(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Óleos essenciais: tratamento natural com propriedades medicinais

Especialista Kelly Cristina explica que os óleos essenciais possuem grau terapêutico, que ajuda no combate à diversos tipos de dores, a dormir melhor, no controle da ansiedade, dentre outros benefícios, além de também poder ser utilizado no preparo dos alimentos.

Se você já sentiu o perfume de uma rosa, também já experimentou um pouco das qualidades aromáticas dos óleos essenciais. Produzidos naturalmente pelas plantas, para protegê-las contra o ataque de parasitas e doenças, esses óleos atuam na fertilização, polinização e proteção contra a radiação solar. São encontrados nas sementes, cascas, caules, raízes, flores e em demais partes de defesa das plantas.

Os óleos essenciais, considerados a “alma” da planta, dão a ela aromas distintos, além de protegê-la e auxiliá-la a desempenhar um papel importante na polinização.

Além dos benefícios intrínsecos às plantas e sua doce fragrância, os óleos essenciais têm sido usados, há muito tempo, na preparação de alimentos, tratamentos de beleza e cuidados com o bem-estar. A composição desses óleos é complexa, podendo conter mais de 300 compostos químicos, com propriedades terapêuticas específicas, o que os torna excelentes aliados também no tratamento de enfermidades. 

Extremamente puros, os óleos essenciais podem ser usados para uma ampla gama de aplicações para a saúde emocional e física, podendo ser administrado sozinho ou em misturas diversas, dependendo da experiência do usuário e do benefício desejado. Adeptos da medicina alternativa utilizam vários óleos essenciais e, cada um deles, tem uma aplicação específica, sempre com ótimos resultados. Apesar do termo “óleo”, eles não são necessariamente gordurosos. Tratam-se de líquidos voláteis denominados como óleos por se solubilizarem em fase oleosa, e não em água.

Segundo a profissional da área da saúde Kelly Cristina, os óleos essenciais da dōTerra, marca norte-americana líder no segmento, possuem grau terapêutico que ajuda na melhora de diversos tipos de dores, a dormir melhor, no controle da ansiedade, dentre outros benefícios. “A maioria dos problemas físicos tem origem emocional. Os óleos também trabalham na raiz desses problemas. Como eles são quimicamente complexos e completos, contendo substâncias fitoativas que possuem ação terapêutica no organismo, acabam, muitas vezes, resolvendo as patologias. É como se passasse um scanner no organismo, verificando onde estão os problemas e os óleos essenciais, com suas propriedades, vão preenchendo essas lacunas e garantindo bem-estar, trazendo mais saúde, disposição, confiança, otimismo e felicidade”, detalha.

Kelly ainda conta que os óleos da dōTerra não possuem nenhuma substância sintética em sua composição. “A marca possui o certificado de pureza CPTG (Certified Pure Therapeutic Grade), garantindo sua pureza e assegurando a real eficácia no tratamento”.

Antes de apostar nos óleos essenciais como negócio, Kelly iniciou um tratamento com o filho, Leonardo. Ele utilizou, dentre outros, o Citrus Bliss, óleo essencial à base de laranja-lima, limão siciliano, toranja, mandarina, bergamota, tangerina e clementina com um leve toque de baunilha absoluta, que tem como finalidade regular o humor, trazendo sentimentos de alegria, felicidade e animação.

Óleos essenciais são grandes aliados da alimentação saudável

Mais comumente utilizados no auxílio das questões emocionais, os óleos essenciais também são grandes aliados na cozinha. “ Os óleos essenciais podem ser utilizados na finalização de receitas oferecendo mais sabor, aroma e muitas propriedades de bem-estar físico e emocional”, conta Kelly. 

A forma de utilização pode ser na substituição de temperos, como o óleo essencial de manjericão, por exemplo e deve ser feita na comida em temperatura morna ou fria, pois os óleos são muito sensíveis ao calor. Mas muito além da aromatização, o uso também influencia nas propriedades do alimento, segundo Kelly. "Eu não penso apenas no aroma mais gostoso que eu vou adicionar, mas, sim, em adicionar o efeito terapêutico deles no alimento, afim de otimizá-lo no organismo". 

Os óleos essenciais podem ser diluídos em azeite, vinagre, óleo vegetal, manteiga e caldas. Contudo, a profissional da área da saúde alerta que os óleos são extremamente concentrados, contendo o equivalente a 30gr da erva de origem, por gota. “Por isso, devem ser utilizados com cautela, para não comprometer a receita ao exagerar na dose. Dependendo do óleo essencial, utiliza-se menos de uma gota, como é o caso do orégano, por exemplo. Neste caso, muitas vezes é suficiente molhar um palito apenas para aromatizar a receita”, orienta.

Se você nunca utilizou ou sabe pouco a respeito desse poderoso aliado natural, selecionamos cinco óleos essenciais da dōTerra, que fazem muito bem à saúde. Confira:

On Guard

À base de laranja, cravo-da-índia, canela, eucalipto e alecrim, esse blend traz a sinergia da proteção. A mistura fornece uma alternativa natural e eficaz para o suporte imunológico.

Deep Blue

Esse blend para combater a dor é uma mistura de Wintergreen (gualteria), cânfora, hortelã-pimenta, ylang-ylang, helichrysum (immortelle-sempre-viva), tanásia azul, camomila azul e osmanthus. Formulados para acalmar e arrefecer, esses óleos para os músculos e juntas servem como uma mistura enriquecedora para uma massagem depois de um longo dia, ou um treino intenso.

Breathe

Folha de louro, eucalipto, hortelã-pimenta, melaleuca, limão, ravensara e cardamomo são as plantas utilizadas na composição desse óleo essencial que auxilia no desconforto respiratório. Essa mistura mantém as vias aéreas e a respiração mais fácil, minimizando os efeitos de ameaças sazonais.

Serenity

À base de lavanda, cedro, ho wood, ylang-ylang, manjerona, camomila romana, vetiver, baunilha e sândalo havaiano, possui a função de acalmar e relaxar. O blend combina óleos essenciais conhecidos por sua capacidade de diminuir os sentimentos de tensão e acalmar emoções, além de apoiar um sono repousante, quando usado no difusor.

Copaiba

Importante planta de origem brasileira. Dentre seus benefícios, estão as ações: anti-inflamatória, analgésica e cicatrizante. Considerada uma árvore medicinal na região da Amazônia, o óleo extraído de sua casca é amplamente usado na cultura indígena e local. Os índios amazônicos espalhavam o óleo pelo corpo, após os combates, para curar os ferimentos.

Para mais informações, acesse: Instagram: @kelly_bemestar e YouTube: Kelly Bem Estar.

 

APAE Sorocaba promove ‘Festa Julina’ beneficente com sistema drive-thr

Com o isolamento social, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Sorocaba encontro ma alternativa criativa para...

Leia Mais

Páscoa do Shopping Cidade Sorocaba tem oficinas e teatro on-line para toda família

Pensando em levar um pouco da doçura e ternura da Páscoa às famílias, o Shopping Cidade Sorocaba preparou uma...

Leia Mais

‘Revirada criativa’ tem palestras virtuais sobre temas diversos

Acontece até o próximo dia 7 a 1ª edição do evento “Revirada criativa”, com palestras virtuais. A...

Leia Mais