Cada vez mais populares, os suplementos alimentares são assunto recorrente nas conversas entre amigos adeptos de práticas esportivas. Muitos consomem os shakes que têm altos valores de calorias ou proteínas, para ganhar massa muscular e melhorar o desempenho nas atividades.
Mesmo com esses benefícios, o uso inadequado dos suplementos pode provocar problemas de saúde, o que cria diversas preocupações em quem consome esses produtos, por isso, a nutricionista esportiva do Centro Médico São José de Cerquilho, Daniela Cristiane Ferrari Denardi, respondeu às principais questões sobre o tema:
Suplementos alimentares são alimentos, normalmente em forma de pó, que costumam ser consumidos diluídos em shakes, com o objetivo de complementar a dieta em busca de benefícios e ganhos físicos, suprindo os nutrientes que o organismo precisa, sobretudo, no caso de atletas, que têm um alto gasto calórico e precisam de uma opção rápida e fácil de reposição.
Existem diversos tipos, para as mais variadas finalidades. Os mais comuns são: hipercalóricos, com valor energético alto, que contêm carboidratos e aminoácidos que o corpo não produz; proteicos, conhecidos por whey protein, à base de soro de leite, que possuem, aminoácidos que ajudam no ganho de massa muscular e termogênicos, que aumentam o metabolismo, acelerando a perda de gordura e a consequente redução de peso.
Os suplementos alimentares são utilizados em diversas situações. Algumas pessoas precisam repor fibras, outras precisam de proteínas ou carboidratos. Cada necessidade dispõe de um tipo de suplemento específico, dentre uma infinidade de opções existentes. Por isso, embora a comercialização seja livre, é importante ter a recomendação de um nutricionista, que indicará o produto ideal, assim como a dosagem correta.
Os riscos vão, desde a não obtenção dos resultados esperados, até prejuízos à saúde, como doenças renais ou no fígado ou, ainda, ganho de gordura, no lugar de massa muscular, o que reforça a necessidade de consumir suplementos apenas com orientação profissional.
Mulheres grávidas, pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, que sofrem com doenças renais ou no fígado ou, ainda, que estejam fazendo uso de medicamentos devem evitar consumir suplementos alimentares, sob o risco de sofrerem complicações de saúde. O recomendado é sempre procurar um médico e um nutricionista, antes de iniciar o uso de qualquer substância.
Fonte: Nutricionista Daniela Cristiane Ferrari Denardi
O Centro Médico São José de Cerquilho está localizado na Avenida Presidente Washington Luiz, 392, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3288-4848, pelo site: www.centromedicosaojose.com.br ou pelo Facebook: www.facebook.com/centromedicosaojose.
Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...
Leia MaisSegundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...
Leia MaisChamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...
Leia Mais