Micro e pequenos empresários de Sorocaba e região participaram de mais uma atividade do Núcleo Operacional Peiex (Projeto Extensão Industrial Exportadora) ESAMC Sorocaba, ligado à Apex (Agência de Promoção de Exportações do Brasil), que mantém convênio de parceria com a faculdade, promovendo incentivos às exportações, por meio de cursos, oficinas e atendimento, além de outras atividades gratuitas.
Realizado em parceria com o Banco do Brasil, o evento proporcionou uma oficina sobre os produtos financeiros disponíveis às empresas exportadoras, como explica Roberto Persicano Stephan, gerente de negócios internacionais do BB. “Nós, do Banco do Brasil e o Governo Federal acreditamos que um dos principais pilares para a sustentação da economia e seu direcionamento à saída da crise econômica é a exportação. Por isto, cabe a nós oferecer todas as ferramentas necessárias para que os empresários possam ter mais facilidade em exportar”, destacou, ao lado dos também representantes do banco, Fábio Luis Miwa, gerente-geral do escritório de negócios MPE e André Pontes, superintendente regional.
Na ocasião, Persicano também comentou que um dos principais desafios dos pequenos empreendedores é conseguir fabricar e enviar o produto ao cliente para, só depois de alguns meses, receber o pagamento, processo comum em exportações. “Para isso, temos produtos financeiros semelhantes a adiantamentos, onde o Banco do Brasil, após ter a certeza de que o pagamento será feito pelo comprador, adianta o valor ao vendedor, para que ele possa ter capital de giro para seu negócio”, detalhou.
O monitor extensionista do Núcleo Operacional Peiex ESAMC Sorocaba e docente da faculdade, Prof. Me. Angelo Pêpe Agulha, afirmou que a ação é importante para que os dirigentes e gestores tenham acesso a importantes informações sobre câmbio, além de produtos e serviços bancários disponibilizados aos exportadores. “Oferecemos acesso a recursos que são fundamentais para o desenvolvimento das empresas e de sua lucratividade, a partir das exportações”.
Ecidir Silvestre, conselheiro do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) Regional Sorocaba, igualmente frisou a importância da iniciativa para os empreendedores. “As grandes empresas já possuem ferramentas e conhecimento para realizar exportações. Já, os micro e pequenas precisam desse tipo de apoio”, concluiu.
O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio ao Micro e Pequeno Empresário) Sorocaba, o CIEE (Centro de Integração Escola-Empresa) e os Correios também participaram da oficina. “Somos parceiros da ESAMC Sorocaba neste importante projeto, que é o Peiex, prestando consultorias e capacitando o empresário a gerir melhor o seu negócio e, consequentemente, saber trabalhar melhor com exportações”, disse o representante do SEBRAE Sorocaba, Flávio Palma.
O empresário Paulo Romano Schincariol prestigiou o encontro e conta que o Peiex vem o ajudando no planejamento de sua internacionalização. “Fabricamos máquinas e equipamentos para processamento de frutas e verduras. Somos uma empresa nova, com seis anos de mercado e estamos elaborando nosso projeto de exportação, pois enxergamos uma boa oportunidade de mercado fora do país. E, para isto, contamos com o apoio do Peiex”, pontuou.
O Núcleo Operacional Peiex ESAMC Sorocaba é o único na Região Metropolitana de Sorocaba a apoiar as empresas com atividades e capacitações gratuitas de estímulo às exportações. Atualmente, já conta com 100 empresas inscritas, tendo como meta alcançar 200, além de promover o desenvolvimento de, pelo menos, 20% mais exportações na área industrial. “O empresário que se inscrever no projeto tem acesso gratuito a todas as oficinas e atividades de apoio às empresas”, destacou o professor Agulha.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (15) 99786-0269 e 3332-9854 ou na unidade Centro da ESAMC Sorocaba, que fica localizada na Rua da Penha, 1.181.
Live acontece neste sábado, 2/5, a partir das 20h, pelo canal no YouTube: Sorocaba At Home. Em meio às dificuldades nascem grandes...
Leia MaisDra. Fernanda Pereira da Silva falou ao Correio do Interior sobre as regras de modo de trabalho home office A pandemia do novo...
Leia MaisProdutos da loja MMartan estarão com descontos de até 50%, parte da renda obtidas com as vendas será destinada à...
Leia Mais