(15) 3413-6325 / (15) 3413-6312 | contato@qnoticia.com.br
Blog

Por que é importante ir periodicamente ao pediatra?

  • Especialista explica a necessidade de visitar o médico, da infância à adolescência, mesmo que seu filho não esteja doente.

Se o seu filho iniciou as atividades escolares antes dos dois anos de idade, você deve ter vivenciado uma série de doenças frequentes contraídas por ele. Caso a criança tenha sido levada ao pronto atendimento somente durante as crises, teve o problema imediato tratado, mas pode ter perdido a chance de identificar e cuidar do que realmente causou a frequência dessas doenças, que vão desde alergias ou anemia até uma deficiência da imunidade.

Isso também atrasa a observação das repercussões dessas doenças no crescimento e desenvolvimento da criança. “É nessa hora que as avaliações periódicas pelo pediatra em consultório fazem a diferença. O pediatra do seu filho tem a condição de observar quantas vezes ele apresentou infecções, quais as características, fatores associados e resposta aos tratamentos. Com esses dados, pode-se traçar um plano de tratamento e prevenção”, explica a pediatra especialista em alergia e imunologia da Ápice Medicina Integrada, Dra. Luciana Ribeiro.

Segundo a médica, parte das famílias costuma buscar atendimento médico somente em caso de doença, geralmente em hospitais, o que por vezes pode acabar prejudicando a qualidade de vida das crianças. “O pronto atendimento tem por função avaliar e tratar a doença aguda, mas não há como acompanhar o histórico de saúde da criança”, adverte.

Toda criança passa por grandes mudanças ao longo de sua infância e adolescência. Acompanhar o crescimento e o desenvolvimento desde os primeiros dias também pode prevenir doenças causadas por hábitos alimentares e de sono inadequados e levar ao diagnóstico precoce de algumas patologias que, se tratadas desde o início e adequadamente, não resultam em complicações. “Escolher o pediatra e estabelecer um vínculo de confiança é essencial para esse acompanhamento”, comenta.

Dra. Luciana relata que, ao iniciar o tratamento para doenças como, por exemplo, anemia, rinite e asma, é muito importante retornar ao consultório para reavaliações, mesmo que a criança esteja bem. “Todos os tratamentos têm um planejamento de tempo de uso de medicações, aumento ou diminuição de doses, sempre baseados na resposta ao tratamento ou mudança dos medicamentos, caso a resposta seja inadequada. É muito comum que, com a melhora dos sintomas, a família pare os medicamentos antes do tempo necessário e somente retorne ao pediatra para reavaliação quando a criança volta a piorar, fazendo com que o tratamento não tenha sucesso”, diz.

Até os quatro anos de idade, as consultas de rotina devem ser frequentes, por ser um período de crescimento acelerado e de aquisição intensa de competências e hábitos. Depois dessa idade, crianças saudáveis necessitam de avaliações anuais até o final da sua adolescência, finaliza a especialista.

A Ápice Medicina Integrada fica na Rua Eulália Silva, 214, no Jardim Faculdade, em Sorocaba (SP). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3229-0202, pelo site: apice.med.br ou pelo Facebook: facebook.com/apicemedicinasorocaba

Cirurgia facial ou harmonização? Cirurgião especialista explica as diferenças e funções de cada procedimento

Resultados e aplicações: entenda o que muda em cada método. Nos últimos anos, muito se ouviu sobre a...

Leia Mais

Como saber a hora certa para usar aparelhos auditivos

Segundo a OMS, 2,5 bilhões de pessoas sofrerão com algum grau de perda auditiva até 2050. A perda auditiva é uma...

Leia Mais

Vai para a praia? Contato com a água pode causar inflamações nos ouvidos; veja como se prevenir

Chamada de otite de verão, infecção no ouvido pode causar incômodos e também pode acontecer em contato com piscinas...

Leia Mais