

Caso os alunos desejem desenvolver suas habilidades extracurriculares, a Escola Portal disponibiliza cursos que envolvem, desde a parte básica, até a parte de eletrônica e programação avançada. Nesse sentido, o curso “Explorers” é voltado para os alunos do Fundamental I e o “Maker Lab”, para os alunos do Fundamental II.

Além disso, são ofertadas oficinas, dependendo do interesse dos alunos, de design 3D, edição e gravação de vídeos, corte a laser, programação, execução de jogos, dentre outras. Também são disponibilizados cursos de capacitação para os professores da Escola Portal, de modo que eles estejam, cada vez mais, preparados para a nova realidade dentro das salas de aula.

Uma educação de qualidade é feita a partir de metodologias desenvolvidas em conjunto com recursos propostos pelos próprios professores, a fim de melhorar o processo de aprendizagem, afirma o professor de História.  “A educação maker é uma das metodologias que oferta isso, pois é um ambiente de colaboração, de protagonismo e criatividade, valores que são trabalhados em nossa escola. Traz todos os ingredientes para você conseguir desenvolver uma aprendizagem com os seus alunos, independentemente da área que você leciona” finaliza o professor Ailton.

Mais informações sobre esse e outros diferenciais da Escola Portal podem ser encontradas pelo site: escolaportalsorocaba.com.br ou pelas redes sociais: Instagram (@escola.portal) e Facebook (/Escola.Portal).

A Escola Portal fica localizada na Rua Romeu do Nascimento, 777, no Jardim Portal da Colina, telefone: (15) 3331-7200.

Projeto “Camiseta do Bem” da Escola Portal, Reserva INK e Gerando Falcões promove solidariedade e estímulo à igualdade social

Projeto “Camiseta do Bem” da Escola Portal, Reserva INK e Gerando Falcões promove solidariedade e estímulo à...

Leia Mais

Atividades lúdicas potencializam Ensino Bilíngue

Atividades lúdicas potencializam Ensino Bilíngue Alunos da Escola Portal, de Sorocaba (SP), aprendem o novo idioma durante a...

Leia Mais

Programa “Estude no Azul” do Objetivo Sorocaba traz desconto de mais de 50% no curso pré-vestibular

Diante dos reflexos trazidos pela pandemia da COVID-19, escola promove ação social para ajudar na conquista do sonho de muitos...

Leia Mais