(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Mostra de Arquitetura Saint Patrick abre ao público dia 18

  • Estilo de viver em sinergia com a natureza é destaque da mostra, que reúne 30 projetos de renomados arquitetos; entrada é gratuita.

O público de Sorocaba e região poderá conferir, entre os dias 18 a 27 de agosto, uma seleção de 30 projetos arquitetônicos inovadores, assinados por time de consagrados arquitetos, que têm como ponto de partida o conceito de viver bem, integrando bom gosto, conforto, privacidade e qualidade de vida. 

Uma realização da Guarda Empreendimentos, com participação de Paulo Ruivo, a Mostra de Arquitetura Saint Patrick poderá ser visitada todos os dias, das 10h às 19h, localizada em um espaço ao lado da Portaria Raposo Tavares do Residencial Saint Patrick, no km 108 da Rodovia Raposo Tavares, antes do pedágio. A entrada é gratuita.  Grupos especiais, como de estudantes, devem realizar agendamento prévio.

O jeito de ser sustentável e em sintonia com a natureza, por meio do uso consciente dos recursos e de sua integração com o homem, é um dos destaques dos projetos que fazem parte da exposição. O emprego da iluminação natural e de soluções ambientalmente corretas está presente na maioria dos trabalhos exibidos.

O projeto dos arquitetos Priscila Yossano e Marcos Gonzales é um desses exemplos, que aproveita, ao máximo, a vista exuberante da mata situada à frente do terreno. Com bases fortes contemporâneas, por dentro e por fora, assume partidos na topografia existente e usufrui bem os limites de construção que a área oferece. “Foi planejado para uma família que gosta de receber, com os espaços internos interligados e exterior com estrutura completa de lazer, com piscina, spa, sauna e vestiário”, detalham.

Ricardo Bandeira e Márcia Leitão escolheram um terreno de esquina, com vista panorâmica para o residencial, facilidade de acesso e condições ideais de topografia e incidência do sol, onde apresentam um projeto moderno em 600 m² de área construída. A iluminação natural foi um dos pontos de partida para a construção, que desfruta da luz do sol durante todo o dia. “As quatro suítes no pavimento superior, com orientação Nordeste, tem predominância do sol da manhã. O setor de serviços, voltado para a lateral, desfruta do sol da tarde. O abrigo para quatro veículos localiza-se no pavimento inferior, junto ao acesso social, com privacidade e livre do sol da tarde”, contam. 

Um terreno situado no alto do condomínio, com vista privilegiada e incidência do sol, foi a opção da arquiteta Ana Andrézia para desenvolver seu projeto. A iluminação natural é prevalente em todos os ambientes, o telhado é embutido, com telhas termoacústicas, o sistema de energia é solar fotovoltaico e a água das chuvas é reaproveitada por meio de cisternas. “Trabalha o conceito de um projeto simples, sustentável e de fácil execução, com alvenarias em linha reta”, comenta.

O aproveitamento da iluminação natural é igualmente um dos pontos fortes do trabalho de Fabricio Peron Campanholi, que tem como característica principal a transparência. A residência de arquitetura contemporânea destaca-se por suas linhas retas e espaços totalmente interligados, somando 980 m² de área construída. “O projeto arquitetônico contou com integração de espaços, ventilação cruzada e diversos panos de vidro para compor o ambiente da casa, proporcionando fluidez e muita iluminação natural”, adianta.

30 projetos inovadores e um deles pode ser seu!

A iniciativa da realização da mostra surgiu da ideia de evidenciar o trabalho arquitetônico voltado para a finalidade funcional, que é morar bem, sem deixar de lado os aspectos conceituais, como: estética, design, tecnologia e a sustentabilidade.

A partir da data da exposição até fevereiro de 2018, na aquisição de um lote do Residencial Saint Patrick, o comprador ganha um dos projetos arquitetônicos apresentados na mostra de sua preferência. “É uma oportunidade única para conhecer o que existe de mais atual em arquitetura e ainda ganhar o projeto da casa dos seus sonhos!”, convida Paulo Ruivo.

Sorteio de um iPhone 7

Todos que visitarem a exposição ainda poderão concorrer a um iPhone 7. Basta preencher um cadastro durante a visita e aguardar. O sorteio será realizado no dia 27/8, último dia da mostra e será divulgado nas mídias do empreendimento.

Sobre o Residencial Saint Patrick

O Residencial Saint Patrick reúne 400 lotes amplos a partir de 1.000 m², em uma área privilegiada de 800 mil m², cercada pelo verde. O empreendimento possui duas entradas: uma pela Raposo Tavares e outra de conveniência, próximo aos principais serviços, pelo bairro Ipatinga, na região do Central Parque.  Oferece o que existe de mais avançado em tecnologia de infraestrutura, com um projeto de cabeamento elétrico e de comunicação subterrâneo que proporciona modernidade e resguarda a beleza natural, sem interferência de postes com fiação aparente.  O estudo urbanístico do loteamento contempla um paisagismo com exuberantes palmeiras canárias importadas e o trabalho de preservação da área verde de quase 200 mil m², que demandou um criterioso processo de monitoramento das condições e do comportamento do solo e da água, que durou cerca de dois anos. Espécies de árvores nativas e nascentes foram mantidas no local, que também contempla sistema de segurança, com monitoramento e controle de acesso 24 horas, rede de telefonia própria (FTTH), pistas de caminhada, lagos, bosques, pomares, espaços fitness interno e externo, quadras esportivas, playground e outros, totalizando 12 opções de lazer. 

Serviço:

Mostra de Arquitetura Saint Patrick

Quando: 18 a 27 de agosto de 2017

Onde: espaço ao lado da Portaria Raposo Tavares do Residencial Saint Patrick, localizado no km 108 da Rodovia Raposo Tavares, antes do pedágio.

Horário: todos os dias, das 10h às 19h

Entrada: gratuita

Arquitetos expositores:   

1112 Arquitetura e Design (Natália Moratta e Luciano Fonseca)

Ana Andrézia

André Ribeiro e Dante Cavassa Pimentel  

Angelo Dutra

Aquino Arquitetos (Rafael de Aquino e Michela de Aquino)

Cláudia Ferreira

CLM+Arquitetos (Fábio Laham)

Débora Belli

Delmino de Souza Junior

Eduardo Rodrigues

Estúdio Ikê (Eri Ramos)

Fabricio Campanholi

Flavia Chagas  

Galan e Machado de Araujo (André Galan e Adriana Machado de Araujo) 

Galpão Design (Julia Cossermelli e Beatriz Cordeiro)

Geraldo Caiuby e Fernanda Caiuby

Gustavo Simoneti e Cláudia Simoneti

Isabela Notaro

Manià Arquitetura (Leo Giacomo, Flavia Carpinter e Caio Oue)

Marcelo Navarro

Márcio Pedrico

Rafaela Lira     

Renato Souza

Ricardo Bandeira e Márcia Leitão

Rodrigo Latorre

Silvia Mora

studioRIO arquitetura+design (Larissa Soares e Rina Gallo)

Viviane Projetos (Andressa Alfonsi, Viviane Carvalho e Maria Augusta Temple)

Wender Vieira e Paula Félix

Yossano Gonzales Arquitetos Associados (Marcos Gonzales e Priscila Yossano)

Realização: Guarda Empreendimentos

 

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais