(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Pessoas em situação de rua são abordadas em novas etapas da “Operação Dignidade”

Investidas aconteceram nos dias 5 e 7/12 e contaram com o apoio do SOS Sorocaba, da Secretaria da Igualdade e Assistência Social, da Secretaria da Saúde, das Polícias Militar e Civil e da Guarda Civil Municipal.

Duas novas etapas da “Operação Dignidade” aconteceram nas noites dos dias 5 e 7/12, dessa vez envolvendo as regiões da Praça da Igreja São José do Cerrado, proximidades da Rodoviária, da Rua Barão de Tatuí, da Av. Luiz Mendes de Almeida, do Centro Esportivo do Central Parque, da Rua Marquês de Itu e do Mosteiro São Bento, todos pontos localizados na cidade de Sorocaba (SP).  

A ação está em andamento desde março deste ano e faz parte do programa “Não dê esmola. Dê dignidade!”, uma parceria da Secretaria da Igualdade e Assistência Social (SIAS) com o Serviços Obras Sociais (SOS) Sorocaba, que tem como objetivo encaminhar para a rede socioassistencial do município e reinserir na sociedade as pessoas em situação de rua, assim como desestimular os vendedores e pedintes nos semáforos da cidade. O programa também conta com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SIES), Secretaria de Conservação, Serviços e Obras (SERPO) e Secretaria da Segurança e Defesa Civil (SESDEC), além das Polícias Militar e Civil e da Guarda Civil Municipal (GCM).

No dia 5/12, as duas equipes de abordagem social dirigiram-se à Praça da Igreja São José do Cerrado, onde realizaram a abordagem e o cadastramento de oito pessoas, porém, ninguém aceitou o encaminhamento para os serviços do SOS Sorocaba. Após, seguiram para as proximidades da Rodoviária, quando identificaram quatro pessoas, que utilizavam o espaço para uso de drogas e, contudo, igualmente não aceitaram auxílio. Após, deslocaram-se para a Rua Barão de Tatuí (ao lado das torres de alta tensão), onde abordaram quatro pessoas e três, aceitaram ser conduzidas aos serviços de atendimento do SOS Sorocaba.

Já, no dia 7/12, as duas equipes se dirigiram para a Av. Luiz Mendes de Almeida, onde foi localizada uma tenda montada próximo à entrada do Condomínio Villa dos Inglezes, porém, sem ninguém no local, bem como no espaço do Centro Esportivo do Central Parque, onde também não foi identificada nenhuma pessoa em situação de rua. As equipes, então, foram para a Rua Marquês de Itu, no Barcelona, quando abordaram sete pessoas que aguardavam a distribuição de marmitas (que acontece a partir das 21h), ninguém quis ser encaminhado ao SOS Sorocaba, pois alegaram ter lugar para pernoitar. Em seguida, seguiram ao Mosteiro São Bento e, lá, identificaram três pessoas que não aceitaram ir ao SOS Sorocaba, pois afirmaram que não permaneceriam no local.

No total, 26 pessoas em situação de rua foram abordadas pelas novas investidas da “Operação Dignidade”, sendo que, apenas quatro, aceitaram fazer uso do serviço socioassistencial oferecido pelo SOS Sorocaba e outras três disseram que, a partir do dia 10/12, iriam utilizar os serviços da instituição. Ainda, 10 pessoas aferiram a pressão e realizaram exames de sangue para avaliar sinais do diabetes.

Campanha de conscientização à população

Para conscientizar a população sobre a importância de não dar esmola à pessoa em situação de rua, assim como não comprar produtos de vendedores nos semáforos, o SOS e a SIAS também lançaram a campanha de comunicação “Não dê esmola. Dê dignidade!”, que tem ampla divulgação em ônibus, televisões, rádios e outros veículos na cidade. “Paralelamente às ações da ‘Operação Dignidade’, é realizada uma campanha de conscientização para que a população não dê esmola ou compre produtos oferecidos nos semáforos, o que só faz estimular essas pessoas a permanecerem nas ruas e, mais grave ainda, ajuda a sustentar o vício daqueles que usam drogas”, pontuam João Antonio Gabriel, presidente do SOS Sorocaba e Vanderlei da Silva, gerente da entidade.

Quem deseja ajudar uma pessoa em situação de rua pode contribuir com o próprio SOS, que abriga 80 atendidos, em média, por noite, em esquema temporário de dormitório e café da manhã, além de manter diferentes projetos de recolocação dessas pessoas no mercado de trabalho. O auxílio pode acontecer de várias formas: por meio de doações de alimentos, produtos de limpeza ou itens de higiene, de colaborações com recursos financeiros via PagSeguro, do trabalho voluntário ou da destinação à entidade de parte do ICMS pago nos cupons fiscais de compras. Saiba mais em: http://www.sossorocaba.org.br/br/como-ajudar

APAE Sorocaba promove ‘Festa Julina’ beneficente com sistema drive-thr

Com o isolamento social, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Sorocaba encontro ma alternativa criativa para...

Leia Mais

Páscoa do Shopping Cidade Sorocaba tem oficinas e teatro on-line para toda família

Pensando em levar um pouco da doçura e ternura da Páscoa às famílias, o Shopping Cidade Sorocaba preparou uma...

Leia Mais

‘Revirada criativa’ tem palestras virtuais sobre temas diversos

Acontece até o próximo dia 7 a 1ª edição do evento “Revirada criativa”, com palestras virtuais. A...

Leia Mais